Vitória de Guimarães vence Sporting e sobe a segundo da I Liga

vitoriasc_oficial / Instagram

-

O Vitória de Guimarães, com uma grande exibição, bateu hoje o pior Sporting da temporada por 3-0, na nona jornada da Primeira Liga, num jogo que confirmou o seu excelente início de campeonato.

Os números, que podiam ter sido ainda mais “gordos”, só são surpreendentes para quem não viu o jogo, porque espelham totalmente a superioridade inequívoca dos minhotos sobre um Sporting que foi uma autêntica sombra do que já mostrou esta temporada e não criaram uma única situação clara de golo em toda a partida.

O defesa central João Afonso, que época passada jogava no Benfica de Castelo Branco, no terceiro escalão do futebol português, foi decisivo a defender, tendo sido uma “parede” intransponível para os avançados “leoninos”, e a atacar, assistindo no primeiro golo de Bouba e marcando o segundo.

André, na conversão de uma grande penalidade já na parte final do encontro, elevou o marcador, mas já antes o Vitória desperdiçara outras ocasiões para marcar.

Foi um péssimo teste do Sporting, que fica a seis pontos do líder Benfica, nas vésperas de receber o Shalke04 na Liga dos Campeões: “desligado”, sem chama e sem intensidade suficiente para um Vitória “vintage”.

Os primeiros minutos ficaram marcados por algum equilíbrio, mas, aos 15 minutos, o Vitória inaugurou o marcador, com Bouba, de cabeça, a confirmar na linha de golo um cabeceamento de João Afonso, após um cruzamento de Hernâni na sequência de um canto “curto” que apanhou a defesa do Sporting desprevenida.

A equipa sportinguista falhava passes em demasia, ao que não era alheio a forte pressão dos jogadores vitorianos, não conseguindo construir uma jogada com princípio, meio e fim.

Além de muito unido e solidário, o Vitória demonstrou ainda uma eficácia de 100 por cento na primeira parte, tendo aumentado o marcador na segunda chance de que dispôs e num lance em tudo semelhante ao primeiro tento.

Centro de Hernâni da direita e, ao segundo poste (e em posição de fora de jogo), João Afonso a fazer sobrevoar a bola sobre Rui Patrício (42), com Maurício a “confirmar” em cima da linha de golo.

Marco Silva lançou Capel e Slimani após o intervalo, mas antes do Sporting conseguir reagir, já o Vitória criava muito perigo, sempre com o mesmo intérprete: Hernâni.

Fazendo uso da sua enorme velocidade, o extremo realizou uma exibição fantástica e merecia o golo, que esteve muito perto de conseguir em várias ocasiões, destacando-se um remate que Rui Patrício parou (56) e um “tiro” à barra aos 89 minutos.

A primeira derrota do Sporting no campeonato estava consumada perante um Vitória que vai continuar no pódio após esta jornada.

Futebol 365

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …