Já se suicidaram mais veteranos norte-americanos na última década do que os que morreram na Guerra do Vietname

Ian Langsdon / EPA

“Dia D”. Comemorações oficiais dos 75 anos do desembarque na Normandia.

Entre 2008 e 2017, mais de 60.000 veteranos norte-americanos cometeram suicídio, valor que supera o número de soldados dos Estados Unidos mortos durante a Guerra do Vietname (1955-1975).

Durante o conflito armado, morreram 58.000 soldados norte-americanos.

Segundo o Military.com, os dados são do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA (VA), constando estes de um relatório de setembro de 2019 que foi agora divulgado.

Apesar de a população de veteranos norte-americanos ter diminuído durante o período em causa, mais de 6.000 veteranos continuam a suicidar-se anualmente, segundo o Relatório Anual Nacional de Prevenção de Suicídios de Veteranos do mesmo organismo.

No geral, os dados mostram que a taxa de suicídios está a aumentar. Em 2017, mais de 6.100 veteranos suicidaram-se, um aumento de 2% relativamente a 2016 e um aumento total de 6% desde 2008, nota o mesmo relatório.

Em 2017, as armas de fogo foram o método utilizado para levar a cabo o suicídio em 70,7% das mortes de veteranos do sexo masculino e 43,2% das mortes do sexo feminino.

Num comunicado de imprensa que acompanhou o relatório, o secretário do VA, Robert Wilkie, considerou que a crise de suicídios entre os veteranos norte-americanos vai para lá da capacidade de resolução do VA, considerando por isso que este problema deve ser coordenado numa nova abordagem com parceiros locais, estaduais e privados.

“O VA está a trabalhar para prevenir os suicídios entre todos os veteranos, estejam estes registados nos cuidados de saúde do VA ou não (…) E foi por isso que o departamento adotou uma abordagem abrangente de saúde pública para prevenção de suicídio, usando estratégias agrupadas que implicam vários setores – comunidades religiosas, empregadores, escolas, organizações de saúde, por exemplo – para alcançar veteranos onde quer que estes vivam”.

A nova abordagem tinha como objetivo “chegar a todos os veteranos, mesmo aquelas que nunca estão connosco e não nos podem procurar”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Alguns deles suicidavam-se mesmo que não tivessem ido à guerra. Mas com a ida à guerra é natural que tenham vindo de lá “passados dos carretos” e muitos estropiados, o que agora, com mais idade, tomam aquela decisão. Quanto às guerras sempre as houve e vai haver. Na Europa e desde 1945 para cá as coisas têm andado calmas. A UE tem contribuído muito para isso. Mas eu penso que a paz que se tem vivido nas últimas décadas, deve muito à situação de ferro e fogo que aconteceu na primeira metade do século XX.

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …