Cada vez mais gregos rezam aos deuses da antiga Grécia

PROMETHEIA 2016

Festival Prometheia - um dos eventos que celebra os deuses da antiguidade

Festival Prometheia – um dos eventos que celebra os deuses da antiguidade

O culto dos deuses antigos está a regressar à Grécia. Recentemente, tornaram-se populares no país as igrejas que patrocinam o culto de personagens da antiga mitologia grega.

Segundo o portal Greek Reporter, os seguidores do culto politeísta já instalaram várias áreas dedicadas a rezar aos antigos deuses gregos.

Para estes seguidores, o cristianismo é considerado uma religião que substituiu as práticas religiosas dos gregos antigos e que, em alguns aspectos, o terá feito através da violência.

Alguns destes grupos, como a comunidade religiosa Labrys, ou o Conselho Supremo dos Helenos Étnicos, fundado em 1997, tem como objectivo restabelecer o politeísmo e a tradição étnica dos tempos antigos.

Nos últimos anos, popularizaram-se os eventos especiais em que os gregos celebram os tempos antigos da Grécia.

No entanto, muitos destas “adoradores dos antigos deuses” são essencialmente gregos contemporâneos que pretendem recuperar e reviver o espírito dos tempos antigos.

Um destes casos é o do professor de filosifia Tryphon Olympios, mentor e organizador do festival Prometheia, uma celebração anual dedicada ao “velho espírito”, que desde há 21 anos se realiza anualmente.

Tendo lugar no sopé do monte Olimpo, a “casa” dos 12 deuses da Grécia antiga, o Prometheia é mais que um evento, fazendo os gregos “voltar às suas raízes”, escreve o Greek Reporter.

​No entanto, há aspectos nestes movimentos que não propriamente pacíficos.

Recentemente, “os seguidores de Zeus” vandalizaram uma igreja ortodoxa na ilha de Creta, manchando com fezes todas as figuras religiosas da igreja.

Este foi apenas um dos vários incidentes semelhantes a ocorrer recentemente no país.

Um pouco por toda a Grécia, igrejas católicas e ortodoxas têm sido atacadas ou vandalizadas – alegadamente por seguidores dos deuses da antiguidade.

Talvez porque, frequentemente, os primeiros cristãos gregos escolheram construir as suas igrejas precisamente nas ruínas de locais de culto aos antigos deuses do Olimpo.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os 12 deuses gregos não existem! Foi tudo inventado pelo espírito humano! Não sejam tão estúpidos. Podem recriar as antigas cerimónias mas não acreditem nessa treta, por favor.

    • Os deuses não existem! Foi tudo inventado pelo espírito humano! Não sejam tão estúpidos.
      Pronto, corrigi a tua frase agora ficou mais correta!

  2. Então já não rezam ao SYRIZA? já não faz milafres ? tentem rezar a outro deus que ha por cá …pode ser que resulte …. rezem ao BLOCO

RESPONDER

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …