Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

AOES Medialab / ESA

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Journal of Geophysical Research: Planets, o segundo planeta do nosso Sistema Solar estava repleto de lava e não de água.

O novo estudo, conduzido por uma equipa de especialista do Instituo lunar e Planetário (LPI), sediado nos Estados Unidos, conseguiu determinar que o que inicialmente se aceitava serem rochas de granito são, na verdade, basalto, formado devido ao processo rápido de arrefecimento da lava, explica o Space.com.

A investigação baseou-se na análise de dados das terras altas de Ovda Regio, em Vénus. “Sabemos tão pouco sobre a superfície de Vénus”, começou por observar o co-autor do estudo, Allan Treiman, citado pelo mesmo portal.

“Se as terras altas de Ovda Regio são feitas de rochas basálticas, como a maior parte de Vénus, estas foram provavelmente trazidas até à sua altura atual por forças internas, possivelmente como as montanhas que resultam de placas tectónicas na Terra”, explicou.

O estudo anterior, publicado em setembro, dava conta do oposto, descrevendo Vénus como um mundo que poderia ter um clima temperado, capaz de abrigar água líquida antes que uma transformação catastrófica – que ocorreu há 700 milhões de anos – alterasse quase toda a sua superfície (80%).

Os resultados da investigação agora divulgada, ao apontarem para rochas basálticas, questionam o estudo anterior, uma vez que este composto pode ser formado na presença de água ou não. Os cientistas observaram ainda que a transformação que o planeta passou e que produziu uma explosão maciça de dióxido de carbono pode estar relacionada com a atividade vulcânica.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já estou a ficar farto de tantas suposições/explicações sobre os planetas do nosso sistema solar. Para dizer a verdade nem na cor dos outros da Via Láctea acredito, quanto mais nos exoplanetas. Usem meios parcialmente sacrificaveis e recolham o que chegar da superfície ao espaço. Usem o orçamento com imaginação. Não me mandem poeira para os “olhos”.

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …