Vitamina encontrada na carne pode ajudar a travar envelhecimento

1

Uma equipa de investigadores está neste momento a liderar uma experiência científica que tenta perceber como a vitamina B3 pode ajudar a conter o processo de envelhecimento do corpo humano.

Uma das principais causas desse envelhecimento é a presença de organismos que oxidam as nossas células e muitas vezes as levam à destruição. Para evitar esse processo e minimizar os seus danos, uma boa forma de os combater é através do consumo de determinados antioxidantes.

Dessa forma, o grupo de cientistas está a tentar encontrar uma maneira de aumentar os níveis de antioxidantes das células, estando os seus esforços virados para a vitamina B3, encontrada em alimentos como o frango, o porco ou atum.

“O que temos feito é aumentar o processo natural dos antioxidantes no corpo. Fizemos isso com ratos, através de modificações genéticas, e viveram mais tempo e com mais saúde”, explicou à BBC o investigador Manuel Serrano, do Centro Nacional de Pesquisa sobre o Cancro em Espanha e um dos líderes do estudo.

Segundo o investigador, não é possível replicar a experiência com modificações genéticas em seres humanos, mas o grupo está a efetuar outros testes para saber se é possível atingir os mesmos resultados de uma outra forma.

A ideia é aumentar a síntese de derivados da vitamina B3 para, consequentemente, conseguir melhorar os níveis de antioxidantes no organismo.

“Os derivados da vitamina B3 são a chave para a defesa dos antioxidantes do nosso corpo. Então uma possibilidade que estamos a estudar é que, ao complementar uma dieta com a vitamina B3, poderíamos melhorar esse processo de defesa”, afirmou.

“Ainda não temos a certeza de que isto vá dar certo. É uma hipótese que precisamos de testar para analisar se tem impacto na defesa dos antioxidantes”, conclui.

Caso isso se venha a confirmar, o consumo de alimentos que contenham vitamina B3 poderá ser importante na nossa alimentação. Mas Serrano alerta que nada consumido em excesso faz bem à saúde.

“Quando o assunto é comida, a melhor estratégia é ter uma dieta equilibrada, porque sem dúvida que o frango e o porco também têm outras substâncias que não são tão boas”.

“Não vou dizer às pessoas para comerem desreguladamente esse tipo de carnes. Isso não seria racional da minha parte”, defendeu.

ZAP / BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.