Jovem violada pelo padrasto poderá enfrentar 20 anos de prisão

Tânia Rêgo / Agência Brasil

Uma jovem de El Salvador poderá enfrentar 20 anos de prisão depois de tentar abortar um bebé concebido na sequência de várias violações por parte do seu padrasto.

Imelda Cortez, uma jovem de El Salvador, foi violada pelo padrasto várias vezes, até que acabou por dar à luz um bebé. Agora, enfrenta uma pena de prisão de 20 anos.

Apesar de a criança ter sobrevivido, Imelda Cortez é acusada de tentativa de homicídio. O julgamento da jovem começa esta segunda-feira com a presença de três juízes, informa o britânico The Guardian.

O caso remonta a abril do ano passado, quando a jovem foi transportada até ao hospital pela mãe, depois de descobrir que a filha estava com dores muito fortes e a sangrar. Quando chegou ao hospital, a jovem, proveniente de uma família rural de San Miguel, foi vista por um médico que suspeitou de tentativa de aborto.

O especialista acabou por chamar a polícia, dado que El Salvador tem uma legislação muito rígida contra o aborto.

Toda esta situação, segundo o Observador, motivou uma onda de solidariedade para que Imelda fique em liberdade. Ao The Guardian, Bertha María Deleón, uma das advogadas de defesa de Cortez, afirmou que esta “é a injustiça mais extrema e escandalosa contra uma mulher que eu já vi”.

O Estado violou repetidamente os direitos de Imelda como vítima; ela está profundamente afetada, mas negou acompanhamento psicológico”, concluiu a advogada.

Imelda Cortez terá sido violada pelo padrasto desde os 12 anos de idade. A jovem, que não sabia que estava grávida, permaneceu no hospital durante uma semana, tendo posteriormente sido levada para a prisão. No país, o aborto é ilegal em qualquer circunstância.

O padrasto visitou Cortez quando esta se encontrava hospitalizada, tendo ameaçado matar a jovem e os seus familiares caso ela o denunciasse. Esta situação foi ouvida por um paciente que terá chamado uma enfermeira que, depois, chamou a polícia.

A acusação acusou a jovem de estar a mentir. Além disso, a vítima foi ainda sujeita a vários testes que comprovaram que tinha um défice cognitivo e emocional, mas Cortez rejeitou qualquer acompanhamento psicológico.

Espera-se que haja uma decisão judicial dentro de uma semana.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

      • Por favor este deus que apropou o estupro das filhas de Ló pelo própio pai, a ainda o chamou de “Ló o Justo”…… que moral há neste deus?

        • Ló n abusou das filhas, segundo a Bíblia, elas embriagaram o pai, p q ele n percebesse o q estava acontecendo,e deitaram cm ele,p q viessem cada uma gerar um filho dele, p q a descendência deles n acabasse por ali, depois q Deus queimou Sodoma e Gomorra.

        • Vc e louco nunca houve estrupo de lo… foram as filhas dele que embebedaram ele e tiveram relação com ele.. Leia direito… Deus permitiu… mas vc viu as consequências? Ate hoje os descendentes dessa relação sao inimigos mortais dos judeus..

    • Se “Deus não quer saber se ela foi violada” durante todos esses anos, sendo menor de idade, mulher, com déficit cognitivo e terá que fazer crescer um filho fruto de violência…sem contar que será severamente punida como se fosse a pior delinqüente deste planeta, pode pegar esse “teu” deus e mandar pro Inferno! JUSTIÇA!

      • [2], assino em baixo do seu comentário, e para mim DEUS não seria tão estupido, quanto certas pessoas, dogmas e livros. Todos estes ainda escritos/criados por homens, e não especificamente por ser denominado DEUS.

    • Pensamentos e pretensa fé religiosa como essa são o que motivam os estupradores a agirem.
      O missivista sequer tem coragem de se identificar, decerto por nem mesmo ele acreditar na asneira que escreve.

    • Violada ou nao nao pode abortar?????????????
      Na verdade se Deus fosse justo uma CRIANCA de 12 anos nunca teria sido violada e portanto nao teria engravidado
      Que Raio da treta de usar a religiao como aceitacao de todos os pecados

      • Exactamente!
        Agora experimente perguntar isso a quem acredita nesse deus imaginário/religião que protege os bandidos e castiga os inocentes!…
        O resultado das crenças em seitas/religiões (que andam sempre de mãos dadas a ignorância) são casos horrorosos como este em que a vítima é que acaba “condenada”!…

  1. Se ela for condenada o estado devia condenar a padrasto primeiro afinal o bebé nascerá por causa de um ato repugnante que este exerceu sobre a jovem uma data de vezes.
    A jovem ainda é uma criança que deu a luz outra criança.
    A ação do estado que quer penalizar uma criança por uma ação que esta foi obrigada a cometer é ultrajante e humilhante por ignorar a violação de direitos que está jovem sofreu.
    O estado não pode fechar os olhos ao crime pelo qual está criança foi consebida.

  2. Mas como é que pode ser acusada de tentar abortar se diz que nem sequer sabia estar grávida?
    Não seria o caso também de as instâncias internacionais tentarem alterar essas leis pré históricas?
    Porque é que as vítimas pagam sempre? Já foram violadas no corpo e na dignidade, são julgadas por atos que foram cometidos contra elas e ainda perdem a liberdade. O que é que há de bom nessas vidas?
    Devemos olhar só para os refugiados? Não vejo nem ouço esse tipo de notícias na comunicação social!!!
    Mas ouço e vejo muitas notícias sobre os direitos dos animais!! Sou toda a favor dos direitos do animais, dentro de certos limites, mas quando a sociedade se preocupa mais com touros do que com as pessoas está tudo virado do avesso. Por favor PESSOAS acordem!!!! Há uma hierarquia animal neste planeta e o ser humano deveria estar por cima, só assim pode haver esperança para o planeta.

  3. Não percebo esta resposta, sou cristão, mas se isto é normal, ser cristão não vale nada. Então eu não devo valer mais que esse padrasto

  4. Isto é obvianente maus uma peça que visa alenas a agressão e destruição do valor sagrado da vida em termos de igualdade de direitod tanto da vitima mais inocente o bébé quanto os outros incluindo o todo social por comportamentos irresponsáveis e criminosos!
    Não se fala na idade da jovem o qhe no contesto pode muito brm ser ja adulta. Diz-se agora que era abusada desde os 12 anos, o que mais importaria seria acautelar o direito de todos, e em especial nos que tem maiores vulnerabilidades á integridade e á defesa contra o abuso e o crime, mas numa sociedade caótica e onde reina a insegurança de países marginais isso está longe de ser una realidade vivendo muitos como nos tempos primitivos onde essas situações eram a normalidade!
    Assim estas situações têm de ser enquadradas á luz da realidade local onde se começa a vida independente desde muito cedo e não daquilo que é a nossa realidade onde os filhos podem continuar como dependentes económicos até aos 25 anos!
    Na maioria destes casos a família depende muito do salário do padrasto e os estados não têm recursos para lagar a subsistencia da familia e a situação complica-se ainda mais! É tudo uma tristeza ainda muito espalhada por muitas regiões!

  5. Vai la vai ate as BARRACAS CUBATAS ABANAM e isto em EL SALVADOR MAMAMIA cada vez este PLANETA esta a abarrotar de TRISTEZAS,pois num PAIS da AMERICA LATINA e noutros estao a apodrecer muitos seres humanos de tanto e tantas DROGAS ,VIOLAÇOES etc etc agora ate se viola mulheres e jovens etc etc e ainda sao presas por abortarem. Se nao abortarem quem trata delas , dos BEBES e das suas vidas com que vao ficar traumatizadas para as auas vidas futuras….Esta america latina como o MEXICO etec etc estao num CAOS zzzzzzzzzzzzzz
    agp

    • Na minha opinião se ela for condenada. O padrasto tem que ir para a cadeira eletrinica. Ou então nunca mais sair da cadeia. Sabe lá o quê uma menina desde 12 anos ser violentada pelo padrasto
      Ainda ter que ser presa. Eu acho que tem que cuidar do psicólogo dela.

  6. Cm certeza é injustiça o q estão fzndo cm ela, qm deveriam ser presos é o padastro e a mãe,q pelo jeito sabia dos abusos e não fez nada p ajudar a própria filha…ninguém sabe o q se passa na cabeça d uma pessoa q é abusada desde a infância.
    N fui abusada, mas já tentaram molestar, passando a mão em mim,tenho nojo e pavor té hj d qm o fz, e isso tinha apenas 13 anos d idade, agora imagine a cabeça dessa menina, q teve q aguentar por anos abusos d um demônio desses,morte ao padastro, e cadeia perpétua p mãe q se calou.

  7. Deus ? Que Deus e esse que tu segues? Deus da violência contra os inocentes? Nesse caso a menina violentada. Satanas deve ter um lugarzinho especial para vocês ao lado dele.

  8. Epa deixem de usar o nome de deus isto é lei dos homens como muitas das leis ditas de deus foram feitas por homens para seu proveito é violência em cima de violência

    • E, tal como essas leis, deus também foi criado pelos homens!!
      Mais propriamente dentro das suas cabeças (onde “habita” esse ser imaginário)!…
      O resultado dessa “convivência” com deus são casos como este e o que se vê diariamente no médio oriente…

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …