Vários condutores queixam-se de que a Via Verde os está a “pressionar” para mudarem os identificadores dos seus carros no que referem ser uma “tentativa de extorsão” para subscreverem pagamentos anuais ou mensais. A empresa nega.
O Portal da Queixa tem sido inundado, nos últimos meses, por queixas de vários utilizadores da Via Verde que lamentam que a empresa está a solicitar a mudança de identificadores alegando que não estão a funcionar. Só que alguns dos condutores garantem que as cobranças estão a ser feitas sem problemas.
Telmo Santos é uma das pessoas que deixa a sua reclamação no Portal da Queixa, garantindo que está a ser “pressionado pela Via Verde a regularizar o identificador” devido a “alegadas anormalidades” que este utilizador do sistema diz que que “não existem porque o mesmo funciona bem e as cobranças têm sido feitas”.
“Além disso as opções são para regime de aluguer e não manutenção do mesmo vitaliciamente”, atira ainda numa queixa data de 29 de Novembro de 2022.
Nesse mesmo dia, o utilizador Miguel Ferrreira fala em “abuso” noutra queixa no mesmo portal. “Fui obrigado a solicitar a substituição do identificador, mesmo contra a minha vontade”, atira.
Dois dias antes, Heliodoro Rodrigues escreveu outra reclamação onde refere que a Via Verde começou a indicar, quase em simultâneo, que o seu identificador e o da mulher estavam “com falhas”, mesmo “tendo sido comprados em anos diferentes”.
“Achei estranho porque na portagem acende sempre a luz verde e à saída dá a informação correcta do valor, isso confirma, presumo eu, que o sistema consegue registar a entrada e a saída”, frisa, notando que “no estacionamento também funciona perfeitamente”.
Assim, Heliodoro Rodrigues conclui que “a Via Verde quer obrigar os clientes que têm identificadores comprados, a trocar pelos identificadores de aluguer”. O condutor nota ainda que se trata de uma “fraude” e “tentativa de extorsão” para forçar os consumidores a fazerem “contrato com renda anual”.
Via Verde rejeita acusações de burla
A Via Verde já reagiu a estas queixas, rejeitando “categoricamente qualquer acusação de burla, incompatível com os valores e a prática da marca”, conforme comunicado citado pelo Diário de Notícias.
A empresa refere ainda que só “contacta o cliente quando aparece uma luz amarela na passagem da portagem, indiciando um potencial problema” no identificador. “Se o problema for confirmado, o cliente pode subscrever um plano Via Verde ou, se assim preferir, comprar um identificador novo”, acrescenta, frisando que “a decisão final é sempre do cliente”.
Em Portugal, os Portugueses pagam para circular nas estradas que foram construídas e pagas pelos Portugueses.
Isto confirma que Portugal é governado por ladrões.
Eu também recebi um email a pressionar-me para mudar o Identificador. Telefonei para a Via Verde a manifestar o meu estranhamento com a situação porque acende a luz verde quando passo nas portagens e a respetiva cobrança é realizada. A menina que me atendeu disse-me que não via nenhuma anomalia no meu Identificador e sugeriu que eu ignorasse o email, o que fiz.
Já deve ter sido despedida!!!
Esta a acontecer-me o mesmo. Já me enviaram 3 mensagens, ignorei sempre, as portagens estão a ser cobradas normalmente.
O problema não é bom como é apresentado, mas passo a explicar.
Muitos automobilistas adquiriram um zingarelho para passar na via verde há muitos anos julgo que por 20 €.
Os aparelhos funcionam com uma pilha, que naturalmente de quando em vez tem que ser substituída.
A pilha custa um euro mais coisa menos coisa.
Mas depois de subsituir a dita pilha o aparelho tem que ser activado e a via verde cobra tanto ou mais do que por um aparelho novo com mensalidade.
É a dita sustentabilidade a funcionar …
Mas deverá ser uma empresa certificada ecologicamente, como não podia deixar de ser … ( os certificadores também mamam …
Aconteceu com 2 identificadores que possuo. Um deles com um ano e nunca chegou a passar em nenhuma via verde. No entanto, recebi uma carta para o substituir. Lamentavelmente já substituí ambos. Cambada de gatunos.
Aconteceu o mesmo comigo, passava acendia a luz amarela mas quando liguei para os serviços diziam para não me preocupar que iam debitar em conta na mesma, e que não pagasse através de nenhum mais serviço disponivel tipo CTT.
Mais tarde recebi a informação para trocar de dispositivo.
Ora se é uma alteração de funcionamento ou tipo de serviços diferentes e querem alterar, eu comprei o 1º dispositivo, no mínimo deveria ser reembolsado desse valor não cobrarem pelo novo.
Atenção que nos aparelhos antigos é possível substituir a pilha por 2 ou 3 euros e mesmo nos identificadores mais recentes que obrigavam a ativar dps o aparelho(uma manha da viaverde pra impedir a substituição da pilha).
Tudo se faz!
Aconteceu com 2 identificadores que possuo. Um deles com um ano e nunca chegou a passar em nenhuma via verde, portanto é mentira quando dizem que apenas “contacta o cliente quando aparece uma luz amarela na passagem da portagem, indiciando um potencial problema”, citei . “Se o problema for confirmado, o cliente pode subscrever um plano Via Verde ou, se assim preferir, comprar um identificador novo”, citei. Mais uma mentira, quando substituí os meus, não me lembro de aparecer a hipótese de comprar, apenas de alugar. E recebi duas cartas para substituir cada um deles. Lamentavelmente já substituí ambos. Uma enorme falta de seriedade, de escrúpulos, de vergonha e de consciência que têm estas mesquinhas pessoas.
É a pura verdade. Tenho sido bombardeado com mail e mensagens. Recentemente, utilizo nas scut’s, o aparelho apita sempre perfeitamente e os movimentos aparecem da mesma maneira que anteriormente… é só para forçar a compra de um novo!
Acabei por substituir 2 ontem… e das 3 opções nenhuma tinha a possibilidade de compra… se isto não é forçar a “adquirir rendas” então não sei… o sentimento é o mesmo que querer comprar um carro mas no stand o vendedor diz-me que só posso alugar, mas atenção se estiver em casa e olhar para ele (carro) não paga nada… mas se for para a estrada tem logo um custo acrescido do uso mais o aluguer… não tenho nenhum termo “sensato” para descrever isto…
Pois…pois…mas os capatazes que mandam nas empresas e os donos disto tudo, defendem os direitos humanos nos outros países e esquecem os direitos dos cidadãos do seu, nosso, país…Haja paciência para tanto.
Hipocrisia, a começar no bananas PR.
Tentaram o mesmo método comigo, mas fiz-lhes o manguito e rescindi o contrato de imediato, pois percebi a marosca deles.
Pois, seria isso que todos deveríamos fazer. Obrigava-os a admitir pessoal e veriam quanto isso lhes iria custar mais. Acontece que perderíamos montes de tempo nas portagens. Tudo contra o mexilhão.
Pois é, esses srs são honestíssimos, mas vejam neste bocadinho quantos de nós nos queixamos do mesmo.
Tenho 4 vias verdes, 3 de aluguer e uma comprada. Foi exactamente a de compra que me solicitaram trocá-la.
Não por uma de compra, já nem me é dada essa possibilidade, mas por uma de aluguer a ser paga todos os anos!!!
As vigarices habituais com a conivência do governo.
Aqui igual..
Se continuam desisto da via verde
Também recebi as mesmas mensagens nos últimos dias dizendo que apresentava anomalias sendo que a última vez que o utilizei foi no mês de Agosto, pois vivo no estrangeiro. Se me enviarem mais uma mensagem dessas cancelo o contrato e passo a utilizar um dispositivo francês que posso usar em todo a Europa.
Tinha um identificador que havia comprado e começou a dar luz amarela nas portagens. Obrigaram-me a subscrever o aluguer de um novo e disseram-me que agora já não havia identificadores para venda mas apenas para aluguer. O governo tem que apurar esta possível fraude.
Andem de comboio que os problemas desaparecem
Tenho um identificador comprado dos antigos, foi um produto bem desenvolvido sem avarias, a pilha tem +/- uma duração de 2 a 3 anos em alguns casos até mais! Sabendo nós, que o fornecedor à Brisa debitava menos de 2€ por unidade e debitavam aos clientes 8€ pela sua substituíção, operação que levava cerca de 2 minutos a fazer (desoldar do pcb a pilha esgotada e soldar a nova Pilha de lítio 3.6V 1200mAh c/ fios axiais ), mesmo que fosse adicionado um pequeno valor ao custo da pilha pelo serviço, o valor cobrado era uma autentico roubo.
Foi dito num post anterior, que quando era substituída a pilha do identificador o mesmo tinha de ser ativado, não é verdade. Com o meu Identificador, após a substituição da pilha (s) a seguir na 1ª passagem aparecia a sinalização VERDE ok!
Também recebi um email a informar que o meu Identificador não está a registar corretamente as passagens, tenho tido esta viatura parada +/- há 3 meses a última vez que passei apareceu o semáforo VERDE. Ontem após ter confirmado com um multimetro o valor da tensão da pilha está correta (3,6 volt)! Fui passar na via verde para testar apareceu o semáforo amarelo.Acho que os fulanos introduziram no sistema uma flag para sinalizar Amarelo para todos os Identificadores antigos!
Tenho um identificador com cerca de 12 anos, que comprei, não alugado, e também recebi e-mails a dizer para o substituir, pois estava com os registos incorretos. Liguei para a linha de apoio a reportar o caso e a rapariga disse-me para ignorar, se a luz verde continuasse a aparecer, o que tinha acontecido da última vez que tinha utilizado o identificador. Acontece que por curiosidade, no dia 27 de novembro, ao fazer uma determinada viagem, usei propositadamente um pequeno troço para verificar o funcionamento do identificador, o que para meu espanto acendeu a luz amarela. Desde a última utilização até à última, foi mais ou menos um mês e coincidiu com os e-mails enviados para trocar o dispositivo. Bom resumindo, pedi a troca e não tinha alguma opção para compra, apenas aluguer.
Onde estará a razão? Enfim mal de quem precisa.