Vitória de Setúbal corta relações com o Sporting

José Sena Goulão / Lusa

O presidente eleito do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas

O presidente do Vitória de Setúbal anunciou, no sábado, o corte institucional de relações com o Sporting, depois de acusar o homólogo leonino de ter tido um comportamento provocatório no estádio do Bonfim.

“A partir de hoje, enquanto este presidente lá estiver, não mantemos relações institucionais com o Sporting. Frederico Varandas envergonha o futebol e a instituição Sporting”, disse Vítor Hugo Valente, que apareceu na sala de imprensa no final do jogo, que terminou com um triunfo do Sporting por 1-3.

Vítor Hugo Valente afirmou que “o presidente do Sporting foi provocador”, tendo ainda acusado o líder leonino de “prepotência”, por ter colocado em causa as alegações do clube do Bonfim para pedir o adiamento do jogo.

Para o presidente do Vitória de Setúbal, o Sporting só se preocupou em ganhar os três pontos e não teve em consideração as razões invocadas pelo Vitória de Setúbal.

“A atitude do Sporting e do seu presidente, em vir ganhar três pontinhos contra estes jogadores, não é digna do futebol. Estes jogadores fizeram de tudo e tememos pelas condições deles para o próximo jogo”, disse.

O dirigente foi ainda mais longe: “Como se isto não bastasse, a atitude prepotente, de má educação do senhor presidente do Sporting, que se apresentou no camarote com uma atitude provocadora, que me fez dizer-lhe na cara tudo o que tinha de ouvir”.

“Se me tocas, arranco-te a cabeça”

Segundo o jornal Record, o diretor financeiro dos sadinos, Carlos Sousa, tentou entrar em diálogo com Varandas e, quando o jogo terminou, terá mesmo tentado chegar a vias de facto com o presidente do Sporting.

“Estás a olhar para mim? Estiveste no Afeganistão, mas não tenho medo!”, desafiou o dirigente do Vitória, que se terá aproximado do líder leonino, em atitude ameaçadora. “Se me tocas, arranco-te a cabeça!”, reagiu então Varandas.

De acordo com informações recolhidas pelo mesmo jornal, o coordenador de delegados da Liga, Reinaldo Teixeira, terá assistido de perto ao incidente, que não teve outras consequências porque elementos da polícia e outros espetadores acalmaram os ânimos. Tendo em conta o seu testemunho próximo, o caso poderá vir a ser referido no relatório dos delegados da Liga.

Em comunicado, o Sporting lamentou “o ambiente criado pelo presidente do Vitória Futebol Clube desde a entrada na tribuna do presidente Frederico Varandas”, referindo-se a um “ambiente de provocação constante, de insultos e impropérios“.

O clube de Alvalade admitiu que “só não avança para o corte de relações institucionais por respeito ao clube e à sua história e porque tem a expectativa que as pessoas que dirigem este clube deixem de representar o Vitória Futebol Clube até ao final do mês”.

As eleições para os órgãos sociais do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023 vão realizar-se no próximo dia 17 de janeiro.

Os sadinos tinham solicitado o adiamento do jogo devido a um surto de gripe e a uma virose que afetou vários jogadores, mas o Sporting impôs como condição a realização de uma junta médica, com médicos indicados pelo Sporting, pelo Vitória de Setúbal e pela Liga de clubes. A proposta foi recusada pelo clube de Setúbal e o jogo, tal como previsto, realizou-se no sábado à noite no Bonfim.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.