/

Relatório da NASA diz que podemos encontrar vida alienígena brevemente

22

NASA

Uma equipa de cientistas da NASA adiantou que poderá ser possível encontrar vestígios da vida alienígena nas próximas décadas, alertando, contudo, que o contacto com estas formas de vida será feito através de evidências indiretas. 

Esta é um procura de décadas: os cientistas continuam a investigar para perceberem se estamos realmente sozinhos no Universo ou se a vida alienígena pode existir noutros planetas distantes – agora, e de acordo com um novo documento da agência espacial norte-americana (NASA), parece possível chegar a uma resposta mais cedo do que imaginávamos.

Em causa está o relatório Biosignature False Positives, elaborado por cientistas do  Instituto Goddard de Estudos Espaciais e do Centro de Voos Espaciais Goddard. O documento frisa ser possível encontrar vida extraterrestre nas próximas décadas, mas nota que este contacto não terá, por exemplo, um “extraterrestre a apertar-nos a mão”, como tantas vezes esta imagem foi sendo criada ao longos dos anos na ficção científica.

“Ao tentar detetar vida em planetas que orbitam outras estrelas, a observação direta da vida – focando uma única árvore numa floresta alienígena, ou ver um alienígena, ou ter o alienígena a apertar a nossa mão) é totalmente improvável”, pode ler-se.

“Contudo, nas próximas décadas poderá ser possível observar evidências indiretas desta vida recorrendo às chamadas bioassinaturas”, afirma o relatório. Tal como explicam os cientistas, entende-se por “bioassinatura” “qualquer medição ou observação que exija uma origem biológica para explicar o que se mede ou observa”.

Partindo do exemplo da Terra, entende-se como bioassinaturas terrestres “fósseis de dinossauros, embalagens vazias e o oxigénio”, enumera o documento. Cada uma destas observações, adianta o mesmo relatório, fornece uma evidência indireta, de valor variável, da presença de vida existente ou já extinta.

Os falsos positivos

No mesmo documento, os cientistas alertam ainda para a possibilidade de encontrar falsos positivos durante a procura, uma vez que alguns processos podem mascarar ou imitar as provas que os cientistas há anos procuram.

“Na procura por formas de vida, seja na parte mais antiga dos registos geológicos da Terra, seja em planetas do nosso Sistema Solar, como Marte, ou especialmente em planetas extras-solares, nós devemos inferir sobre a existência de vida a partir do seu impacto local ou global sobre o ambiente”.

E sustentam: “Estas bioassinaturas, frequentemente identificadas a partir da influência conhecida de organismos terrestres sobre a atmosfera e a superfície da Terra, podem ser diagnosticadas incorretamente quando as aplicamos a mundos alienígenas. Os chamados falsos positivos podem ocorrer quando outro processo ou conjunto de processos mascara ou imita uma bioassinatura”, observam os autores do relatório.

Recentemente, e a propósito da procura de vida alienígena, o chefe do departamento de Astronomia da Universidade de Harvard, Avi Loeb, especulou que o estranho Oumuamua, que atualmente viaja pelo nosso Sistema Solar, não fosse nem um cometa nem um asteróide, mas antes uma nave alienígena. O docente tem reiterado essa teoria.

22 Comments

  1. Já encontramos há décadas atrás , a nasa brinca com a gente com essa informação, como se batesse palmas para nos que somos retardados acreditar que é música

  2. A nasa é boa a gastar trilhioes de dolars de resto nunca sairam da terra.
    Pois alem das imagens virtuais da terra nao conseguem fazer melhor..e a terra de certeza que é plana isso sem duvida!

    • Sim, sem dúvida!!.. Depois quando chegarem uns senhores de bata branca, vais com eles, está bem? Eles são teus amigos e vão levar-te para um sítio muito bonito onde as paredes são acolchoadas e vais vestires umas camisolas porreiras em que dás abraços a ti mesmo.

      • Hahahahaaaaa!…
        Esses brasileiros estão mesmo todos comidos pelas seitas/religiões e pela falta de cultura/educação….

      • Só americanos e brasileiros acreditam na terra plana e depois há as seitas religiosas que no Brasil até ajudam a eleger o presidente!…
        Percebeu agora?!

      • O Sr é um ridículo . É essa a sua visão dos brasileiros?
        Deve ser um português capacho da União Europeia

      • Não, só dos brasileiros que acreditam na terra plana e em todas as conspirações sem sentido – já para não falar das seitas religiosas como a IURD, etc!…
        Isso é que é ridículo!…

  3. Aé e dicerto não tem mais vidas além do ser humano por aí, que hipocrisia do cão, a NASA até já sabe sobre eles só não sabe onde ele tão por aí, e não sabe porque se não já teria matado, estudado, aprisionado e muito mais com eles. Ser humano precisa é de uma lição do criador.

    • Sim, sem dúvida!!.. Depois quando chegarem uns senhores de bata branca, vais com eles, está bem? Eles são teus amigos e vão levar-te para um sítio muito bonito onde as paredes são acolchoadas e vais vestires umas camisolas porreiras em que dás abraços a ti mesmo.

  4. Claro que não, até porque não temos “ténukulolgia” para isso. E, é por demais evidente. Só se forem eles a virem passar uma férias aqui, e aproveitarem fazer umas selfies com a Madonna na praia da Comporta, ou quiçá ajudarem o Trump a fazer o muro.
    Se calhar, eles até andam por aqui nas redondezas, mas como já viram o que é que a casa gasta, não estão para nos aturar, isto a serem verdadeiras algumas “aparições” (a de Fátima incluída, pois os pastorinhos há 100 anos sabiam lá distinguir a Nossa Senhora, dum fato espacial).

  5. Especulações só isso que sabem fazer,de uma certeza absoluta da ida a lua a uma enorme desconfiança e encobrimento de uma gigantesca fraude e agora com os chineses a instalarem rovers e satelites na lua para se prepararem para a sua exploração e de terem negado terem visto qualquer bandeira americana na lua lançando novas evidências da fraude, só resta uma alternativa a Nasa…

  6. Gente Será que a Nasa esconde um Deus? Sim, porque um ser alienígena não pode ser diferente que um Deus, um Rei… etc. Portanto, eu ainda acho poco provável que eles capturaram um ET. Foi mas fácil os ets pegarem agentes. Pois sempre há relatos de falecimento dos Norte americanos.. a ideia seria de pedir a vida eterna para esses alienígenas..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.