Vitória FC 1-3 Sporting | Bruno evita gripe leonina

O Sporting foi ao Bonfim vencer o Vitória de Setúbal por 3-1, num jogo marcado pelas dificuldades sadinas na sequência do surto gripal que afectou o seu plantel.

Perante um anfitrião desfalcado, mas com um espírito de luta inatacável, o triunfo leonino acabou por ser natural, mas foi tudo menos fácil.

A ganhar 2-0 ao intervalo, os homens de Alvalade deixaram o Vitória reduzir, apanharam alguns sustos, mas confirmaram os três pontos já nos descontos. Nota para o amarelo que tira Sebastián Coates da recepção ao Benfica e para a lesão de Luciano Vietto, que obrigou à saída do argentino.

O jogo explicado em números

  • Os sadinos deixaram de fora 12 dos habituais convocados para os jogos na Liga NOS, devido aos casos de gripe, sendo obrigados a muitas alterações em todos os sectores. Aliás, no banco começaram somente cinco jogadores, em vez dos sete que as equipas costumam apresentar.
  • Ainda assim, o “leão” não encontrou facilidades. Ao primeiro quarto-de-hora, registava 59% de posse de bola, 88% de eficácia de passe, mas somente um remate (desenquadrado), contra dois dos homens da casa (também ineficazes). Aliás, as duas equipas registavam apenas uma acção com bola cada nas áreas contrárias.
  • Mas a superioridade leonina começou a acentuar-se e, aos 27 minutos, o Sporting chegou à vantagem. Cruzamento da direita de Ristovski e João Meira, infeliz, desviou para a sua própria baliza.
  • A meia-hora apresentou-nos um retrato já consistente do jogo. O Sporting dominava com 61% de posse, três remates e nenhum enquadrado, apesar da vantagem. Mas aos 33 minutos o árbitro assinalou falta de Pirri sobre Bruno Fernandes na grande área e o respectivo penálti. O capitão leonino não desperdiçou. Tudo fácil para o Sporting.
  • E assim se atingiu o intervalo. O Sporting esteve sempre por cima de um jogo que esteve longe de bem jogado, e que mostrou um Vitória desfalcado, fragilizado, mas com um grande espírito de luta.
  • Um autogolo de João Meira e um tento de Bruno Fernandes iam dando colorido ao marcador. O melhor em campo nesta fase era o capitão leonino, com um GoalPoint Rating de 7.6, um golo marcado em dois remates, dois passes para finalização e cinco recuperações de posse, o máximo no relvado do Bonfim.
  • O Sporting reentrou na partida a dominar e a controlar em absoluto as operações, impedindo o Vitória de realizar transições ofensivas. Os “leões” registavam 60% de posse no segundo tempo, à passagem da hora de jogo, bem como três remates, um enquadrado, contra um disparo contrário.
  • Nesta altura, os homens da casa não tinham qualquer acção com bola na área leonina, mas os lisboetas também só registavam três, dado o recuo vitoriano. O jogo ameaçava adormecer, perante algum excesso de confiança do Sporting, mas Carlinhos tratou de o acordar.
  • Aos 63 minutos, o médio arranjou um pontapé fulminante de fora da área e Luís Maximiano não conseguiu mais do que tocar levemente na bola, com esta a entrar na sua baliza. No primeiro remate enquadrado dos sadinos (em seis), aqui estava o golo.
  • Entretanto, o Sporting perdeu Luciano Vietto, por lesão, e Sebastián Coates viu o cartão amarelo, o quinto, que o coloca de fora do dérbi da próxima sexta-feira com o Benfica. E aos 74, Guedes cabeceou ao ferro, perdendo a possibilidade de empate. O jogo começava a correr mal aos “leões”.
  • Nesta fase os sadinos apresentavam já 43% de posse de bola e os mesmos cinco remates do Sporting no segundo tempo, mas menos um enquadrado (1-2). Apenas Bruno Fernandes mostrava qualidade extra no relvado do Bonfim – um rating de 8.1 -, com destaque, mais uma vez, para o espírito de luta dos da casa.
  • O Sporting teve de colocar-se em sentido perante a reacção contrária, arriscando menos para evitar dar espaços e possibilidades de empate para o seu adversário, conseguindo, assim, surgir com mais espaço na defensiva contrária. Foi desta forma que Bruno Fernandes (95′) fez o 3-1, sozinho perante Milton Raphael.

Eduardo Costa / Lusa

O melhor em campo GoalPoint

Mais uma brilhante exibição de Bruno Fernandes. As dificuldades que o Vitória sentiu na partida, devido aos problemas de saúde dos seus jogadores, não retiram mérito ao capitão leonino, dado que os sadinos deram muita luta ao Sporting.

O médio foi de longe o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 9.2, fruto de dois golos, quatro remates (dois enquadrados), três passes para finalização, 97 acções com bola (máximo da partida), e ainda dois dribles completos, 9 recuperações de posse e quatro desarmes.

Jogadores em foco

  • Carlinhos 6.6 – O brasileiro do Vitória registou o segundo rating mais elevado da partida. O grande golo que marcou, de fora da área, contribui decisivamente para esse facto, mas o médio completou ainda 88% de passes, teve sucesso em sete de nove passes longos, completou três de seis tentativas de drible e somou dez recuperações de posse.
  • Cristian Borja 6.5 – Bom jogo do lateral-esquerdo, a conduzir muitos ataques do Sporting pelo seu flanco. O colombiano fez um passes para finalização, concluiu 41 de 46 entregas, completou três de cinco tentativas de drible e fez três desarmes.
  • Sebastián Coates 6.4 – O uruguaio estava a fazer um bom jogo, quando viu cartão amarelo, o quinto na Liga, que o atira para fora do dérbi de sexta-feira com o Benfica. Tirando esse facto marcante pela negativa, o central registou 92% de eficácia de passe, somou 13 passes progressivos eficazes, dois dribles certos e fez cinco alívios.
  • Leandro Vilela 6.0 – O médio brasileiro realizou apenas o segundo jogo pelos sadinos esta época, mas aproveitou esse facto para fazer a assistência para o golo de Carlinhos, terminando com dois passes para finalização e seis desarmes, o máximo do jogo.
  • Rodrigo Battaglia 5.9 – Após o calvário devido à grave lesão no joelho, o argentino jogou os 90 minutos e cumpriu, sem deslumbrar. Uma eficácia de passe de 92%, oito recuperações de posse e três desarmes foram os principais números do “trinco”.
  • Luciano Vietto 5.8 – O argentino saiu lesionado, lançando a preocupação nos adeptos quanto à sua utilização no dérbi com o Benfica. Até lá esteve discreto, com três remates, dois deles enquadrados, um passe para finalização e pouco mais.

Resumo

// Goal

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …