Os vídeos de covid-19 mais vistos no YouTube incitam medo e ansiedade

Roman Pilipey / EPA

Uma equipa de investigadores concluiu que a maioria dos vídeos mais vistos no YouTube sobre covid-19 incitam medo e ansiedade às pessoas, em vez de as informar sobre comportamentos de prevenção.

A maioria dos vídeos mais populares no YouTube sobre o novo coronavírus não são de todo informativos no que toca à prevenção da disseminação da doença. Pelo contrário, 84% desses vídeos mencionam morte e 79% deles incitam medo e ansiedade às pessoas.

Estas conclusões derivam de um novo estudo publicado este mês na revista científica JMIR Public Health and Surveillance. Numa altura em que não há vacina para o vírus, o trabalho de mitigação passa um pouco por todos nós, sendo necessário tomar medidas de prevenção, contenção e higienização.

Como tal, é fundamental que as pessoas estejam informadas para que não cometam erros que possam contribuir para a disseminação da doença. Os investigadores quiseram examinar que contributo o YouTube estaria a dar neste sentido e chegaram a uma conclusão algo indesejada.

Em janeiro, os investigadores recolheram uma lista dos 100 vídeos mais vistos do YouTube sobre o novo coronavírus. Em março, estes vídeos tinham já um total de 165 milhões de visualizações. De acordo com o PsyPost, os resultados mostraram que menos de um terço dos vídeos mencionavam algum dos comportamentos de prevenção delineados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Cerca de um quarto destes vídeos mencionavam a lavagem de mãos e menos de um quinto referiam a desinfeção de superfícies ou como cobrir adequadamente tosse e espirros.

Além disso, 29% dos vídeos avisava às pessoas para ficarem em casa quando apresentassem sintomas e perto de um terço (31%) apelava às pessoas para evitassem o contacto com aqueles que estivessem doentes.

O grande número de visualizações mostra que o YouTube é visto como uma fonte significativa de informação durante a pandemia de covid-19. No entanto, isto mostra que esta plataforma acaba por não ser de todo informativa e pode levar a que comportamentos de risco se multipliquem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …