//

Vieira terá ganho 30 milhões com “venda secreta” de 25% da Benfica SAD a milionário americano

15

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira e o amigo José António dos Santos, conhecido como o “Rei dos Frangos”, terão vendido 25% da Benfica SAD a um milionário norte-americano por 50 milhões de euros. Um negócio que terá sido “fechado há 3 semanas” e que terá rendido um lucro de 30 milhões aos dois homens.

Estes dados constam do processo da operação Cartão Vermelho que levou à detenção de Luís Filipe Vieira.

O Nascer do Sol apurou, junto de fonte próxima do processo, que essa “venda secreta” foi ultimada “há menos de três semanas com a assinatura de um contrato-promessa de compra e venda para a aquisição pelo empresário americano de 25% das acções da Benfica SAD”.

O negócio não foi comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), “o que pode configurar uma grave contraordenação, sujeita a multa elevada”, aponta ainda a publicação.

Esses 25% alegadamente vendidos estavam nas mãos de Vieira e do amigo José António dos Santos, que também foi detido na operação Cartão Vermelho.

Vieira e o “Rei dos Frangos” adquiriram as acções por cerca de 20 milhões de euros num negócio que também levanta suspeitas de abuso de confiança. Portanto, terão obtido uma mais-valia de 30 milhões de euros com a venda alegadamente negociada com o norte-americano John Textor.

Textor é “o principal accionista da FuboTV, uma plataforma de streaming” norte-americana que está focada na transmissão de eventos desportivos em directo pela Internet, como atesta o Nascer do Sol.

O milionário também foi proprietário de uma empresa de efeitos especiais que participou em vários filmes de Hollywood, incluindo o “Titanic”, e lançou, recentemente, uma proposta para a compra do Crystal Palace de Inglaterra.

O Nascer do Sol nota que, até agora, Textor ainda só pagou “um milhão de euros como sinal” do negócio feito com Vieira e o “Rei dos Frangos”.

De notar que o Benfica clube controla 70% do capital da SAD, estando os restantes nas mãos de privados.

Administrador da SAD do Benfica sob suspeita

Entretanto, surgem suspeitas em torno do administrador da SAD do Benfica, Miguel Moreira, que também estará a ser investigado no âmbito da operação Cartão Vermelho.

As suspeitas contra Miguel Moreira são divulgadas pela TVI que assegura que o administrador da SAD terá participado num “alegado conluio com Luís Filipe Vieira num esquema que visava comprar, a baixo custo, a dívida que este tinha ao Novo Banco por via da sua empresa Imosteps”.

O procurador do Ministério Público, Rosário Teixeira, alega que Miguel Moreira e Vieira procuraram “proveitos a que sabiam não ter direito”, como cita a TVI.

Miguel Moreira foi director financeiro da SAD entre 2018 e 2019. No final do ano passado, passou a administrador da SAD encarnada em substituição de Nuno Gaioso Ribeiro.

Note-se que Gaioso Ribeiro foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do Novo Banco porque foi ele quem tratou da reestruturação da dívida da Promovalor, empresa detida por Vieira.

Quanto a Miguel Moreira, o MP alega que serviu de testa de ferro de Vieira num “esquema ardiloso” para esconder o verdadeiro beneficiário da compra da dívida da Imosteps e que seria o presidente do Benfica.

A TVI assegura que as buscas feitas no âmbito da operação Cartão Vermelho incluíram o gabinete de administrador da SAD no Estádio da Luz. Além disso, a sua caixa de correio electrónico terá sido copiada para ser analisada.

Miguel Moreira “tem condições” para continuar no Benfica

Uma nota do Benfica, enviada à TVI, garante que “Miguel Moreira não foi ouvido nem constituído arguido no âmbito deste processo”, concluindo, assim, que “são falsas quaisquer alegações que visem inferir outro tipo de conclusões”.

A mesma nota constata que “Miguel Moreira é director financeiro do Grupo Sport Lisboa e Benfica”, onde “trabalha em exclusivo”.

Portanto, todas as suas actividades profissionais “foram realizadas no estrito âmbito do universo do Sport Lisboa e Benfica, não tendo versado, em alguma circunstância, sobre a vida empresarial de Luís Filipe Vieira”, aponta ainda a dita nota.

Desse modo, Miguel Moreira vai manter-se no cargo porque “não só tem todas as condições” para isso, “como é um imperativo de consciência continuar“, afiança ainda a comunicação do clube, salientando que o administrador sempre agiu “no exclusivo interesse do Sport Lisboa e Benfica”.

Vieira já está a ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre

O presidente do Benfica suspenso de funções já chegou ao Tribunal Central de Instrução Criminal para ser presente, este sábado, ao primeiro interrogatório judicial, no âmbito do processo Cartão Vermelho.

Vieira e os outros três detidos no processo chegaram ao tribunal por volta das 9 horas, depois de passarem a terceira noite consecutiva na prisão do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em Moscavide.

O empresário de 72 anos será a última das quatro pessoas detidas a ser ouvida pelo juiz Carlos Alexandre, antes da aplicação das medidas de coação.

Na sexta-feira, o empresário José António dos Santos foi o primeiro a prestar declarações, seguindo-se os interrogatórios ao agente de futebol, Bruno Macedo, e a Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira.

Vieira já comunicou a suspensão do exercício de funções como presidente do Benfica, tendo sido substituído por Rui Costa. Mas há muitos benfiquistas que consideram que a actual direcção, eleita na lista de Vieira, não tem condições para se manter em funções. Por isso, pedem eleições antecipadas.

Susana Valente, ZAP // Lusa

15 Comments

  1. Que acrescentar a isto tudo? Se bem me recordo antes dele ter assumido a presidência do Benfica dizia-se que era sócio também do Sporting e penso que F.C.Porto, portanto o objetivo dele era mesmo entrar num dos grandes, na altura apanhou o Benfica fragilizado com o caso do Vale e Azevedo e aproveitou a oportunidade, algum objetivo superior teria em manga!

    • Concordo, só uma falta de carácter explica que alguém seja do Porto ou do Sporting. Mas, ao que sei, não é crime. E porque não deverá o caro dedicar-se ao seu barroco quando não sabe o que dizer e disparata? O seu hábito distintivo, diga-se. O que é que sabe do Benfica? E de Vieira? Por educação e formação, é uma raridade anual, no máximo comentar qualquer coisa sobre os outros barrocos, entre outras coisas porque não me interessam grande coisa. Mas do meu “barroco”, o SLB, sobre esse sei tudo o que preciso saber. Por exemplo, conheci Vale e Azevedo e conheço Vieira, e só uma vez vi este à distância de uma bomba de gasóleo. O que Viera fez tornou-o o maior nome da história do clube, depois do mítico Cosme Damião, isso já ninguém lhe tira, há um SLB antes e depois de Vieira. Se terá ou não o reconhecimento dos hipócritas e oportunistas, pouco importa. E não sou um incondicional, desde 2010 que sou crítico da vertente desportiva. Não seja néscio, ao comparar o tempo de Vale com o momento actual, em 2000 só o maluquinho do Vilarinho se atreveu a chegar-se à frente, hoje o que não faltam são candidatos. Dá para entender? Ou precisa de Euclides?

      • Diz-me com quem andas te direi quem és! Que acrescentar mais a este comentário fanático?

      • O fanatismo é uma das falhas de carácter, normalmente associadas às religiões e às ralés clubistas, resumindo: à estupidez, genética ou adquirida. Aprenda: convicções nada têm a ver com estupidez.

      • Normalmente os fanáticos são sempre convictos e daí não arredam pé ou por estupidez, ou ignorância! Andarmos para aqui a fingir que no futebol existe fumo sem fogo teremos que admitir que a nossa visão é semelhante a dessas pessoas.

  2. Admitindo que isto é verdade. não vejo onde esteja a ilegalidade, Vieira & Santos são detentores, legítimos, de 20% do capital da SAD e podem vendê-lo a quem quiserem e pelo melhor preço. De resto, quem arranjou esta embrulhada foi a CMVM ao impedir, ilegalmente, a OPA. Será da CMVM a responsabilidade pela entrada de um accionista externo tão importante, será o primeiro passo para a privatização do SLB. E um dos fundamentos desta operação “Cartão Vermelho” destina-se a abafar a borrada da CMVM, decapitando a SAD e impedindo-a de recorrer aos tribunais pare reverter a recusa.

    • Claro que podem vender , mas não a quem quiserem . Como regra básica , todos os invertidores do mercado , incluindo o Benfica clube que controla 70% do capital da SAD, deverão ter conhecimento dessa intenção de venda que , julgo , terá de ser previamente comunicada à CMVM. Dada essa informação , os investidores , que queiram , fazem as suas ofertas , e as ações poderão ser transacionadas , caso os os vendores aceitem o melhor preço apresentado

  3. Se fosse um outro qualquer, seria uma ação normal mas sendo o Vieira, Deus nos livre do homem querer vender as ações e ganhar 30 milhões … a pobreza de espírito de alguns é tão grande que não aceitam que alguém tenha lucros !!!

    E quanto ao não comunicar à CMVN, o mesmo jornal que levanta as acusações (nascer do sol) diz que contrato-promessa de compra e venda para a aquisição foi feito à 3 semanas.
    Um contrato de promessa de compra e venda não significa uma venda mas uma possível futura venda, se não houve transação de valores, não tem de ser comunicado nem à CMVM nem a ninguém.

    Finalmente devemos todos acreditar a 100% numa investigação da TVI, com base em típicas fontes anónimas que a lei não obriga a divulgar, por isso eu tenho de acreditar num jornalista que a sua principal função nos dias de hoje é vender notícia e ter audiência!!!

    O importante é a investigação do MP e o que se dirá em tribunal, o que parece que as pessoas se esquecem é que em tribunal o Vieira é o acusado e não é ele que tem de provar inocência mas sim o MP que tem de provar a culpabilidade.
    Isto faz toda a diferença e é o motivo pelos quais decidem de forma diferente dos jornalistas, acusações anónimas e meias verdades no tribunal não contam.

    • Desta vez tenho que concordar com o “Paulo L”. Bem, simpatizo com Viera, não por que seja bonito e fala-fala, mas pelo que fez do Benfica. A sua vida particular nada me interessa, além de que não vi nada que seja relevante utilizar contra a sua pessoa. O questão é o Benfica, o poder judicial e a comunicação que lhe é afecta tiveram o máximo cuidado em juntar, sempre, Vieira o Benfica, sem Benfica a coisa não tinha nenhum interesse, não daria centenas de primeiras páginas, aberturas e horas e horas de entorpecimento televisivo.
      Sobre o judicial e o “Cartão Vermelho”, se não estivesse à espera das medidas de coacção, teria soltado uma gargalhada: tirado o tapete do perigo de prevaricação – continuar como presidente do SLB – o ministério público ficou com as calças em baixo: as penas de coacção, retirando a espampanante caução, resumiram-se a “termo de identidade e residência”. De resto, já na quinta-feira, salvo erro, o antigo ministro Rui Pereira declarara que Vieira se afastara da presidência para evitar a prisão preventiva. E mais, toda a urgência da tomada de posse de Rui Costa e respectivas comunicações À CMVM destinaram-se a tornar efectiva a suspensão antes da audiência em tribunal prevista para sexta. Não foi “uma facada nas costas” como diz o grosso Gomes da Silva, a urgência foi uma necessidade de Vieira, era isso ou prisão preventiva.

  4. Desta vez tenho que concordar com o “Paulo L”. Bem, simpatizo com Viera, não por que seja bonito e fala-fala, mas pelo que fez do Benfica. A sua vida particular nada me interessa, além de que não vi nada que seja relevante utilizar contra a sua pessoa. O questão é o Benfica, o poder judicial e a comunicação que lhe é afecta tiveram o máximo cuidado em juntar, sempre, Vieira o Benfica, sem Benfica a coisa não tinha nenhum interesse, não daria centenas de primeiras páginas, aberturas e horas e horas de entorpecimento televisivo.
    Sobre o judicial e o “Cartão Vermelho”, se não estivesse à espera das medidas de coacção, teria soltado uma gargalhada: tirado o tapete do perigo de prevaricação – continuar como presidente do SLB – o ministério público ficou com as calças em baixo: as penas de coacção, retirando a espampanante caução, resumiram-se a “termo de identidade e residência”. De resto, já na quinta-feira, salvo erro, o antigo ministro Rui Pereira declarara que Vieira se afastara da presidência para evitar a prisão preventiva. E mais, toda a urgência da tomada de posse de Rui Costa e respectivas comunicações À CMVM destinaram-se a tornar efectiva a suspensão antes da audiência em tribunal prevista para sexta. Não foi “uma facada nas costas” como diz o grosso Gomes da Silva, a urgência foi uma necessidade de Vieira, era isso ou prisão preventiva.

    • Só faltou “anunciar” que o Vieira é o Al Capone português e que a instituição Benfica é uma associação criminosa!! Vontade não lhes faltará, tal é a azia!!

  5. Se não podem vender, então a quem podem? A um comprador indicado pela CMVM? O caro confunde uma transacção de acções com uma OPA, Se o um accionista quer vender, uma parcela significativa do capital, mas não a maioria, o vendedor pode comunicar aos 70% que vai vai vender e ponto. Os 70% podem afirmar interesse na compra, o que é ilegal segundo a recusa da OPA pela CMVM, reaver acções com fundos próprios. A SAD só poderia recuperar essas acções “transviadas” pela emissão de um aumento de capital da SAD tendo como finalidade a referida recompra. E mesmo nessa situação, tal só aconteceria se a SAD oferecesse pelas acções um valor que os detentores aceitassem.
    Note, sou um quase leigo nestas questão técnicas, todos os meus considerandos são puramente deduzidos a partir do que julgo saber/entender. E como o caro refere. as acções poder ser transaccionadas, “caso os vendedores aceitem o melhor preço apresentado”. Apresentado por quem? Melhor para quem? Mais, segundo as “notícias”, a operação de venda não está concluída, existe apenas uma intenção de compra/venda sinalizado por um insignificante milhão.
    Se Vieira e Santos controlam 25% do capital, restam cinco que não estão na posse do Clube, resumindo, o único accionista que pode comprar esses 25% é o clube e só ele, obviamente o clube não está interessado. Ou não pode disponibilizar os recursos nessa aquisição.
    É minha convicção que a CMVM cometeu um erro crasso, julgo que chamar-lhe abuso de poder seria mais adequado, as sociedades anónimas desportivas, cotadas em bolsa, não são como as outras sociedades comerciais, os subscritores iniciais das SAD não o fizeram para beneficiar do risco/lucro do jogo accionista, fizeram-no como um “empréstimo” necessário para o início da SAD. Qualquer tribunal competente perceberá que os accionistas que abandonem a SAD têm o direito a ser reembolsados desse “empréstimo” que fizeram.
    A sério, isto diverte-me, vai fazer correr muita tinta e nada tem a ver com “cartões vermelhos”. E quem tiver 25% da SAD do Benfica, sendo o clube aberto que é, controlará e depois dominará a SAD. Há muitos anos que considero que o Benfica será o primeiro clube português privado, não existem em Portugal condições para “Fundações” como em Espanha, no Barcelona ou Real Madrid. Os clubes de sócios estão mortos, não fazem sentido.

  6. Uau sr. AS, mas como é que sabes tanto? Lololol
    Até estou parvo com o sr. Advogado As, o presidente (que já foste) desta grande instituição que é o Benfica, enganou-se no advogado. Hahahaha

    • Ó Alexx, parafraseando o outro, “aquilo que me importa é o que não sei, o que sei não passa de um sótão desorganizado”. Ou mais ou menos. Sou um ingrato social: não compro nada de borla e pensar dá cá uma trabalheira…
      Cumprimentos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.