Vietname e Ilhas Fiji anunciam primeiras mortes por covid-19

Marco Ottico / EPA

O Vietname e as ilhas Fiji registaram as suas primeiras mortes por Covid-19, sendo ambas as vítimas homens com idade superior a 66 anos, segundo anunciaram esta sexta-feira os meios de comunicação social locais.

No caso do Vietname, a vítima mortal era “um homem de 70 anos que morava em Hoi Na [no centro do país] e que testou positivo no início da semana”, segundo os media, citados pela agência Lusa.

O país não sofreu nenhum caso de transmissão local da doença entre meados de abril e meados de julho, mas, no fim de semana passado, surgiu um surto na cidade turística de Da Nang e, desde então, a infeção espalhou-se por várias cidades, com 100 novos casos registados esta semana.

Nas ilhas Fiji, a vítima foi um homem de 66 anos, que apresentou um resultado positivo no teste da covid-19 ao voltar da Índia, onde foi fazer uma cirurgia cardíaca.

“Infelizmente e apesar de todos os esforços dos nossos profissionais de saúde, este senhor morreu ontem [quinta-feira], isolado no hospital Lautoka, devido a complicações da covid-19”, anunciou o ministro da Saúde do arquipélago, Ifereimi Waqainabete.

A vítima fazia parte de uma lista de nove casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus que estavam em quarentena desde que tinham regressado da Índia, a 01 de julho, explicou o responsável, admitindo que uma epidemia de grande escala pode tornar-se catastrófica nas Fiji.

As ilhas Fiji não registavam casos de infeção há quatro semanas, sendo que as 18 pessoas que contraíram a doença desde o início da pandemia conseguiram curar-se.

As Fiji e outras nações insulares do Pacífico foram consideradas as mais vulneráveis no início da pandemia, devido à falta de infraestruturas de saúde e à prevalência de doenças como diabetes e problemas cardíacos, mas todos os países da região foram rápidos a fechar as suas fronteiras e deixar de receber turistas.

Embora tenha assegurado que a vítima e as oito pessoas infetadas tiveram “zero interações” com a população das Fiji, o ministro reconheceu que “em muitos países, a notícia de uma primeira morte pelo vírus é o augúrio da intensificação da epidemia”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …