Vírus do herpes pode desempenhar um papel importante na doença de Alzheimer

Um novo estudo reacendeu a teoria controversa sobre o que causa o Alzheimer. A ideia de que vírus pode desempenhar um papel no desenvolvimento da doença já tinha sido levantada no passado.

A teoria de que os vírus poderiam contribuir para o desenvolvimento da doença de Alzheimer surgiu na década de 1950. Cientistas trabalharam a hipótese de que esta doença fosse uma “doença viral lenta“, em que um ou vários vírus degradavam constantemente os processos neurológicos no cérebro após décadas de inatividade.

No entanto, nos anos seguintes, a investigação sobre a demência inclinou-se muito mais para outra hipótese: a amiloide. A causa do Alzheimer pode ser a acumulação de placas feitas de proteínas amiloides em células nervosas do cérebro, que as mata ou as bloqueia.

Entretanto, um estudo de 2014, publicado na revista Alzheimer’s Research & Therapy, questionou a teoria amiloide. Os investigadores examinaram mais de uma década de ensaios clínicos com medicamentos que tinham como alvo as placas amiloides e descobriram que apresentavam uma taxa de erro de 99,6%.

Desde então, a velha hipótese viral ganhou uma nova vida, e o estudo da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, que sugeriu que o ADN e o RNA do vírus do herpes humano eram mais abundantes nos cérebros das pessoas com doença de Alzheimer, sustentou isso mesmo.

Depois de analisados três bancos cerebrais, os cientistas descobriram que os 622 cérebros de pessoas com sinais de Alzheimer tinham o dobro de abundância do vírus herpes do que os 322 cérebros de pessoas sem esta condição neurodegenerativa. Assim, o HHV-6A e o HHV-7 foram fortemente associados à doença de Alzheimer. O HHV-6A e o HHV-7 são vírus extremamente comuns, geralmente assintomáticos.

Além disso, os cientistas conseguiram também provar que os genes humanos e os virais interagiam uns com os outros. Os genes associados ao aumento do risco de Alzheimer eram afetados pelo ADN viral, por exemplo.

“Não podemos afirmar que os vírus do herpes são a principal causa da doença de Alzheimer, mas está claro que estes vírus estão a afetar partes do cérebro ligadas ao Alzheimer”, o geneticista Joel Dudley, um dos autores do novo estudo, publicado recentemente no Neuron.

Mas há ainda outra possibilidade: pode ser que os vírus interajam com o ADN humano e estimulem o crescimento de placas amiloides, fazendo com que as duas teorias estejam, afinal, corretas. No novo estudo, os cientistas descobriram ainda que o vírus do herpes está envolvido em redes que regulam a geração de proteínas amiloides.

Estas descobertas podem abrir portas a terapias inovadoras no futuro. Por enquanto, o tratamento da doença do Alzheimer continua fundamentalmente o mesmo, sem novidades.

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …