Vídeo-convite para estudar em Lisboa é um sucesso (mas também uma grande paródia)

Um vídeo encomendado pela Câmara Municipal de Lisboa para incitar os estrangeiros a virem estudar para a capital portuguesa está a ser um êxito na Internet. Contudo, as imagens que mostram um alemão apaixonado por Lisboa estão também a lembrar o pior que a cidade tem para oferecer.

Criado no âmbito do projecto “Study in Lisbon“, lançado neste mês pela autarquia da capital, o vídeo-convite intitulado “Study in Lisbon – A Life Lesson” (Estudar em Lisboa – Uma Lição de Vida) procura aliciar os estudantes estrangeiros a virem estudar para Lisboa.

Nas imagens, Tom, apresentado como um estudante alemão de Erasmus, confessa a sua paixão pela cidade, numa espécie de carta aos pais a explicar porque não consegue ir embora. A terminar o vídeo, deixa-lhes o convite para o visitarem na capital portuguesa.

Criado pela produtora portuguesa Forever in Movies, responsável por campanhas para marcas como a Dove, o Lidl e a TAP, o vídeo está a ser um êxito na Internet.

Segundo dados da produtora, em apenas três dias, o vídeo já teve mais de meio milhão de visualizações e motivou mais de 10 mil partilhas.

Na publicação na página da Invest Lisboa no Facebook, que também está envolvida na iniciativa da Câmara, há vários comentários de estrangeiros que confessam também, o seu “amor por Lisboa”.

É o caso do húngaro Jeney Erzsébet, que se diz apaixonado pelo “estilo de vida português”, pelo “sol, mar, bons vinhos e comidas, coração aberto, pessoas adoráveis, paisagens maravilhosas” e “fantástica cultura musical”.

No entanto, simultaneamente, vão também surgindo portugueses – em particular lisboetas – a lembrarem os problemas da cidade, como o trânsito caótico e as obras por todo o lado, os taxistas e os atrasos do Metro.

E começam já a aparecer as primeiras paródias ao vídeo.

Há também quem se queixe do aumento no preço das rendas das casas, com a chegada de tantos estrangeiros para viverem na cidade, e a utilizadora do Facebook Maria de Moura ironiza: “é óptimo viver em Lisboa, com vencimentos da Alemanha“.

“Com ordenados de 500 euros e rendas de 750 euros por um T0 de 20m2 no centro, esta cidade é o expoente máximo da hipocrisia”, queixa-se por seu turno o utilizador Tiago Câmara no Facebook da Invest Lisboa.

Somos uma espécie de xanax… Um país triste e pobre por dentro, mas de sorriso na cara“, desabafa.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …