/

Sismo na Croácia faz número indeterminado de mortos e feridos

Thais Llorca / EPA

O sismo sentido, esta terça-feira, na Croácia, em particular na cidade de Petrinja, no centro do país, provocou um número ainda indeterminado de mortos e de feridos.

Em declarações à emissora Rádio Croácia, o presidente da câmara de Petrinja, Darinko Dumbovic, informou que entre as vítimas mortais estará uma menina.

Petrinja está em ruínas. Há mortos e feridos, há pessoas desaparecidas. Não há nenhuma casa que não tenha ficado danificada. As ambulâncias não podem chegar a todos os lugares. É um caos”, afirmou o autarca, citado pelas agências internacionais.

Momentos antes de ter feito estas declarações, Dumbovic tinha avançado a outro media croata que “os serviços de emergência estavam a começar a resgatar pessoas dos escombros” e que unidades do exército estavam já no terreno a ajudar nos trabalhos de resgate.

Imagens divulgadas de Petrinja, cidade que conta com cerca de 20 mil habitantes, mostram telhados destruídos e muito danificados, bem como ruas cheias de tijolos e de outros destroços.

Segundo o jornal Público, o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, dirigiu-se de imediato para Petrinja e anunciou que algumas pessoas terão de sair da cidade.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter foi registado às 12h19 locais, a uma profundidade de 10 quilómetros.

O epicentro foi a cerca de 50 quilómetros a sudeste da capital da Croácia, Zagreb, a 2,9 quilómetros a sul-sudeste de Petrinja e a 8,7 quilómetros a sudoeste de Sisak.

A mesma zona já tinha sido abalada por um sismo de magnitude 5,2 na segunda-feira.

Depois do sismo de hoje, sentiram-se duas réplicas, ambas com mais 4,0 de magnitude, segundo o Instituto Sismológico da Croácia.

Outras fontes, como foi o caso do Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo, atribuíram ao sismo de hoje uma magnitude entre 6,2 e 6,3 na escala de Richter.

O tremor de terra motivou ainda a suspensão do funcionamento de uma central nuclear na Eslovénia “por precaução”, segundo disse uma porta-voz da central de Krsko à agência France-Presse (AFP).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.