Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar.

De acordo com o jornal espanhol El Pais, o leilão em causa vai ser levado a cabo pela  Christie’s no próximo dia 27 de novembro em Londres, no Reino Unido.

A leilão vai um anel de diamantes, um colar e um par de brincos de esmeraldas. Ao todo, as jóias são avaliadas em cerca de 400.000 euros.

Numa carta enviada ao embaixador de Espanha no Reino Unido, a ARMH afirma que as jóias fazem parte da “herança sombria do ditador”, pedindo que o responsável exigia toda a documentação que a leiloeira sobre a origem das mesmas.

A mesma organização endereçou um outro documento ao Ministério da Presidência no qual pede que se investigue se as jóias que vão a leilão faziam parte do património do Estado, bem como a possibilidade de terem sido roubadas pela família de Francisco Franco após a sua morte em 1975.

Estes perdidos surgem menos de um mês depois de os restos mortais de Franco terem sido exumados do Vale dos Caídos para um cemitério no arredores de Madrid.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.