/

Violações, fome e ausência de menstruação: a realidade obrigatória das soldados norte-coreanas

17

(cv)

Uma soldado do exército da Coreia do Norte que desertou revela histórias de violações e assédio sexual entre as militares. As mulheres chegavam a ficar sem menstruação devido à desnutrição e fome.

Lee So Yeon, de 41 anos, nasceu e cresceu na Coreia do Norte. Aos 17 anos decidiu alistar-se no exército do seu país sob a promessa de uma boa refeição diária, contou à BBC. A ex-soldado acabou a dormir num colchão de palha de arroz, que, se por um lado absorvia todos os odores, por outro largava um cheiro insuportável numa camarata partilhada por mais duas dúzias de mulheres.

As condições para se lavar também não eram ideais: não havia água quente e a solução era recorrer a uma mangueira ligada diretamente a um curso de água que corria da montanha, que muitas vezes despejava cobras e sapos. E durante quase dez anos Lee enfrentou este cenário todos os dias.

Lee conta então que as rotinas dos homens e das mulheres eram muito semelhantes entre si. No entanto, o treino físico era mais ligeiro e curto para as mulheres. Por outro lado, as mulheres eram obrigadas a realizar tarefas diárias: cozinhar e fazer a limpeza fazia parte do seu dia a dia.

O ambiente vai-se degradando e o secador de cabelo que Lee recebeu quando chegou ao exército e que tanto a fascinou deixa de fazer sentido, até porque nem sequer o pode usar. “Depois de seis meses a um ano de serviço não menstruamos mais devido à desnutrição e ao stress”, denuncia.

As suas camaradas, conta, diziam ficar felizes por já não terem o período. Mas a verdade é que, o que de facto as fazia feliz, era que a “situação já era tão má que se tivessem o período seria pior”.

So Yeon conta que durante a sua passagem pelo exército, ela e outras colegas tinham de reutilizar pensos higiénicos, que tinham de ser lavados de manhã, “longe da vista dos homens”.

Juliette Morillot, autora do livro “Coreia do Norte em 100 perguntas”, que falou com várias norte-coreanas no exército, dá força às denúncias de Lee: “Uma das raparigas com quem falei, que tinha 20 anos, disse-me que treinava tanto que não tinha menstruado durante dois anos”.

Outro problema no exército para as recrutas femininas é o assédio sexual. Lee So Yeon garante que não foi violada, mas são poucas as que o admitem, assinala Morillot. Contam, porém, que acontece às outras.

“O comandante da companhia ficava no quarto depois do horário e violava as militares às suas ordens. Isto acontecia vezes sem conta”, revela Yeon.

O exército norte-coreano diz que leva a sério as acusações de abuso sexual e que os culpados cumprem penas até sete anos de cadeia, mas nenhuma mulher está disposta a testemunhar. “Frequentemente, os homens não são punidos. A violência doméstica é comummente aceite e não denunciada. O mesmo acontece no exército”, diz Morillot.

Lee So Yeon tentou escapar da Coreia do Norte em 2008 mas foi apanhada na fronteira com a China e enviada para um campo de detenção durante um ano. Tinha saído do exército alegando que queria estar mais perto da família.

Pouco tempo depois de sair da prisão, voltou a tentar fugir. Atravessou um rio a nado e, já na China, encontrou-se com um agente que lhe arranjou a viagem para a Coreia do Sul, onde vive desde que desertou.

Lee So Yeon juntou-se ao exército por vontade própria, mas em 2015 foi anunciado que todas as mulheres na Coreia do Norte seriam obrigadas a cumprir sete anos de serviço militar a partir dos 18 anos. Os homens têm de cumprir dez anos – o serviço obrigatório mais longo a nível mundial, transformando esta numa realidade obrigatória para todas as mulheres que nascem naquele país.

ZAP //

17 Comments

  1. Esta é infelizmente a realidade dos países comunistas .
    Por cá os tansos que ainda votam no PC , se tivessem vivido e sofrido na pele num regime comunista , certamente que esse regime disfarçado de partido há muito que estava extinto.

    • Primeiro nenhum país no mundo alguma vez foi comunista ficaram sempre num partido socialista totalitário e esse é que é o problema existir um único partido, assim como portugal sempre foi socialista mas sem ser totalitário. A china é socialista e é de longe mais avançada que portugal mas completamente totalitária, temos o vietnam outro país que já ate teve em guerra e ta com uma economia mais forte que portugal. Tudo depende de quem está no poder e dos ideais dos partidos comunistas que no caso de portugal não é um partido com ideias totalitárias.

      Ao menos a CDU e etc não anda a roubar aos trabalhadores para dar aos patrões como fez o Passinhos quando teve no poder, dava dinheiro a torto e a direito aos bancos e empresas para depois pôr leis para facilitar o despedimento e cortar subsidios e adicionar taxas aos ordenados, quem ganhava o ordenado minimo levava um arrombo que é obra e os patrões felizes da vida.Não fosse o PSD criado por empresários.

      • o Hitler, Mussulini, etc etc, não sendo comunistas eram o que eram.
        atacar uma ideologia com base nas asneiras de um lunatico é no minimo errado.

        sem querer defender o que não tem perdão, entre comunistas e nacionalistas ou outros istas…
        são todos iguais

      • “A china é socialista e é de longe mais avançada que portugal…”
        Mais avançada?!
        A sua noção de “avançado” deve ser muito estranha!…

  2. Exmo. Senhor João
    Vê-se bem que de Filosofia não percebe muito. Os países “comunistas” a que se refere, de Comunismo, nada têm. O que têm são ditaduras que, sob pretextos políticos, fazem com que certas elites vivam bem e os povos passem fome.
    Não se iluda, no entanto porque cá, a esmagadora maioria dos “tansos” vota por convicções filosóficas e sabe bem o que o PCP defende para Portugal: o socialismo – exercício político que nem a maioria dos “socialistas” sabe o que é.
    Se me permite um conselho, que não lhe fará mal certamente, estude um pouco de filosofia.
    Com os melhores cumprimentos.

    • Caro Fernando Nunes da Costa

      Peço-lhe desculpa mas é o senhor quem não sabe o que é comunismo. Por definição o comunismo é uma ditadura uma vez que obriga, de forma compulsiva, todos a contribuirem com todo o seu trabalho para o estado, ainda que não o queiram fazer. O comunismo não tem desembocado sempre em ditaduras por mero acaso. A ditadura é uma condição necessária para haver comunismo. Claro que lhe chamam, eufemisticamente, de ditadura do proletariado, como se a escravização de um ser humano fosse desculpável porque foi decidida por maioria.
      Se me permite um conselho, que não lhe fará mal certamente, estudo um pouco de história e deduza alguma coisa por si mesmo, em vez de se educar em cartilhas. Esse tipo de cegueira é costume ser vista no clero, onde todas as desgraças da humanidade são vistas como obra de Deus e logo terem um sentido que não conseguimos compreender. Os “comunistas” usam o mesmo tipo de argumentário, quando dizem que todos os exemplos de ditaduras comunistas existentes no mundo não correspondem afinal a verdadeiro comunismo. A não ser quando dá “jeito”.

  3. já dizia o meu avô que muito sofreu com esses sacanas comunistas que o comunismo é a pior porcaria que apareceu eu concordo porque tenho seguido muito a história dos comunistas e hoje e sempre dou razao ao meu avô mas desde que o mundo é mundo cada um é como cada qual e gosta a seu geito tenho dito

    • o sr. com certeza ainda usava fraldas (e pelos vistos ainda não as tirou) quando o seu avozinho lhe contou essa história mas vossa broxelencia percebeu mal ele sofreu com o FASCISMO que foi o progenitor da sua seita que assaltou portugal entre 2011 e 2015.

  4. Caro António,
    Que o senhor seu avô se ocupasse a dizer essas coisas que refere, não me espanta. O que me espanta é que haja quem venha a estes palcos falar do que não sabe e que em muitos casos, como parece ser o seu, não tenha tido um avô que os orientasse no sentido do conhecimento da gramática e da conjugação do verbo!.
    Fica mal, para além a exibição de conhecimentos empíricos, não saber escrever. Camões e Pessoa devem estar às voltas na tumba morrendo de vergonha!
    Cumprimentos

  5. O comunismo é mau??? Mas a direita será melhor??? Quantos países de direita querem que são piores que os da esquerda??? Basta olhar para os EUA é está tudo explicado.

    • Caro Jorge

      Olhe que os EUA ficam do outro lado do Atlântico e não do outro lado do Continente Europeu. Talvez este meu contributo sirva para lhe clarificar as suas confusões. Ou isso ou uma viagem aos EUA para conhecer a realidade e não dizer disparates.

    • ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
      Sim… A Coreia do Norte e a Venezuela é que são sítios lindos para se viver

    • O quê? Deve ser por isso que Russos, Cubanos e afins, emigram em largos números para os EUA há décadas, mas não me consta de Americanos a emigrarem (ou fugirem com estatuto de refugiados) para a Rússia (ou antiga URSS) e Cuba!

      Nunca houve nem nunca haverá um país comunista ou socialista onde as pessoas tenham um décimo da qualidade de vida que se atinge em países capitalistas (com todos os problemas que o capitalismo tem). É ver a diferença entre EUA e URSS, as duas Alemanhas, as 2 Coreias.

  6. Os fascistas comunas por cá tudo tentam para credibilizar o comunismo mas perante as realidades mundiais não conseguem encontrar um único país sequer sob tal ditadura que lhes sirva de exemplo para justificar a sua teoria, imagine-se este país caso tivesse caído nas mãos dos comunas transformado na Cuba da Europa!.

  7. A essência do comunismo é a ideia de partilhar, ser solidário. Infelizmente o ser humano é tão insignificante que se não for dono de algo não vale uma ….. Por isso compete com outros a ver quem paga mais por uma pintura que não têm qualquer utilidade (só porque o pintor fez apenas um exemplar) ou por umas botas já velhas de outro imbecil que já morreu.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.