Já se suicidaram mais veteranos norte-americanos na última década do que os que morreram na Guerra do Vietname

Ian Langsdon / EPA

“Dia D”. Comemorações oficiais dos 75 anos do desembarque na Normandia.

Entre 2008 e 2017, mais de 60.000 veteranos norte-americanos cometeram suicídio, valor que supera o número de soldados dos Estados Unidos mortos durante a Guerra do Vietname (1955-1975).

Durante o conflito armado, morreram 58.000 soldados norte-americanos.

Segundo o Military.com, os dados são do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA (VA), constando estes de um relatório de setembro de 2019 que foi agora divulgado.

Apesar de a população de veteranos norte-americanos ter diminuído durante o período em causa, mais de 6.000 veteranos continuam a suicidar-se anualmente, segundo o Relatório Anual Nacional de Prevenção de Suicídios de Veteranos do mesmo organismo.

No geral, os dados mostram que a taxa de suicídios está a aumentar. Em 2017, mais de 6.100 veteranos suicidaram-se, um aumento de 2% relativamente a 2016 e um aumento total de 6% desde 2008, nota o mesmo relatório.

Em 2017, as armas de fogo foram o método utilizado para levar a cabo o suicídio em 70,7% das mortes de veteranos do sexo masculino e 43,2% das mortes do sexo feminino.

Num comunicado de imprensa que acompanhou o relatório, o secretário do VA, Robert Wilkie, considerou que a crise de suicídios entre os veteranos norte-americanos vai para lá da capacidade de resolução do VA, considerando por isso que este problema deve ser coordenado numa nova abordagem com parceiros locais, estaduais e privados.

“O VA está a trabalhar para prevenir os suicídios entre todos os veteranos, estejam estes registados nos cuidados de saúde do VA ou não (…) E foi por isso que o departamento adotou uma abordagem abrangente de saúde pública para prevenção de suicídio, usando estratégias agrupadas que implicam vários setores – comunidades religiosas, empregadores, escolas, organizações de saúde, por exemplo – para alcançar veteranos onde quer que estes vivam”.

A nova abordagem tinha como objetivo “chegar a todos os veteranos, mesmo aquelas que nunca estão connosco e não nos podem procurar”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Alguns deles suicidavam-se mesmo que não tivessem ido à guerra. Mas com a ida à guerra é natural que tenham vindo de lá “passados dos carretos” e muitos estropiados, o que agora, com mais idade, tomam aquela decisão. Quanto às guerras sempre as houve e vai haver. Na Europa e desde 1945 para cá as coisas têm andado calmas. A UE tem contribuído muito para isso. Mas eu penso que a paz que se tem vivido nas últimas décadas, deve muito à situação de ferro e fogo que aconteceu na primeira metade do século XX.

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …