Vice-Presidente dos EUA vacina-se em público para “reforçar confiança”

Doug Mills / POOL / EPA

O vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, já foi vacinado contra a covid-19

O vice-Presidente norte-americano foi vacinado, esta sexta-feira, com uma dose do fármaco criado pela Pfizer/BioNTech contra a covid-19 durante um evento na Casa Branca, transmitido em direto pela televisão.

Mike Pence, responsável nos últimos meses pelo combate contra a pandemia a partir da Casa Branca, esteve acompanhado pela sua mulher Karen e pelo cirurgião geral Jerome Adams, que também foram vacinados.

“Não senti nada. Bom trabalho. Agradeço o vosso serviço ao país”, declarou o vice-Presidente dos Estados Unidos aos profissionais de saúde depois de ter sido vacinado.

Pence declarou estar “feliz por ter recebido uma vacina segura e eficaz”. Aliás, tanto ele como a esposa decidiram vacinar-se “em público” para “reforçar a confiança” dos norte-americanos após o início, esta segunda-feira, da campanha de vacinação com o fármaco da Pfizer/BioNTech.

O Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, de 78 anos, também vai ser vacinado contra o SARS-CoV-2 durante os próximos dias. Já o Presidente cessante, o republicano Donald Trump, que tem 74 anos, e que já esteve infetado, ainda não deu nenhuma indicação de quando poderá ser vacinado.

Entretanto, os EUA preparam-se para autorizar uma segunda vacina contra a doença: o fármaco fabricado pela Moderna. Na quinta-feira, um comité de peritos pronunciou-se a favor da autorização urgente da vacina, o que sugere uma decisão positiva da Agência norte-americana de medicamentos (FDA).

Esta sexta-feira, o Presidente norte-americano garantiu através da sua conta no Twitter que esta vacina foi “aprovada de forma esmagadora” e que a sua “distribuição vai começar imediatamente”. Trump avisou ainda a Europa e outras partes do mundo muito atingidas pelo “vírus chinês (…) que as vacinas estão a caminho”.

Este anúncio acontece antes da confirmação da própria FDA.

No continente europeu, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) também anunciou uma reunião extraordinária a 6 de janeiro para concluir a avaliação desta vacina.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 1.662.792 mortos resultantes de mais de 74,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (310.792) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 17,2 milhões).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …