Vieira acredita que João Félix poderá vencer a Bola de Ouro (e deixa um desafio aos rivais)

Hugo Delgado / Lusa

O presidente do Benfica acredita que  João Félix poderá vir a ganhar no futuro a Bola de Ouro. No entender de Luís Filipe Vieira, que falou à Rádio Renascença, o jovem de 19 anos será um jogador “de topo mundial”.

“Bola de Ouro? Por que não? Pode acontecer com o João Félix. É um jovem muito bem estruturado. Com 19 anos e com o assédio que tem tido, mantém-se igual, na forma de vestir e conviver. Não se deslumbrou. Tem um futuro longo pela frente, e será de topo mundial, será uma referência e não tenho dúvidas nenhumas”, afirmou.

Quanto à continuidade de João Félix, que tem sido apontado a vários clubes internacionais como o Atlético de Madrid e o Manchester United, Vieira não revelou nenhuma informação.

“Não sei se [João Félix] será o sucessor do Cristiano Ronaldo, mas que tem condições para ser de topo mundial, isso tem, como já é o Bernardo Silva“, exemplificou.

Em declarações à RR, o presidente das “águias” falou ainda da formação do Seixal, explicando que grandes promessas da Luz – como Renato Sanches, Bernardo Silva ou João Cancelo – acabaram por sair do clube por motivos financeiros. Ainda assim, não esconde o orgulho nos jogadores que saíram da formação. “Qualquer um de nós tem de ter orgulho, porque se saíram [Renato, Cancelo e Bernardo], de certeza que era numa altura em que as finanças do Benfica também precisavam”, assume.

De acordo com Vieira, a intenção do Benfica não foi formar para vender: “O que as pessoas especulam é que houve um período em que tivemos determinados jogadores poderiam ter a mesma oportunidade de entrar na equipa”, sustentou.

Acrescentado: “Também para não estarmos a especular sobre treinadores, há aqueles que têm mais vocação para jovens e outros menos, mas também tínhamos um plantel muito vasto naquela altura e se calhar a estratégia foi, e acho que foi bem pensada, dar a conhecer o que é que produzimos no Seixal, como o Bernardo Silva, João Cancelo, Hélder Costa e Ivan Cavaleiro. Foi uma boa oportunidade de mostrarmos ao mundo do futebol o que era a formação do Benfica”.

O desafio aos rivais

Partindo do mote da formação, o presidente encarnado considerou ainda que a estratégia do Benfica deve “ser adotada pelos outros clubes”, desafiando o outros emblemas a apostar em jovens promessas.

“A estratégia que existe no Benfica deve ser replicada pelos outros clubes portugueses. Não faz sentido o investimento feito por determinados clubes em Portugal, que têm sucesso desportivo, se esses jogadores não tiverem acesso a competir nas suas equipas”, referiu o presidente do Benfica. “Um desses clubes, recentemente, ganhou a Youth League”, acrescentou, referindo-se ao FC Porto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …