Vídeo mostra como míssil norte-coreano quase atingiu o Japão

A Coreia do Norte divulgou este sábado um vídeo editado com detalhes do lançamento do seu mais recente míssil balístico intercontinental, ICBM, realizado na sexta-feira, e que chegou perigosamente perto de uma das ilhas do Japão.

No vídeo de quase três minutos, o míssil Hwasong-14 foi levado por um camião responsável pelo lançamento para Mupyong-ri, na província de Jagang, no nordeste norte-coreano. O método de lançamento foi semelhante ao utilizado no início do mês num teste com ICBM.

De acordo com Pyongyang, o míssil lançado na sexta-feira voou 998 quilómetros em 47 minutos, em direção ao mar do Japão, também conhecido como mar do Leste, atingindo uma altitude máxima de 3.725 quilómetros.

Toda a atividade foi acompanhada pelo líder do país, Kim Jong-un. Segundo o governo norte-coreano, o teste bem sucedido foi um “aviso severo” aos Estados Unidos e o ICBM do país asiático pode atingir “qualquer parte” do território norte-americano.

Já imagens obtidas pela rede de TV japonesa NHK mostram um brilho no ar que seria o míssil da Coreia do Norte, momentos antes de cair no mar. Nas imagens, o brilho atinge o mar por volta das 00h28 de sexta-feira, no nordeste da ilha de Hokkaido.

Segundo Michael Elleman, do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos dos EUA, o brilho observado nas imagens pode ser a ogiva do Hwasong-14. Tendo em conta a distância e a altitude, é provável que tal luz mostre o momento em que o míssil reentrou na atmosfera, antes de atingir o mar.

Após o novo teste norte-coreano com um ICBM – o segundo em menos de um mês –, o Conselho de Segurança da ONU deve realizar uma nova reunião de emergência na próxima semana e podem ser aplicadas novas sanções ao regime comunista.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • É mesmo! Não sabia? O míssil lançado no dia 3 de julho tinha alcançado 2,802km de altitude. Estes mísseis saem da atmosfera terrestre. Veja nos sites da BBC e do The Guardian. Está lá explicado.

RESPONDER

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …