Vítima de acidente de Angélico reclama indemnização de 5,7 milhões

d.r. dinorah-dinorah Photography

Armanda Leite, na altura com 17 anos, sobreviveu ao acidente que vitimou Angélico

Armanda Leite, modelo, natural de Moçambique, na altura com 17 anos, sobreviveu ao acidente que vitimou Angélico

A jovem que sobreviveu ao acidente de viação que vitimou Angélico Vieira, em 2011, está a reclamar no Tribunal de Aveiro uma indemnização de 5,7 milhões de euros aos pais do cantor.

Na ação, a amiga do cantor diz que o acidente ficou a dever-se a “culpa única e exclusiva do condutor que conduziu em manifesto excesso de velocidade”.

“Apesar do despiste do acidente ter início no rebentamento do pneu esquerdo traseiro do automóvel, não existe nexo de causalidade entre tal facto e o consequente despiste que resultou da conduta do condutor”, lê-se na ação, a que a Lusa teve hoje acesso.

Após o acidente, Armanda Leite foi assistida no local pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e foi transportada para o Hospital de Santo António, no Porto em estado bastante grave, com lesões em várias partes do corpo.

A jovem, que era manequim até sofrer o acidente, esteve vários meses em coma e passou um longo período de tratamento, tendo estado internada até ao passado mês de abril num centro de reabilitação a fazer fisioterapia intensiva.

Como consequência do acidente, Armanda Leite ficou com “sequelas irreversíveis” e tem as suas capacidades mentais e físicas diminuídas.

Segundo a ação, a jovem tem necessidade de acompanhamento e ajuda permanente de uma terceira pessoa para fazer tarefas simples como a higiene pessoal, vestir, comer ou ir à casa de banho fazer as suas necessidades fisiológicas e nunca mais voltou a estudar.

“Após o acidente, tem passado períodos de isolamento pois não quer falar com ninguém. Sente-se inútil e deprimida”, lê-se no mesmo documento.

A jovem modelo reclama nesta ação 3,2 milhões por danos patrimoniais e um milhão de euros por danos não patrimoniais, além de 500 mil euros, pela dor físico e psíquico resultante dos ferimentos e dos tratamentos necessários, e 500 mil euros por dano estético.

O pedido de indemnização contempla ainda o valor de 400 mil euros para a assistência de uma terceira pessoa até final da vida e 25 mil euros para pagar as obras de adaptação que foram realizadas na casa onde reside.

A jovem modelo pede ainda cerca de 66 mil euros para pagar os salários que o pai deixou de receber durante o período em que esteve a prestar-lhe assistência.

Além dos pais do cantor, a ação cível tem como réus o Fundo de Garantia Automóvel e o stand Impocar (de onde saiu a viatura ao volante da qual o cantor se despistou).

(dr) Farol Música

-

O cantor e actor Angélico Vieira

Armanda Leite era namorada de Hélio Filipe, a primeira vítima mortal do acidente, cujos pais também moveram uma ação a exigir uma indemnização de 236 mil euros, que está a correr termos no Juízo de Grande Instância Cível de Aveiro.

O cantor e ator Angélico Vieira morreu no Hospital de Santo António, no Porto, dias após o acidente que ocorreu na A1, quilómetro 258,909, sentido norte-sul, pelas 03:15 de 25 de junho, provocando também a morte do passageiro Hélio Filipe e ferimentos nas ocupantes Armanda Leite e Hugo Pinto.

As autoridades concluíram que a viatura se despistou na sequência do rebentamento de um pneu, na altura em que o veículo seguia a uma velocidade entre 206,81 e 237,30 km/h e realçam que Angélico, assim como o outro passageiro da frente, seguiam com cinto de segurança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …

Constitucional "absolve" (mas critica) socialista que chamou "cigana" a deputada

O Tribunal Constitucional (TC) anulou a decisão do PS de condenar o ex-eurodeputado, mas o presidente fez uma declaração de voto em que reprovou o "chocante racismo". O caso remonta a junho de 2017, quando Manuel …