No Chile, dois veterinários estão a ser acusados de administrar vacinas para cães em humanos

Rungroj Yongrit / EPA

Os casos ocorreram em 2020, mas vieram agora a público. Pelo menos 175 pessoas terão recebido a vacina contra um tipo de coronavírus canino.

Em setembro de 2020, quando as vacinas contra a covid-19 ainda não tinham começado a ser administradas, dois veterinários chilenos inocularam mais de 175 pessoas com um fármaco que protege os cães de um outro tipo de coronavírus.

Agora, o caso vem a público, uma vez que os acusados ainda não pagaram as multas a que foram condenados.

Tendo por base um relatório falso que dava conta de tratamentos bem sucedidos com a “vacina óctupla” em humanos, um veterinário da cidade de Calama, no norte do Chile, tomou a substância e começou a administrá-la no seu consultório, avança o jornal espanhol El Mundo.

Segundo a Secretaria de Saúde da região de Antofagasta, a prática acabou por ser replicada por outra veterinária, que terá inoculado ilegalmente pelo menos mais 75 pessoas com o fármaco.

Como noticia o jornal espanhol, a situação foi descoberta em setembro de 2020, quando numa inspeção, os funcionários da clínica veterinária afirmaram que não estariam a usar máscara porque já estavam imunizados contra a covid-19.

A veterinária afirmou, em tribunal, que o seu objetivo nunca foi prejudicar ninguém, colocando-se à disposição para que lhe sejam feitos testes que possam comprovar a eficácia da vacina canina.

O jornal chileno La Tercera avança que a investigação levada a cabo pelas autoridades locais de saúde indica que a maioria das pessoas a quem foi administrado o fármaco terá mesmo tomado as duas doses.

Na sequência dos casos de vacinação com fármacos destinados a animais, o Colégio Veterinário Chileno veio explicar os perigos de vacinar humanos com estas substâncias, afirmando que os tipos de coronavírus que infetam cães e pessoas são muito diferentes.

Os casos foram descobertos no seguimento de uma denúncia feita pelas autoridades de saúde ao Ministério Público chileno.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: 11.05.2021

Festa verde e assunto encerrado. Sporting quebra jejum de 19 anos e volta a celebrar a conquista de um título de campeão nacional. O novo desafio de Mourinho. As finais da Champions e Liga Europa. …

Certificado covid-19. Preço para os testes na UE gera discórdia

O Certificado Verde Digital, proposto pela Comissão, deverá passar a chamar-se Certificado Covid19 da UE, admitiu a presidência portuguesa da União Europeia. Os eurodeputados querem testes gratuitos para quem viaja, mas essa proposta esbarra nos …

Paulo Fonseca em negociações com o Lyon

O ainda treinador da AS Roma, que vai ser substituído por José Mourinho na próxima temporada, já estará em negociações com o Lyon. Segundo o jornal Record, Paulo Fonseca não só figura na lista de prioridades …

"Incongruente" e "inadequada". Antigos militares criticam reforma das Forças Armadas

Antigos militares consideram que o melhor seria suspender a proposta do Governo que admitem que "nem em tempo de guerra tem lugar". Um grupo de antigos militares GREI - Grupo de Reflexão Estratégica Independente - sugere …

Manchester City conquista título no sofá e com costela portuguesa. É o terceiro em quatro anos

O Manchester City garantiu esta terça-feira a conquista do seu sétimo título de campeão inglês de futebol, e terceiro em quatro anos, face ao desaire do Manchester United na receção ao Leicester (1-2), na 36.ª …

Venda da Groundforce pode ficar nas mãos do administrador de insolvência

A apreciação judicial do pedido de insolvência da Groundforce feito pela TAP ainda deverá demorar alguns meses. Até lá, o acionista maioritário terá de conseguir vender a sua parte, ou a decisão poderá passar para …

Estádio do Dragão vai receber final da Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, agendada para 29 de maio. A hipótese de a cidade "Invicta" e o …

Ministério Público, viúva de Ihor e inspetores vão recorrer da sentença

Tanto o Ministério Público, como a viúva de Ihor Homeniuk e os inspetores do SEF, vão recorrer da decisão no caso da morte do ucraniano no aeroporto. Procuradora considera que penas foram demasiado leves. A decisão …

Entre a espada e a parede. Ministro do Ambiente de “olhos fechados“ em relação à agricultura intensiva

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, continua a fugir a perguntas sobre a expansão da área de estufas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, quando questionado em audição na comissão parlamentar de Ambiente sobre …