Vírus mortal transportado por mosquitos está a espalhar-se nos EUA

jcwait / Canva

Nos Estados Unidos está a espalhar-se um vírus que infeta o cérebro humano e é transportado por mosquitos. Recentemente, vários Estados têm reportado casos de mortes associadas ao vírus conhecido como Encefalite Equina do Oeste (EEO).

O EEEV pode ser transmitido por várias espécies de mosquitos, incluindo os que vivem em áreas mais quentes dos EUA. Num aviso divulgado este mês pelo departamento de saúde da Florida, em Orange County, as autoridades de saúde e investigadores alertam que “o risco de transmissão para humanos aumentou“.

A situação chegou ao conhecimento geral em agosto deste ano, mas, desde então, o número de casos tem vindo a aumentar significativamente. Ainda que não sejam um número assustador, os especialistas temem que, com o aquecimento global, a situação piore.

No Massachusetts, foi reportada a morte de um homem na casa dos 70 anos, naquele que é o décimos caso de EEO em humanos detetado no Estado este ano. No Michigan foi anunciado mais um infetado, elevando o número para oito. Na Nova Jérsia foram descobertos mais dois casos e no Connecticut foi comunicado o primeiro óbito resultante deste vírus.

Segundo as contas do Gizmodo, são já 25 casos confirmados e, pelo menos, sete mortes resultantes de Encefalite Equina do Oeste.

A maior parte das pessoas infetadas com o vírus desenvolve sintomas de gripe, e cerca de 5% têm inchaço cerebral grave. Este inchaço pode conduzir a dores de cabeça, sonolência, convulsões, coma e até morte — e o último pode chegar apenas dois dias depois do início dos sintomas.

Mesmo as pessoas que conseguem sobreviver ao vírus têm uma grande probabilidade de ficar com problemas neurológicos para o resto da vida. Para já, não existe tratamento nem vacina disponíveis que possam curar a infeção.

“Periodicamente, pode haver um surto em Massachusetts, Rhode Island, e não necessariamente vê-lo em Connecticut e Nova Jérsia. Mas este ano, está realmente em toda a região”, disse Theodore Andreadis, diretor da Estação Experimental Agrícola e chefe do Centro de Biologia Vetorial e Doenças Zoonóticas de Connecticut.

“E nem sabemos quantas outras pessoas desenvolveram sintomas da doença ou foram expostas ao vírus e não desenvolveram sintomas. Portanto, é realmente extraordinário nesta época”, acrescentou.

As alterações climáticas e o aquecimento global são algumas das razões pelas quais o vírus se está a espalhar tão rapidamente. “Algumas das coisas que sabemos sobre as alterações climáticas na maneira como afeta as condições climáticas, certamente afetam as populações de mosquitos”, explicou Andreadis.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Campanha internacional quer salvar leões subnutridos em parque no Sudão

Várias fotografias de leões subnutridos no zoo de Al-Qureshi, no Sudão, atraíram a atenção de milhares de pessoas, que tentam agora salvar os animais. O fotógrafo Ashraf Shazly encontrou cinco leões malnutridos, enjaulados e sem …

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. Um tiroteio, cujo presumível autor foi detido, fez hoje seis mortos e dois feridos graves em …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …