Vídeo-convite para estudar em Lisboa é um sucesso (mas também uma grande paródia)

Um vídeo encomendado pela Câmara Municipal de Lisboa para incitar os estrangeiros a virem estudar para a capital portuguesa está a ser um êxito na Internet. Contudo, as imagens que mostram um alemão apaixonado por Lisboa estão também a lembrar o pior que a cidade tem para oferecer.

Criado no âmbito do projecto “Study in Lisbon“, lançado neste mês pela autarquia da capital, o vídeo-convite intitulado “Study in Lisbon – A Life Lesson” (Estudar em Lisboa – Uma Lição de Vida) procura aliciar os estudantes estrangeiros a virem estudar para Lisboa.

Nas imagens, Tom, apresentado como um estudante alemão de Erasmus, confessa a sua paixão pela cidade, numa espécie de carta aos pais a explicar porque não consegue ir embora. A terminar o vídeo, deixa-lhes o convite para o visitarem na capital portuguesa.

Criado pela produtora portuguesa Forever in Movies, responsável por campanhas para marcas como a Dove, o Lidl e a TAP, o vídeo está a ser um êxito na Internet.

Segundo dados da produtora, em apenas três dias, o vídeo já teve mais de meio milhão de visualizações e motivou mais de 10 mil partilhas.

Na publicação na página da Invest Lisboa no Facebook, que também está envolvida na iniciativa da Câmara, há vários comentários de estrangeiros que confessam também, o seu “amor por Lisboa”.

É o caso do húngaro Jeney Erzsébet, que se diz apaixonado pelo “estilo de vida português”, pelo “sol, mar, bons vinhos e comidas, coração aberto, pessoas adoráveis, paisagens maravilhosas” e “fantástica cultura musical”.

No entanto, simultaneamente, vão também surgindo portugueses – em particular lisboetas – a lembrarem os problemas da cidade, como o trânsito caótico e as obras por todo o lado, os taxistas e os atrasos do Metro.

E começam já a aparecer as primeiras paródias ao vídeo.

Há também quem se queixe do aumento no preço das rendas das casas, com a chegada de tantos estrangeiros para viverem na cidade, e a utilizadora do Facebook Maria de Moura ironiza: “é óptimo viver em Lisboa, com vencimentos da Alemanha“.

“Com ordenados de 500 euros e rendas de 750 euros por um T0 de 20m2 no centro, esta cidade é o expoente máximo da hipocrisia”, queixa-se por seu turno o utilizador Tiago Câmara no Facebook da Invest Lisboa.

Somos uma espécie de xanax… Um país triste e pobre por dentro, mas de sorriso na cara“, desabafa.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Porto 5 - 0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …