Vítima de acidente de Angélico reclama indemnização de 5,7 milhões

d.r. dinorah-dinorah Photography

Armanda Leite, na altura com 17 anos, sobreviveu ao acidente que vitimou Angélico

Armanda Leite, modelo, natural de Moçambique, na altura com 17 anos, sobreviveu ao acidente que vitimou Angélico

A jovem que sobreviveu ao acidente de viação que vitimou Angélico Vieira, em 2011, está a reclamar no Tribunal de Aveiro uma indemnização de 5,7 milhões de euros aos pais do cantor.

Na ação, a amiga do cantor diz que o acidente ficou a dever-se a “culpa única e exclusiva do condutor que conduziu em manifesto excesso de velocidade”.

“Apesar do despiste do acidente ter início no rebentamento do pneu esquerdo traseiro do automóvel, não existe nexo de causalidade entre tal facto e o consequente despiste que resultou da conduta do condutor”, lê-se na ação, a que a Lusa teve hoje acesso.

Após o acidente, Armanda Leite foi assistida no local pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e foi transportada para o Hospital de Santo António, no Porto em estado bastante grave, com lesões em várias partes do corpo.

A jovem, que era manequim até sofrer o acidente, esteve vários meses em coma e passou um longo período de tratamento, tendo estado internada até ao passado mês de abril num centro de reabilitação a fazer fisioterapia intensiva.

Como consequência do acidente, Armanda Leite ficou com “sequelas irreversíveis” e tem as suas capacidades mentais e físicas diminuídas.

Segundo a ação, a jovem tem necessidade de acompanhamento e ajuda permanente de uma terceira pessoa para fazer tarefas simples como a higiene pessoal, vestir, comer ou ir à casa de banho fazer as suas necessidades fisiológicas e nunca mais voltou a estudar.

“Após o acidente, tem passado períodos de isolamento pois não quer falar com ninguém. Sente-se inútil e deprimida”, lê-se no mesmo documento.

A jovem modelo reclama nesta ação 3,2 milhões por danos patrimoniais e um milhão de euros por danos não patrimoniais, além de 500 mil euros, pela dor físico e psíquico resultante dos ferimentos e dos tratamentos necessários, e 500 mil euros por dano estético.

O pedido de indemnização contempla ainda o valor de 400 mil euros para a assistência de uma terceira pessoa até final da vida e 25 mil euros para pagar as obras de adaptação que foram realizadas na casa onde reside.

A jovem modelo pede ainda cerca de 66 mil euros para pagar os salários que o pai deixou de receber durante o período em que esteve a prestar-lhe assistência.

Além dos pais do cantor, a ação cível tem como réus o Fundo de Garantia Automóvel e o stand Impocar (de onde saiu a viatura ao volante da qual o cantor se despistou).

(dr) Farol Música

-

O cantor e actor Angélico Vieira

Armanda Leite era namorada de Hélio Filipe, a primeira vítima mortal do acidente, cujos pais também moveram uma ação a exigir uma indemnização de 236 mil euros, que está a correr termos no Juízo de Grande Instância Cível de Aveiro.

O cantor e ator Angélico Vieira morreu no Hospital de Santo António, no Porto, dias após o acidente que ocorreu na A1, quilómetro 258,909, sentido norte-sul, pelas 03:15 de 25 de junho, provocando também a morte do passageiro Hélio Filipe e ferimentos nas ocupantes Armanda Leite e Hugo Pinto.

As autoridades concluíram que a viatura se despistou na sequência do rebentamento de um pneu, na altura em que o veículo seguia a uma velocidade entre 206,81 e 237,30 km/h e realçam que Angélico, assim como o outro passageiro da frente, seguiam com cinto de segurança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …