Detetados mosquitos com vírus mortal que infeta o cérebro humano

Fred Murphy, Sylvia Whitfield / CDC

Imagem microscópica da glândula salivar de um mosquito

As autoridades de saúde do estado norte-americano alertam a população de que detetaram o vírus da Encefalite Equina do Oeste (EEEV) num mosquito. Embora seja uma doença rara, é também das mais perigosas. Pode causar danos cerebrais graves e chega a matar um terço das suas vítimas.

O EEEV pode ser transmitido por várias espécies de mosquitos, incluindo os que vivem em áreas mais quentes dos EUA. Num aviso divulgado este mês pelo departamento de saúde da Florida, em Orange County, as autoridades de saúde e investigadores alertam que “o risco de transmissão para humanos aumentou“.

De acordo com a Gizmodo, a maior parte das pessoas infetadas com o vírus desenvolve sintomas de gripe, e cerca de 5% têm inchaço cerebral grave. Este inchaço pode conduzir a dores de cabeça, sonolência, convulsões, coma e até morte — e o último pode chegar apenas dois dias depois do início dos sintomas.

Mesmo as pessoas que conseguem sobreviver ao vírus têm uma grande probabilidade de ficar com problemas neurológicos para o resto da vida. Para já, não existe tratamento nem vacina disponíveis que possam curar o EEEV.

O inseto que espalha a doença vive em pântanos e, por isso, longe das cidades, o que significa que é raro entrar em contacto com humanos. Para já o vírus não é uma preocupação porque não é muito comum, mas à medida que as alterações climáticas se agravam, esta doença vai tornar-se cada vez mais frequente no país.

Os estados norte-americanos onde o vírus é mais comum são a Florida, Massachusetts, Nova Iorque e Carolina do Norte. Segundo o CDC, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças são diagnosticados, por ano, cerca de sete casos de EEEV nos EUA. No ano passado, só foram identificados seis casos.

Para reduzir o risco de picadas, as autoridades aconselham a usar repelente na pele e roupa. Para quem vive numa área em que estes insetos estejam presentes, é aconselhável usar calças e camisolas de manga comprida, limpar as fontes de água estagnada perto de casa e manter a piscina limpa — o que ajuda a prevenir a doença.

//

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O português de Portugal (o correcto, não o abastardado pelo AO90 que chafurdou a língua de forma criminosa), mantém o ‘C’ em detectado. A língua não se muda por decreto. Só meia dúzia de esquerdalhos imbecis acham que o AO90 vai prevalecer malgrado practicamente ninguém além dos súbditos do imbecil que pariu tal ideia o terem adoptado. Em tal contexto prevalece válida a nota da comentadora anterior. Paz!

    • “O AO90 foi “encomendado” pelo então Primeiro-Ministro CAVACO SILVA ao seu Secretário de Estado da Cultura, PEDRO SANTANA LOPES.”
      “A este propósito, Cavaco Silva foi peremptório: em seu entender, o Acordo Ortográfico era essencial para que, no século XXI, o português falado em Portugal não ficasse com um estatuto equivalente ao do latim.”
      .
      O que se podia esperar de “esquerdalhos imbecis” como o Cavaco ou o Santana?…
      Pois…

    • Não o teria escrito melhor! O AO’90 é um crime de lesa pátria e deveria ser abolido porque manifestamente inconstitucional.
      “Eu estou parabenizando você”… Com o devido respeito, mas qualificar um conjunto desordenado de urros como língua, “só pode ser bobagem mesmo, né?”

  2. Sem dúvida alguma, o idioma mais bonito do mundo é o Português. Sim, mas o Português brasileiro. Que o digam os vários YouTubers ligados em ensinar português aos seus seguidores. A turma da terrinha que me perdoe, mas eles precisam aprender o nosso idioma para entenderem que o que estou falando é a mais pura verdade. Por exemplo, o tempo verbal chamado Gerúndio parece ser totalmente desconhecido pelos Luzitanos. Que pena…

    • …Dasse… Luzitanos… quem são esses gajos?! Por aqui só conheço os Lusitanos!
      E quanto ao resto é só disparates.

    • Você é mesmo ignorante. Por acaso já ouviu um alentejano falando? Sim gaiato, no Alentejo usa-se o Gerúndio. Estou falando, escrevendo, amando, etc.. Calado o Sr. seria uma poeta…

    • Hahahahaha….. tomara !!português de Portugal esse sim é português original,e correcto !!! O português brasileiro é o português mal falado! E escrito pois tal como falam ,escrevem…peço desculpa mas ė a pura verdade!

  3. Lendo alguns dos comentários acima, facilmente se conclui que o número de infectados cujo cérebro já morreu é verdadeiramente alarmante!

RESPONDER

Novas linhas ferroviárias de alta velocidade. Porto-Lisboa vai fazer-se em 1h15 (e Porto-Vigo em apenas 1h)

O Governo anunciou, esta quinta-feira, o Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, que tem como um dos principais focos uma nova linha ferroviária de alta velocidade para ligar Lisboa-Porto num hora e 15 minutos. O jornal …

Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais. O esqueleto foi …

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …