Em vez de ir preso, Messi paga 252 mil euros

O Tribunal Supremo espanhol tinha condenado o jogador do Barcelona a cumprir 21 meses de prisão por delito fiscal. Agora, o tribunal de Barcelona decidiu trocar a sentença por  uma multa de 252 mil euros, no âmbito do caso de fraude fiscal, que chegou à justiça em Julho de 2016.

O tribunal de Barcelona decidiu trocar os 21 meses de prisão aplicados a Lionel Messi por uma multa de 252 mil euros, no âmbito de um caso de fraude fiscal, que chegou à justiça em Julho de 2016.

Tal como o jogador, o pai, Jorge Horacio Messi, que também estava envolvido no processo, tinha sido condenado a 15 meses de prisão, mas viu agora a sua pena ser trocada por uma multa de 180 mil euros.

Os dois terão criado uma série de empresas em diversos paraísos fiscais, evitando declarar os valores recebidos relativamente aos direitos de imagem. Estes terão rendido, entre 2007 e 2009, cerca de dez milhões de euros.

Além da pena de prisão, o tribunal espanhol tinha aplicado ainda uma multa de dois milhões de euros a Messi e de 1,3 milhões de euros ao seu pai.

Mesmo com a primeira condenação, nem Messi nem Jorge Horacio Messi teriam de cumprir pena de prisão, uma vez que a lei espanhola prevê que qualquer pena abaixo dos dois anos pode ser cumprida em liberdade condicional.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …