Vídeo mostra como míssil norte-coreano quase atingiu o Japão

A Coreia do Norte divulgou este sábado um vídeo editado com detalhes do lançamento do seu mais recente míssil balístico intercontinental, ICBM, realizado na sexta-feira, e que chegou perigosamente perto de uma das ilhas do Japão.

No vídeo de quase três minutos, o míssil Hwasong-14 foi levado por um camião responsável pelo lançamento para Mupyong-ri, na província de Jagang, no nordeste norte-coreano. O método de lançamento foi semelhante ao utilizado no início do mês num teste com ICBM.

De acordo com Pyongyang, o míssil lançado na sexta-feira voou 998 quilómetros em 47 minutos, em direção ao mar do Japão, também conhecido como mar do Leste, atingindo uma altitude máxima de 3.725 quilómetros.

Toda a atividade foi acompanhada pelo líder do país, Kim Jong-un. Segundo o governo norte-coreano, o teste bem sucedido foi um “aviso severo” aos Estados Unidos e o ICBM do país asiático pode atingir “qualquer parte” do território norte-americano.

Já imagens obtidas pela rede de TV japonesa NHK mostram um brilho no ar que seria o míssil da Coreia do Norte, momentos antes de cair no mar. Nas imagens, o brilho atinge o mar por volta das 00h28 de sexta-feira, no nordeste da ilha de Hokkaido.

Segundo Michael Elleman, do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos dos EUA, o brilho observado nas imagens pode ser a ogiva do Hwasong-14. Tendo em conta a distância e a altitude, é provável que tal luz mostre o momento em que o míssil reentrou na atmosfera, antes de atingir o mar.

Após o novo teste norte-coreano com um ICBM – o segundo em menos de um mês –, o Conselho de Segurança da ONU deve realizar uma nova reunião de emergência na próxima semana e podem ser aplicadas novas sanções ao regime comunista.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • É mesmo! Não sabia? O míssil lançado no dia 3 de julho tinha alcançado 2,802km de altitude. Estes mísseis saem da atmosfera terrestre. Veja nos sites da BBC e do The Guardian. Está lá explicado.

RESPONDER

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …

Paulo Pedroso deixou de ser militante do PS antes das eleições

O ex-ministro e antigo porta-voz do PS, Paulo Pedroso, disse esta segunda-feira à agência Lusa que deixou de ser militante do Partido Socialista antes das eleições legislativas de outubro, sem querer avançar as razões da …

Descoberto o aparelho digestivo fossilizado mais antigo já conhecido

Cientistas descobriram fósseis com 550 milhões de anos, no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, que podem ter os aparelhos digestivos mais antigos já conhecidos. Entre cerca de 580 e 540 milhões de anos atrás, no …

Dois fetos encontrados sem vida em Espinho

Dois fetos foram encontrados esta segunda-feira sem vida em Espinho, adiantaram fontes da PSP à agência Lusa. Uma fonte da PSP de Aveiro avançou ter recebido às 12:22 um alerta para a existência de um …

Infarmed recomenda suspensão de medicamento devido a risco de cancro de pele

O Infarmed recomendou aos profissionais de saúde que deixem de prescrever Picato, um tratamento cutâneo de queratose atínica não-hiperqueratósica e não-hipertrófica, e aos doentes que não o usem. O gel, cuja substância ativa é o mebutato …

Três mísseis caem junto a embaixada dos EUA em Bagdade

Três projéteis caíram na noite de segunda-feira na designada '"zona verde" da capital iraquiana, perto da embaixada dos EUA, indicaram à AFP fontes dos serviços de segurança, que não mencionaram a existência de vítimas. A informação …

Estudo sugere que modernização reduz importância da religião na felicidade das pessoas

Em países mais desenvolvidos e em que há uma maior perceção de liberdade, a religião desempenha um papel menos importante na felicidade das pessoas. Um novo estudo sugere que em países em que a felicidade das …

Estrelas K são os melhores lugares para procurar vida

Na busca por vida para lá da Terra, os astrónomos procuram planetas na "zona habitável" de uma estrela onde as temperaturas são ideais para que a água líquida exista à superfície de um planeta. Uma ideia …