“Vergonhosos”. Crimes de guerra russos não ficarão impunes, garante presidente do Conselho Europeu

2

europeancouncil / Flickr

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.

“Estamos a prestar assistência para reunir provas desses crimes. A impunidade não é uma opção”, disse Charles Michel na ONU.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, rejeitou esta segunda-feira nas Nações Unidas (ONU) a impunidade para os crimes de guerra “vergonhosos” cometidos pela Rússia na Ucrânia e defendeu que a “propaganda russa” tem de acabar.

Numa declaração perante o Conselho de Segurança da ONU, que se reuniu esta segunda-feira para abordar a violência sexual e o tráfico de seres humanos no contexto da guerra na Ucrânia, Michel dirigiu-se diretamente ao embaixador russo junto das Nações Unidas, Vasily Nebenzya, acusando o Kremlin de travar as exportações de comida para os países em desenvolvimento.

“No momento em que falo, foram divulgados relatos sobre o uso de violência sexual por tropas russas como arma de guerra. A violência sexual é um crime de guerra, é um crime contra humanidade. Tratam-se de atos vergonhosos, uma guerra vergonhosa”, disse o presidente do Conselho Europeu.

“Estive em Borodyanka, onde foram cometidas atrocidades, crimes contra a humanidade. É por isso que estamos a prestar assistência para reunir provas desses crimes. A impunidade não é uma opção. Esses crimes devem ser punidos”, frisou.

Charles Michel acusou ainda a Rússia de propaganda e de ter em curso uma forte campanha de mentiras e desinformação.

“Devemos acabar com a propaganda russa”, uma vez que a União Europeia “não impôs nenhuma sanção ao sector agrícola na Rússia” e que sanções europeias “não impedem que navios russos transportem alimentos, cereais ou fertilizantes para países em desenvolvimento”, argumentou o político belga.

“O Kremlin está a usar suprimentos de alimentos como um míssil invisível contra nações emergentes. (…) A Rússia é a única responsável por esta situação, apesar da sua campanha de mentiras e desinformação”, acrescentou.

Michel disse também que as recentes acções da Rússia estão a abalar a “herança brilhante” deixada por artistas e escritores russos que são referências para o mundo, como Tolstoi ou Tchaikovski.

// Lusa

2 Comments

  1. Se fosse só mentiroso! É um genocida confesso. Agora até virou czar….compara-se a Pedro o Grande. Desperta um sentimento de nojo e repulsa olhar para aquela figura patética! Vai ter um triste fim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.