Cada vez mais gregos rezam aos deuses da antiga Grécia

PROMETHEIA 2016

Festival Prometheia - um dos eventos que celebra os deuses da antiguidade

Festival Prometheia – um dos eventos que celebra os deuses da antiguidade

O culto dos deuses antigos está a regressar à Grécia. Recentemente, tornaram-se populares no país as igrejas que patrocinam o culto de personagens da antiga mitologia grega.

Segundo o portal Greek Reporter, os seguidores do culto politeísta já instalaram várias áreas dedicadas a rezar aos antigos deuses gregos.

Para estes seguidores, o cristianismo é considerado uma religião que substituiu as práticas religiosas dos gregos antigos e que, em alguns aspectos, o terá feito através da violência.

Alguns destes grupos, como a comunidade religiosa Labrys, ou o Conselho Supremo dos Helenos Étnicos, fundado em 1997, tem como objectivo restabelecer o politeísmo e a tradição étnica dos tempos antigos.

Nos últimos anos, popularizaram-se os eventos especiais em que os gregos celebram os tempos antigos da Grécia.

No entanto, muitos destas “adoradores dos antigos deuses” são essencialmente gregos contemporâneos que pretendem recuperar e reviver o espírito dos tempos antigos.

Um destes casos é o do professor de filosifia Tryphon Olympios, mentor e organizador do festival Prometheia, uma celebração anual dedicada ao “velho espírito”, que desde há 21 anos se realiza anualmente.

Tendo lugar no sopé do monte Olimpo, a “casa” dos 12 deuses da Grécia antiga, o Prometheia é mais que um evento, fazendo os gregos “voltar às suas raízes”, escreve o Greek Reporter.

​No entanto, há aspectos nestes movimentos que não propriamente pacíficos.

Recentemente, “os seguidores de Zeus” vandalizaram uma igreja ortodoxa na ilha de Creta, manchando com fezes todas as figuras religiosas da igreja.

Este foi apenas um dos vários incidentes semelhantes a ocorrer recentemente no país.

Um pouco por toda a Grécia, igrejas católicas e ortodoxas têm sido atacadas ou vandalizadas – alegadamente por seguidores dos deuses da antiguidade.

Talvez porque, frequentemente, os primeiros cristãos gregos escolheram construir as suas igrejas precisamente nas ruínas de locais de culto aos antigos deuses do Olimpo.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os 12 deuses gregos não existem! Foi tudo inventado pelo espírito humano! Não sejam tão estúpidos. Podem recriar as antigas cerimónias mas não acreditem nessa treta, por favor.

  2. Então já não rezam ao SYRIZA? já não faz milafres ? tentem rezar a outro deus que ha por cá …pode ser que resulte …. rezem ao BLOCO

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …