Vírus mortal transportado por mosquitos está a espalhar-se nos EUA

jcwait / Canva

Nos Estados Unidos está a espalhar-se um vírus que infeta o cérebro humano e é transportado por mosquitos. Recentemente, vários Estados têm reportado casos de mortes associadas ao vírus conhecido como Encefalite Equina do Oeste (EEO).

O EEEV pode ser transmitido por várias espécies de mosquitos, incluindo os que vivem em áreas mais quentes dos EUA. Num aviso divulgado este mês pelo departamento de saúde da Florida, em Orange County, as autoridades de saúde e investigadores alertam que “o risco de transmissão para humanos aumentou“.

A situação chegou ao conhecimento geral em agosto deste ano, mas, desde então, o número de casos tem vindo a aumentar significativamente. Ainda que não sejam um número assustador, os especialistas temem que, com o aquecimento global, a situação piore.

No Massachusetts, foi reportada a morte de um homem na casa dos 70 anos, naquele que é o décimos caso de EEO em humanos detetado no Estado este ano. No Michigan foi anunciado mais um infetado, elevando o número para oito. Na Nova Jérsia foram descobertos mais dois casos e no Connecticut foi comunicado o primeiro óbito resultante deste vírus.

Segundo as contas do Gizmodo, são já 25 casos confirmados e, pelo menos, sete mortes resultantes de Encefalite Equina do Oeste.

A maior parte das pessoas infetadas com o vírus desenvolve sintomas de gripe, e cerca de 5% têm inchaço cerebral grave. Este inchaço pode conduzir a dores de cabeça, sonolência, convulsões, coma e até morte — e o último pode chegar apenas dois dias depois do início dos sintomas.

Mesmo as pessoas que conseguem sobreviver ao vírus têm uma grande probabilidade de ficar com problemas neurológicos para o resto da vida. Para já, não existe tratamento nem vacina disponíveis que possam curar a infeção.

“Periodicamente, pode haver um surto em Massachusetts, Rhode Island, e não necessariamente vê-lo em Connecticut e Nova Jérsia. Mas este ano, está realmente em toda a região”, disse Theodore Andreadis, diretor da Estação Experimental Agrícola e chefe do Centro de Biologia Vetorial e Doenças Zoonóticas de Connecticut.

“E nem sabemos quantas outras pessoas desenvolveram sintomas da doença ou foram expostas ao vírus e não desenvolveram sintomas. Portanto, é realmente extraordinário nesta época”, acrescentou.

As alterações climáticas e o aquecimento global são algumas das razões pelas quais o vírus se está a espalhar tão rapidamente. “Algumas das coisas que sabemos sobre as alterações climáticas na maneira como afeta as condições climáticas, certamente afetam as populações de mosquitos”, explicou Andreadis.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …