Detetados mosquitos com vírus mortal que infeta o cérebro humano

Fred Murphy, Sylvia Whitfield / CDC

Imagem microscópica da glândula salivar de um mosquito

As autoridades de saúde do estado norte-americano alertam a população de que detetaram o vírus da Encefalite Equina do Oeste (EEEV) num mosquito. Embora seja uma doença rara, é também das mais perigosas. Pode causar danos cerebrais graves e chega a matar um terço das suas vítimas.

O EEEV pode ser transmitido por várias espécies de mosquitos, incluindo os que vivem em áreas mais quentes dos EUA. Num aviso divulgado este mês pelo departamento de saúde da Florida, em Orange County, as autoridades de saúde e investigadores alertam que “o risco de transmissão para humanos aumentou“.

De acordo com a Gizmodo, a maior parte das pessoas infetadas com o vírus desenvolve sintomas de gripe, e cerca de 5% têm inchaço cerebral grave. Este inchaço pode conduzir a dores de cabeça, sonolência, convulsões, coma e até morte — e o último pode chegar apenas dois dias depois do início dos sintomas.

Mesmo as pessoas que conseguem sobreviver ao vírus têm uma grande probabilidade de ficar com problemas neurológicos para o resto da vida. Para já, não existe tratamento nem vacina disponíveis que possam curar o EEEV.

O inseto que espalha a doença vive em pântanos e, por isso, longe das cidades, o que significa que é raro entrar em contacto com humanos. Para já o vírus não é uma preocupação porque não é muito comum, mas à medida que as alterações climáticas se agravam, esta doença vai tornar-se cada vez mais frequente no país.

Os estados norte-americanos onde o vírus é mais comum são a Florida, Massachusetts, Nova Iorque e Carolina do Norte. Segundo o CDC, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças são diagnosticados, por ano, cerca de sete casos de EEEV nos EUA. No ano passado, só foram identificados seis casos.

Para reduzir o risco de picadas, as autoridades aconselham a usar repelente na pele e roupa. Para quem vive numa área em que estes insetos estejam presentes, é aconselhável usar calças e camisolas de manga comprida, limpar as fontes de água estagnada perto de casa e manter a piscina limpa — o que ajuda a prevenir a doença.

//

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O português de Portugal (o correcto, não o abastardado pelo AO90 que chafurdou a língua de forma criminosa), mantém o ‘C’ em detectado. A língua não se muda por decreto. Só meia dúzia de esquerdalhos imbecis acham que o AO90 vai prevalecer malgrado practicamente ninguém além dos súbditos do imbecil que pariu tal ideia o terem adoptado. Em tal contexto prevalece válida a nota da comentadora anterior. Paz!

    • “O AO90 foi “encomendado” pelo então Primeiro-Ministro CAVACO SILVA ao seu Secretário de Estado da Cultura, PEDRO SANTANA LOPES.”
      “A este propósito, Cavaco Silva foi peremptório: em seu entender, o Acordo Ortográfico era essencial para que, no século XXI, o português falado em Portugal não ficasse com um estatuto equivalente ao do latim.”
      .
      O que se podia esperar de “esquerdalhos imbecis” como o Cavaco ou o Santana?…
      Pois…

    • Não o teria escrito melhor! O AO’90 é um crime de lesa pátria e deveria ser abolido porque manifestamente inconstitucional.
      “Eu estou parabenizando você”… Com o devido respeito, mas qualificar um conjunto desordenado de urros como língua, “só pode ser bobagem mesmo, né?”

  2. Sem dúvida alguma, o idioma mais bonito do mundo é o Português. Sim, mas o Português brasileiro. Que o digam os vários YouTubers ligados em ensinar português aos seus seguidores. A turma da terrinha que me perdoe, mas eles precisam aprender o nosso idioma para entenderem que o que estou falando é a mais pura verdade. Por exemplo, o tempo verbal chamado Gerúndio parece ser totalmente desconhecido pelos Luzitanos. Que pena…

    • …Dasse… Luzitanos… quem são esses gajos?! Por aqui só conheço os Lusitanos!
      E quanto ao resto é só disparates.

    • Você é mesmo ignorante. Por acaso já ouviu um alentejano falando? Sim gaiato, no Alentejo usa-se o Gerúndio. Estou falando, escrevendo, amando, etc.. Calado o Sr. seria uma poeta…

    • Hahahahaha….. tomara !!português de Portugal esse sim é português original,e correcto !!! O português brasileiro é o português mal falado! E escrito pois tal como falam ,escrevem…peço desculpa mas ė a pura verdade!

  3. Lendo alguns dos comentários acima, facilmente se conclui que o número de infectados cujo cérebro já morreu é verdadeiramente alarmante!

RESPONDER

Aumento salarial exigido por Jesus deixa renovação por um fio

A cumprir a segunda temporada no Flamengo, Jorge Jesus quer um aumento salarial. No entanto, o Flamengo não terá capacidade financeira para responder às suas exigências. A renovação do contrato de Jorge Jesus no Flamengo está …

Já há 100 mortos por Covid-19 em Portugal. Infectados sobem para 5170

O número de pessoas infectadas com o coronavírus em Portugal subiu para 5170. São 902 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, o que representa um acréscimo de 21%. Já morreram 100 pessoas.  A taxa de mortalidade …

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …