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Condutores acusam Via Verde de “fraude” e “tentativa de extorsão” com identificadores

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Vários condutores queixam-se de que a Via Verde os está a “pressionar” para mudarem os identificadores dos seus carros no que referem ser uma “tentativa de extorsão” para subscreverem pagamentos anuais ou mensais. A empresa nega.

O Portal da Queixa tem sido inundado, nos últimos meses, por queixas de vários utilizadores da Via Verde que lamentam que a empresa está a solicitar a mudança de identificadores alegando que não estão a funcionar. Só que alguns dos condutores garantem que as cobranças estão a ser feitas sem problemas.

Telmo Santos é uma das pessoas que deixa a sua reclamação no Portal da Queixa, garantindo que está a ser “pressionado pela Via Verde a regularizar o identificador” devido a “alegadas anormalidades” que este utilizador do sistema diz que que “não existem porque o mesmo funciona bem e as cobranças têm sido feitas”.

“Além disso as opções são para regime de aluguer e não manutenção do mesmo vitaliciamente”, atira ainda numa queixa data de 29 de Novembro de 2022.

Nesse mesmo dia, o utilizador Miguel Ferrreira fala em “abuso” noutra queixa no mesmo portal. “Fui obrigado a solicitar a substituição do identificador, mesmo contra a minha vontade”, atira.

Dois dias antes, Heliodoro Rodrigues escreveu outra reclamação onde refere que a Via Verde começou a indicar, quase em simultâneo, que o seu identificador e o da mulher estavam “com falhas”, mesmo “tendo sido comprados em anos diferentes”.

“Achei estranho porque na portagem acende sempre a luz verde e à saída dá a informação correcta do valor, isso confirma, presumo eu, que o sistema consegue registar a entrada e a saída”, frisa, notando que “no estacionamento também funciona perfeitamente”.

Assim, Heliodoro Rodrigues conclui que “a Via Verde quer obrigar os clientes que têm identificadores comprados, a trocar pelos identificadores de aluguer”. O condutor nota ainda que se trata de uma “fraude” e “tentativa de extorsão” para forçar os consumidores a fazerem “contrato com renda anual”.

Via Verde rejeita acusações de burla

A Via Verde já reagiu a estas queixas, rejeitando “categoricamente qualquer acusação de burla, incompatível com os valores e a prática da marca”, conforme comunicado citado pelo Diário de Notícias.

A empresa refere ainda que só “contacta o cliente quando aparece uma luz amarela na passagem da portagem, indiciando um potencial problema” no identificador. “Se o problema for confirmado, o cliente pode subscrever um plano Via Verde ou, se assim preferir, comprar um identificador novo”, acrescenta, frisando que “a decisão final é sempre do cliente”.

ZAP //

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23 Comments

  1. Eu também recebi um email a pressionar-me para mudar o Identificador. Telefonei para a Via Verde a manifestar o meu estranhamento com a situação porque acende a luz verde quando passo nas portagens e a respetiva cobrança é realizada. A menina que me atendeu disse-me que não via nenhuma anomalia no meu Identificador e sugeriu que eu ignorasse o email, o que fiz.

  2. O problema não é bom como é apresentado, mas passo a explicar.
    Muitos automobilistas adquiriram um zingarelho para passar na via verde há muitos anos julgo que por 20 €.
    Os aparelhos funcionam com uma pilha, que naturalmente de quando em vez tem que ser substituída.
    A pilha custa um euro mais coisa menos coisa.
    Mas depois de subsituir a dita pilha o aparelho tem que ser activado e a via verde cobra tanto ou mais do que por um aparelho novo com mensalidade.
    É a dita sustentabilidade a funcionar …
    Mas deverá ser uma empresa certificada ecologicamente, como não podia deixar de ser … ( os certificadores também mamam …

  3. Aconteceu com 2 identificadores que possuo. Um deles com um ano e nunca chegou a passar em nenhuma via verde. No entanto, recebi uma carta para o substituir. Lamentavelmente já substituí ambos. Cambada de gatunos.

  4. Aconteceu o mesmo comigo, passava acendia a luz amarela mas quando liguei para os serviços diziam para não me preocupar que iam debitar em conta na mesma, e que não pagasse através de nenhum mais serviço disponivel tipo CTT.
    Mais tarde recebi a informação para trocar de dispositivo.
    Ora se é uma alteração de funcionamento ou tipo de serviços diferentes e querem alterar, eu comprei o 1º dispositivo, no mínimo deveria ser reembolsado desse valor não cobrarem pelo novo.

  5. Atenção que nos aparelhos antigos é possível substituir a pilha por 2 ou 3 euros e mesmo nos identificadores mais recentes que obrigavam a ativar dps o aparelho(uma manha da viaverde pra impedir a substituição da pilha).
    Tudo se faz!

  6. Aconteceu com 2 identificadores que possuo. Um deles com um ano e nunca chegou a passar em nenhuma via verde, portanto é mentira quando dizem que apenas “contacta o cliente quando aparece uma luz amarela na passagem da portagem, indiciando um potencial problema”, citei . “Se o problema for confirmado, o cliente pode subscrever um plano Via Verde ou, se assim preferir, comprar um identificador novo”, citei. Mais uma mentira, quando substituí os meus, não me lembro de aparecer a hipótese de comprar, apenas de alugar. E recebi duas cartas para substituir cada um deles. Lamentavelmente já substituí ambos. Uma enorme falta de seriedade, de escrúpulos, de vergonha e de consciência que têm estas mesquinhas pessoas.

  7. É a pura verdade. Tenho sido bombardeado com mail e mensagens. Recentemente, utilizo nas scut’s, o aparelho apita sempre perfeitamente e os movimentos aparecem da mesma maneira que anteriormente… é só para forçar a compra de um novo!

  8. Acabei por substituir 2 ontem… e das 3 opções nenhuma tinha a possibilidade de compra… se isto não é forçar a “adquirir rendas” então não sei… o sentimento é o mesmo que querer comprar um carro mas no stand o vendedor diz-me que só posso alugar, mas atenção se estiver em casa e olhar para ele (carro) não paga nada… mas se for para a estrada tem logo um custo acrescido do uso mais o aluguer… não tenho nenhum termo “sensato” para descrever isto…

  9. Pois…pois…mas os capatazes que mandam nas empresas e os donos disto tudo, defendem os direitos humanos nos outros países e esquecem os direitos dos cidadãos do seu, nosso, país…Haja paciência para tanto.

    • Pois, seria isso que todos deveríamos fazer. Obrigava-os a admitir pessoal e veriam quanto isso lhes iria custar mais. Acontece que perderíamos montes de tempo nas portagens. Tudo contra o mexilhão.

  10. Pois é, esses srs são honestíssimos, mas vejam neste bocadinho quantos de nós nos queixamos do mesmo.
    Tenho 4 vias verdes, 3 de aluguer e uma comprada. Foi exactamente a de compra que me solicitaram trocá-la.
    Não por uma de compra, já nem me é dada essa possibilidade, mas por uma de aluguer a ser paga todos os anos!!!
    As vigarices habituais com a conivência do governo.

  11. Também recebi as mesmas mensagens nos últimos dias dizendo que apresentava anomalias sendo que a última vez que o utilizei foi no mês de Agosto, pois vivo no estrangeiro. Se me enviarem mais uma mensagem dessas cancelo o contrato e passo a utilizar um dispositivo francês que posso usar em todo a Europa.

  12. Tinha um identificador que havia comprado e começou a dar luz amarela nas portagens. Obrigaram-me a subscrever o aluguer de um novo e disseram-me que agora já não havia identificadores para venda mas apenas para aluguer. O governo tem que apurar esta possível fraude.

  13. Tenho um identificador comprado dos antigos, foi um produto bem desenvolvido sem avarias, a pilha tem +/- uma duração de 2 a 3 anos em alguns casos até mais! Sabendo nós, que o fornecedor à Brisa debitava menos de 2€ por unidade e debitavam aos clientes 8€ pela sua substituíção, operação que levava cerca de 2 minutos a fazer (desoldar do pcb a pilha esgotada e soldar a nova Pilha de lítio 3.6V 1200mAh c/ fios axiais ), mesmo que fosse adicionado um pequeno valor ao custo da pilha pelo serviço, o valor cobrado era uma autentico roubo.
    Foi dito num post anterior, que quando era substituída a pilha do identificador o mesmo tinha de ser ativado, não é verdade. Com o meu Identificador, após a substituição da pilha (s) a seguir na 1ª passagem aparecia a sinalização VERDE ok!
    Também recebi um email a informar que o meu Identificador não está a registar corretamente as passagens, tenho tido esta viatura parada +/- há 3 meses a última vez que passei apareceu o semáforo VERDE. Ontem após ter confirmado com um multimetro o valor da tensão da pilha está correta (3,6 volt)! Fui passar na via verde para testar apareceu o semáforo amarelo.Acho que os fulanos introduziram no sistema uma flag para sinalizar Amarelo para todos os Identificadores antigos!

  14. Tenho um identificador com cerca de 12 anos, que comprei, não alugado, e também recebi e-mails a dizer para o substituir, pois estava com os registos incorretos. Liguei para a linha de apoio a reportar o caso e a rapariga disse-me para ignorar, se a luz verde continuasse a aparecer, o que tinha acontecido da última vez que tinha utilizado o identificador. Acontece que por curiosidade, no dia 27 de novembro, ao fazer uma determinada viagem, usei propositadamente um pequeno troço para verificar o funcionamento do identificador, o que para meu espanto acendeu a luz amarela. Desde a última utilização até à última, foi mais ou menos um mês e coincidiu com os e-mails enviados para trocar o dispositivo. Bom resumindo, pedi a troca e não tinha alguma opção para compra, apenas aluguer.
    Onde estará a razão? Enfim mal de quem precisa.

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