Vénus pode esconder um oceano subterrâneo de magma

Vénus pode esconder um mar de magma sob a superfície que poderia ajudar os cientistas a entender o passado profundo da Terra.

O tamanho é quase o mesmo, a composição é semelhante e são vizinhos no Sistema Solar. Quando Vénus e Terra se formaram, estavam muito provavelmente derretidos, no que os cientistas pensam ter sido oceanos de magma.

De acordo com o New Scientist, a crosta de ambos os planetas acabou por se solidificar, restando apenas uma camada de magma sob uma pele altamente rochosa. O oceano de magma subterrâneo da Terra foi petrificado há cerca de dois mil milhões de anos, mas o de Vénus pode existir ainda hoje.

Ao contrário do planeta Terra, Vénus não possui placas tectónicas, pelo que se a sua parte mais interna deve ser muito mais quente do que a do nosso planeta. Joseph O’Rourke, da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, simulou de que forma o planeta arrefecia conforme o tempo passava e chegou à conclusão que, em comparação com a Terra, Vénus arrefece duas vezes mais devagar.

Segundo uma recente investigação – que seria apresentada na Conferência de Ciência Lunar e Planetária, que acabou por ser cancelada -, Vénus pode ainda ter um oceano subterrâneo de magma com mais de 200 quilómetros de espessura. Este valor representa cerca de 2% do diâmetro total do planeta.

Vénus pode estar agora a viver um processo pelo qual a Terra passou há milhares de milhões de anos: o oceano de magma está a arrefecer e a solidificar gradualmente, um processo que, segundo O’Rourke, pode demorar dois mil milhões de anos a estar concluído.

O estudo deste fenómeno pode ajudar a comunidade científica a entender como é que a Terra se desenvolveu à medida que a sua própria camada derretida arrefecia e solidificava.

Para confirmar a existência deste oceano de magma, os cientistas terão de enviar uma sonda espacial para o planeta, uma missão que já está a ser ponderada pela agência espacial norte-americana (NASA) e pela agência espacial europeia (ESA.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …