/

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

1

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página.

“Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que estava desaparecida”, disse Benoît Kieffer, autarca de Ville de Bitche, em declarações à CNN. “No início, perguntamo-nos se houve um problema técnico. Porém, com o passar do tempo, pode ser considerada uma censura real”.

A cidade, que tem cerca de 5.100 habitantes, criou uma nova página no Facebook chamada Mairie 57230, baseada no seu código postal.

“O nome da nossa cidade parece ter sido mal interpretado”, afirmou Kieffer, em comunicado.

A página foi restabelecida esta terça-feira, com um pedido de desculpas pessoal do presidente do Facebook de França.

Embora o Facebook não tenha especificado um motivo para o bloqueio, a cidade assumiu que o culpado tivesse sido o algoritmo anglófono do Facebook. “Uma hipótese, presumimos que a nossa página migrou para um servidor anglo-saxão que criou moderações e algoritmos que removem conteúdo ilegal e problemático”, escreveu o autarca.

“Podemos ficar felizes que as redes sociais assumam a responsabilidade, que removam conteúdo ilegal e problemático”, disse ainda Kieffer. “Mas o outro problema é considerar que o olhar humano tem a vantagem sobre a inteligência artificial.”

No seu site, o Facebook afirma que os nomes das páginas devem ser precisos e não podem conter frases que possam “ser abusivas”.

A palavra inglesa “bitch” é normalmente usava de forma pejorativa usada para uma ofender uma pessoa.

Por outro lado, essa hipótese não explica por que, noutros lugares, o Facebook permite o aparecimento da palavra, como é o caso, por exemplo, da publicação feminista Bitch Media.

Contactado pelo Gizmodo, o Facebook confirmou a remoção acidental, culpando uma “análise incorreta pelos nossos sistemas” e disse que o Facebook França entrou em contacto com Ville de Bitche.

Ville de Bitche, localizada na fronteira entre França e a Alemanha, resistiu a diversos conflitos, incluindo um cerco por austríacos na Guerra dos Cem Dias e, mais tarde, a ocupação nazi.

Outra cidade próxima chamada Rohrbach-lès-Bitche tomou medidas preventivas e rebatizou a sua página para Ville de Rohrbach em 12 de abril.

“Por precaução, para que a nossa página não seja suspensa, já que pode durar várias semanas ou mesmo meses, preferimos evitar qualquer problema e remover Les-Bitche junto a Rohrbach, obviamente temporariamente, até que este mal-entendido com o Facebook possa ser resolvido”, disse o autarca Vincent Seitlinger, em declarações à Rádio Mélodie. “Acho deplorável ver que hoje uma empresa como o Facebook pode facilmente suspender páginas que são regulares e oficiais.”

Maria Campos, ZAP //

 

1 Comment

  1. A censura é feita por uma armada de gente nem sempre culta, pelos vistos 🙂
    Ou, temos que dar Vivas! ao algoritmo?
    Facebook meta agua até afundar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.