/

Croácia sacudida por novos terramotos. Vinte mil pessoas passaram noite fora de casa

Thais Llorca / EPA

Cerca de 20 mil pessoas passaram a noite fora de casa por receio de eventuais réplicas do violento sismo que causou esta terça-feira, pelo menos, sete mortos na Croácia, de acordo com a última informação provisória.

O primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, confirmou o número de vítimas mortais mas advertiu que “existem provavelmente mais”, na sequência do abalo de 6,4 na escala de Richter, que foi sentido em vários países vizinhos e até em Viena, capital da Áustria.

Enquanto prosseguem as buscas por sobreviventes entre os escombros, o responsável de gestão de crises da União Europeia, Janez Lenarcic, adiantou que já na quarta-feira devem chegar ao país tendas de campanha, camas, sacos-cama e contentores de abrigo para ajudar os desalojados.

“Não é seguro estar aqui, isso é claro como o dia”, admitiu o primeiro-ministro, Plenkovic, ao explicar que as autoridades iriam instalar contentores para instalar as pessoas cujas habitações se encontram em risco.

A localidade de Petrinja foi uma das mais atingidas pelo sismo que, segundo o instituto de geofísica americano (USGS), teve o seu epicentro a cerca de 50 quilómetros a sudeste da capital Zagreb, na região de Sisak, abalada no dia anterior por tremor de terra de menor intensidade.

Segundo a polícia croata, uma criança foi encontrada morta em Petrinja, além de cinco pessoas da aldeia vizinha de Glina, enquanto pelo menos duas dezenas ficaram feridas, seis das quais com gravidade.

A eletricidade foi cortada em Petrinja, deixando às escuras o centro da cidade onde vários edifícios da praça principal ficaram completamente destruídos.

A polícia e o exército continuam a limpar os escombros com recurso a retroescavadoras.

De acordo com o USGS, o sismo de magnitude 6,4 foi registado às 12h19 (11h19 em Lisboa) de terça-feira a uma profundidade de 10 quilómetros. O epicentro foi a cerca de 50 quilómetros a sudeste da capital da Croácia, Zagreb, a 2,9 quilómetros a sul-sudeste de Petrinja e a 8,7 quilómetros a sudoeste de Sisak.

A mesma zona já tinha sido abalada por um sismo de magnitude 5,2 na segunda-feira, situação que também tinha provocado o pânico entre a população local.

Depois do sismo desta terça-feira, sentiram-se duas réplicas, ambas com mais 4,0 de magnitude, segundo o Instituto Sismológico da Croácia. Outras fontes, como foi o caso do Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo, atribuíram ao sismo uma magnitude entre 6,2 e 6,3 na escala de Richter.

O centro da Croácia foi esta quarta-feira atingido por novos terramotos. De acordo com o Instituto norte-americano de Geofísica (USGS), dois terramotos de magnitude 4,8 e 4,7 na escala de Richter, atingiram, cerca das 5h15 (hora de Lisboa) a região de Sisak, a sudeste de Zagreb, com alguns minutos de intervalo, mas não foram noticiados os danos causados.

As autoridades do país apresentaram um pedido de assistência internacional e Portugal já respondeu que está disponível para enviar ajuda.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.