Vídeo mostra como míssil norte-coreano quase atingiu o Japão

A Coreia do Norte divulgou este sábado um vídeo editado com detalhes do lançamento do seu mais recente míssil balístico intercontinental, ICBM, realizado na sexta-feira, e que chegou perigosamente perto de uma das ilhas do Japão.

No vídeo de quase três minutos, o míssil Hwasong-14 foi levado por um camião responsável pelo lançamento para Mupyong-ri, na província de Jagang, no nordeste norte-coreano. O método de lançamento foi semelhante ao utilizado no início do mês num teste com ICBM.

De acordo com Pyongyang, o míssil lançado na sexta-feira voou 998 quilómetros em 47 minutos, em direção ao mar do Japão, também conhecido como mar do Leste, atingindo uma altitude máxima de 3.725 quilómetros.

Toda a atividade foi acompanhada pelo líder do país, Kim Jong-un. Segundo o governo norte-coreano, o teste bem sucedido foi um “aviso severo” aos Estados Unidos e o ICBM do país asiático pode atingir “qualquer parte” do território norte-americano.

Já imagens obtidas pela rede de TV japonesa NHK mostram um brilho no ar que seria o míssil da Coreia do Norte, momentos antes de cair no mar. Nas imagens, o brilho atinge o mar por volta das 00h28 de sexta-feira, no nordeste da ilha de Hokkaido.

Segundo Michael Elleman, do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos dos EUA, o brilho observado nas imagens pode ser a ogiva do Hwasong-14. Tendo em conta a distância e a altitude, é provável que tal luz mostre o momento em que o míssil reentrou na atmosfera, antes de atingir o mar.

Após o novo teste norte-coreano com um ICBM – o segundo em menos de um mês –, o Conselho de Segurança da ONU deve realizar uma nova reunião de emergência na próxima semana e podem ser aplicadas novas sanções ao regime comunista.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • É mesmo! Não sabia? O míssil lançado no dia 3 de julho tinha alcançado 2,802km de altitude. Estes mísseis saem da atmosfera terrestre. Veja nos sites da BBC e do The Guardian. Está lá explicado.

RESPONDER

Depois do Idai, ainda há carência de comida e água potável

São milhares os desalojados que, após o ciclone Idai, continuam sem acesso a água potável. Além disso, a necessidade de comida mantém-se em níveis inalterados. Os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), patentes no …

Há mulheres-polícia que recebem menos quando estão grávidas

De acordo com um relatório sobre as iniquidades de género dentro da Polícia de Segurança Pública (PSP), ao qual a revista Sábado teve acesso, há mulheres-polícia que recebem menos quando ficam grávidas. Segundo o inquérito realizado …

França. Governo adia entrada em vigor das novas pensões

O novo sistema universal de pensões em França vai abranger apenas as gerações nascidas a partir de 1975 e só terá nova formulação, através de pontos, a partir de 2025. O novo sistema universal de pensões …

Greta Thunberg é a "Personalidade do Ano" da revista Time

Greta Thunberg é a “Personalidade do Ano” mais jovem alguma vez escolhida pela revista Time. A capa da edição de 23 de dezembro foi divulgada esta quarta-feira. A revista norte-americana Time elegeu a ativista climática sueca …

Erupção do Whakaari. Nova Zelândia encomendou 120 metros quadrados de pele para tratar os feridos

A Nova Zelândia já encomendou 120 metros quadrados de pele humana aos Estados Unidos para tratar os 30 feridos do vulcão Whakaari, na Ilha Branca. Cirurgiões neozelandeses têm trabalhado sem parar dado o número de queimados …

Entidade Reguladora da Saúde diz que fez tudo o que devia no caso do bebé sem rosto

Esta quarta-feira, a presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as …

Legislação não impede que animais selvagens sejam vendidos a circos estrangeiros

A nova lei de proteção a animais selvagens não impede que estes sejam vendidos e continuem a ser usados em circos estrangeiros. Animais como camelos, cães e cavalos continuam a poder ser usados. A lei de …

Oito migrantes do norte de África desembarcam na praia de Monte Gordo

Oito migrantes oriundos do norte de África foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima, depois de desembarcarem em Monte Gordo, no Algarve. Oito migrantes foram detidos na manhã desta quarta-feira pela Polícia Marítima em …

Universidade impede que Laurent seja o mais novo a licenciar-se e criança desiste

Laurent Simons já não deverá ser o menino mais novo do mundo a licenciar-se, depois de a universidade ter alargado os seus estudos até meados de 2020. A Universidade Técnica de Eindhoven, na Holanda, propôs a …

Malta Files. Rui Pinto diz ter sido um dos denunciantes

Em prisão preventiva desde março, Rui Pinto alega ter sido um dos denunciantes do caso Malta Files, no qual foram revelados centenas de milhares de documentos de empresas que fugiam ao fisco para pagar os …