/

Já se suicidaram mais veteranos norte-americanos na última década do que os que morreram na Guerra do Vietname

5

Ian Langsdon / EPA

“Dia D”. Comemorações oficiais dos 75 anos do desembarque na Normandia.

Entre 2008 e 2017, mais de 60.000 veteranos norte-americanos cometeram suicídio, valor que supera o número de soldados dos Estados Unidos mortos durante a Guerra do Vietname (1955-1975).

Durante o conflito armado, morreram 58.000 soldados norte-americanos.

Segundo o Military.com, os dados são do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA (VA), constando estes de um relatório de setembro de 2019 que foi agora divulgado.

Apesar de a população de veteranos norte-americanos ter diminuído durante o período em causa, mais de 6.000 veteranos continuam a suicidar-se anualmente, segundo o Relatório Anual Nacional de Prevenção de Suicídios de Veteranos do mesmo organismo.

No geral, os dados mostram que a taxa de suicídios está a aumentar. Em 2017, mais de 6.100 veteranos suicidaram-se, um aumento de 2% relativamente a 2016 e um aumento total de 6% desde 2008, nota o mesmo relatório.

Em 2017, as armas de fogo foram o método utilizado para levar a cabo o suicídio em 70,7% das mortes de veteranos do sexo masculino e 43,2% das mortes do sexo feminino.

Num comunicado de imprensa que acompanhou o relatório, o secretário do VA, Robert Wilkie, considerou que a crise de suicídios entre os veteranos norte-americanos vai para lá da capacidade de resolução do VA, considerando por isso que este problema deve ser coordenado numa nova abordagem com parceiros locais, estaduais e privados.

“O VA está a trabalhar para prevenir os suicídios entre todos os veteranos, estejam estes registados nos cuidados de saúde do VA ou não (…) E foi por isso que o departamento adotou uma abordagem abrangente de saúde pública para prevenção de suicídio, usando estratégias agrupadas que implicam vários setores – comunidades religiosas, empregadores, escolas, organizações de saúde, por exemplo – para alcançar veteranos onde quer que estes vivam”.

A nova abordagem tinha como objetivo “chegar a todos os veteranos, mesmo aquelas que nunca estão connosco e não nos podem procurar”, rematou.

ZAP //

5 Comments

  1. Alguns deles suicidavam-se mesmo que não tivessem ido à guerra. Mas com a ida à guerra é natural que tenham vindo de lá “passados dos carretos” e muitos estropiados, o que agora, com mais idade, tomam aquela decisão. Quanto às guerras sempre as houve e vai haver. Na Europa e desde 1945 para cá as coisas têm andado calmas. A UE tem contribuído muito para isso. Mas eu penso que a paz que se tem vivido nas últimas décadas, deve muito à situação de ferro e fogo que aconteceu na primeira metade do século XX.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.