Cavani? “Se me tenho encontrado com ele, tínhamos assinado se calhar”

Com as eleições à presidência do SL Benfica a aproximarem-se, Luís Filipe Vieira concedeu uma entrevista ao programa Trio d’Ataque, da RTP3, este domingo.

O recandidato à liderança do emblema da Luz falou sobre tudo, desde a Operação Lex e o caso dos emails até à novela de Cavani e a vinda de Jorge Jesus.

Sobre este último, Luís Filipe Vieira garantiu que não foi uma jogada para ganhar as eleições, “até porque o Jorge Jesus era muito controverso na família benfiquista”. O treinador português regressou esta época ao Benfica após uma ausência em que treinou Sporting, Al Hilal e Flamengo.

“Agora, o Seixal faz parte da estratégia do Benfica e não faz parte da estratégia de nenhum treinador. É prioritária e vai continuar a ser”, disse Vieira, justificando que as saídas de Florentino, Jota, Gedson e Tiago Dantas foram pedidas pelos próprios jogadores.

Há quase 20 anos à frente do clube, Luís Filipe Vieira salienta o trabalho que desenvolveu: “O Benfica foi refundado, o que é uma diferença muito grande. Naquela altura, vi desaparecer quem hoje se diz ser da oposição. Era preciso arriscar muito. Outros fugiram, outros ficaram ressabiados”.

Em relação às contratações dos benfiquistas neste mercado de transferências, o presidente encarnado não mostra arrependimentos. E até dá o exemplo de Darwin, que foi o que custou mais dinheiro e que “será uma referência no futuro do futebol mundial”.

E sobre Cavani? “O Benfica fez uma proposta sensata, a que podia fazer. Nunca houve um papel escrito. Até que ele vai para Ibiza e, quando recebi a proposta por escrito, vi que o valor era quase o dobro. Então nada feito. Mas houve esse interesse. Se me tenho encontrado com ele, tínhamos assinado se calhar. Cara a cara”, explicou LFV, citado pela Tribuna Expresso.

Questionado sobre por que não aceitou debates com outro candidatos, Vieira diz ter apreciado muito os debates no Sporting, mas que não quer aquilo para o seu clube. “Não podemos ter aquela palhaçada. Aquilo era o riso nacional”, atirou.

“Sou presidente do Benfica há 16 anos e nunca fiz um debate com ninguém. Há canais de televisão e podem lá ir apresentar medidas. Eu não me presto a isso. Ainda não ouvi nenhum candidato dizer o que vai fazer de novo no Benfica”, acrescentou.

Um dos temas que também gerou mais polémica recentemente foi a presença de António Costa na Comissão de Honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira. “O António foi meu apoiante em 2016, como cidadão e sócio do Benfica, e agora foi na mesma condição”, explicou.

Sobre o fraco desempenho do clube nas competições europeias, o presidente das ‘águias’ garante ter equipa para disputar a Liga dos Campeões.

“Vamos ser claros. Imaginemos que o Benfica tinha sido apurado e chegava aos oitavos-de-final. A partir dali é uma lotaria. Quem jogou à bola sabe que é assim”, disse.

Luís Filipe Vieira é um dos principais arguidos da Operação Lex, no entanto, nesta entrevista, recusou estar envolvido.

“Não lhe ofereci nada [a Rangel]. A justiça acho que funciona em Portugal. Nunca serei julgado por nenhum jornal, nem por nenhuma televisão. Se não fosse presidente do Benfica, tenho a certeza que não estava naquele julgamento. O que se devia dizer é como é que o Estado português, seja eu ou outro, fechar-lhe a porta. Demorei nove anos a ser ressarcido de dinheiro. O que tinha eu de pedir ao juiz Rui Rangel?”, questionou.

Sobre o caso dos emails, a posição é a mesma, negando a veracidade das acusações: “Acham que o Benfica, nos últimos sete ou oito anos, não teve os melhores plantéis de Portugal? Ganhámos quatro campeonatos seguidos. Era preciso andarmos a pedir favores a árbitros?”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …