Vítima de acidente de Angélico reclama indemnização de 5,7 milhões

d.r. dinorah-dinorah Photography

Armanda Leite, na altura com 17 anos, sobreviveu ao acidente que vitimou Angélico

Armanda Leite, modelo, natural de Moçambique, na altura com 17 anos, sobreviveu ao acidente que vitimou Angélico

A jovem que sobreviveu ao acidente de viação que vitimou Angélico Vieira, em 2011, está a reclamar no Tribunal de Aveiro uma indemnização de 5,7 milhões de euros aos pais do cantor.

Na ação, a amiga do cantor diz que o acidente ficou a dever-se a “culpa única e exclusiva do condutor que conduziu em manifesto excesso de velocidade”.

“Apesar do despiste do acidente ter início no rebentamento do pneu esquerdo traseiro do automóvel, não existe nexo de causalidade entre tal facto e o consequente despiste que resultou da conduta do condutor”, lê-se na ação, a que a Lusa teve hoje acesso.

Após o acidente, Armanda Leite foi assistida no local pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e foi transportada para o Hospital de Santo António, no Porto em estado bastante grave, com lesões em várias partes do corpo.

A jovem, que era manequim até sofrer o acidente, esteve vários meses em coma e passou um longo período de tratamento, tendo estado internada até ao passado mês de abril num centro de reabilitação a fazer fisioterapia intensiva.

Como consequência do acidente, Armanda Leite ficou com “sequelas irreversíveis” e tem as suas capacidades mentais e físicas diminuídas.

Segundo a ação, a jovem tem necessidade de acompanhamento e ajuda permanente de uma terceira pessoa para fazer tarefas simples como a higiene pessoal, vestir, comer ou ir à casa de banho fazer as suas necessidades fisiológicas e nunca mais voltou a estudar.

“Após o acidente, tem passado períodos de isolamento pois não quer falar com ninguém. Sente-se inútil e deprimida”, lê-se no mesmo documento.

A jovem modelo reclama nesta ação 3,2 milhões por danos patrimoniais e um milhão de euros por danos não patrimoniais, além de 500 mil euros, pela dor físico e psíquico resultante dos ferimentos e dos tratamentos necessários, e 500 mil euros por dano estético.

O pedido de indemnização contempla ainda o valor de 400 mil euros para a assistência de uma terceira pessoa até final da vida e 25 mil euros para pagar as obras de adaptação que foram realizadas na casa onde reside.

A jovem modelo pede ainda cerca de 66 mil euros para pagar os salários que o pai deixou de receber durante o período em que esteve a prestar-lhe assistência.

Além dos pais do cantor, a ação cível tem como réus o Fundo de Garantia Automóvel e o stand Impocar (de onde saiu a viatura ao volante da qual o cantor se despistou).

(dr) Farol Música

-

O cantor e actor Angélico Vieira

Armanda Leite era namorada de Hélio Filipe, a primeira vítima mortal do acidente, cujos pais também moveram uma ação a exigir uma indemnização de 236 mil euros, que está a correr termos no Juízo de Grande Instância Cível de Aveiro.

O cantor e ator Angélico Vieira morreu no Hospital de Santo António, no Porto, dias após o acidente que ocorreu na A1, quilómetro 258,909, sentido norte-sul, pelas 03:15 de 25 de junho, provocando também a morte do passageiro Hélio Filipe e ferimentos nas ocupantes Armanda Leite e Hugo Pinto.

As autoridades concluíram que a viatura se despistou na sequência do rebentamento de um pneu, na altura em que o veículo seguia a uma velocidade entre 206,81 e 237,30 km/h e realçam que Angélico, assim como o outro passageiro da frente, seguiam com cinto de segurança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …