Vitória de Setúbal corta relações com o Sporting

José Sena Goulão / Lusa

O presidente eleito do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas

O presidente do Vitória de Setúbal anunciou, no sábado, o corte institucional de relações com o Sporting, depois de acusar o homólogo leonino de ter tido um comportamento provocatório no estádio do Bonfim.

“A partir de hoje, enquanto este presidente lá estiver, não mantemos relações institucionais com o Sporting. Frederico Varandas envergonha o futebol e a instituição Sporting”, disse Vítor Hugo Valente, que apareceu na sala de imprensa no final do jogo, que terminou com um triunfo do Sporting por 1-3.

Vítor Hugo Valente afirmou que “o presidente do Sporting foi provocador”, tendo ainda acusado o líder leonino de “prepotência”, por ter colocado em causa as alegações do clube do Bonfim para pedir o adiamento do jogo.

Para o presidente do Vitória de Setúbal, o Sporting só se preocupou em ganhar os três pontos e não teve em consideração as razões invocadas pelo Vitória de Setúbal.

“A atitude do Sporting e do seu presidente, em vir ganhar três pontinhos contra estes jogadores, não é digna do futebol. Estes jogadores fizeram de tudo e tememos pelas condições deles para o próximo jogo”, disse.

O dirigente foi ainda mais longe: “Como se isto não bastasse, a atitude prepotente, de má educação do senhor presidente do Sporting, que se apresentou no camarote com uma atitude provocadora, que me fez dizer-lhe na cara tudo o que tinha de ouvir”.

“Se me tocas, arranco-te a cabeça”

Segundo o jornal Record, o diretor financeiro dos sadinos, Carlos Sousa, tentou entrar em diálogo com Varandas e, quando o jogo terminou, terá mesmo tentado chegar a vias de facto com o presidente do Sporting.

“Estás a olhar para mim? Estiveste no Afeganistão, mas não tenho medo!”, desafiou o dirigente do Vitória, que se terá aproximado do líder leonino, em atitude ameaçadora. “Se me tocas, arranco-te a cabeça!”, reagiu então Varandas.

De acordo com informações recolhidas pelo mesmo jornal, o coordenador de delegados da Liga, Reinaldo Teixeira, terá assistido de perto ao incidente, que não teve outras consequências porque elementos da polícia e outros espetadores acalmaram os ânimos. Tendo em conta o seu testemunho próximo, o caso poderá vir a ser referido no relatório dos delegados da Liga.

Em comunicado, o Sporting lamentou “o ambiente criado pelo presidente do Vitória Futebol Clube desde a entrada na tribuna do presidente Frederico Varandas”, referindo-se a um “ambiente de provocação constante, de insultos e impropérios“.

O clube de Alvalade admitiu que “só não avança para o corte de relações institucionais por respeito ao clube e à sua história e porque tem a expectativa que as pessoas que dirigem este clube deixem de representar o Vitória Futebol Clube até ao final do mês”.

As eleições para os órgãos sociais do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023 vão realizar-se no próximo dia 17 de janeiro.

Os sadinos tinham solicitado o adiamento do jogo devido a um surto de gripe e a uma virose que afetou vários jogadores, mas o Sporting impôs como condição a realização de uma junta médica, com médicos indicados pelo Sporting, pelo Vitória de Setúbal e pela Liga de clubes. A proposta foi recusada pelo clube de Setúbal e o jogo, tal como previsto, realizou-se no sábado à noite no Bonfim.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …