Ventura condenado a pagar 3.370 euros por discriminação da comunidade cigana

Nuno Veiga / Lusa

O presidente do Chega, André Ventura, na II Convenção Nacional do partido

André Ventura foi condenado a pagar mais de 3.370 euros de multa por discriminação étnica na forma de assédio, decidiu a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

Em causa estão publicações nas redes sociais que, no entender desta comissão, constituem uma forma de discriminação étnica da comunidade cigana. O Correio da Manhã teve acesso ao acórdão, que aponta ao candidato presidencial um “discurso de ódio”.

“Ainda esta semana uma família de etnia cigana espancou uma enfermeira e um segurança do hospital de Beja. A RTP ficou em silêncio. Quando se deram as agressões de Coimbra, os principais órgãos de informação públicos recusaram-se a referir a etnia dos agressores. Está a tornar-se uma obsessão, um tabu. É mais fácil e mais ‘in’ chamar racista a quem insiste em falar do problema. Inadmissível, somos nós todos que pagamos a RTP!”, escreveu o então vereador da Câmara Municipal de Loures.

Em agosto de 2018, em reação à notícia de que tinha sido constituído arguido após as duas declarações, André Ventura mostrou-se “espantado com o enquadramento jurídico, porque fala de discriminação racial e de assédio étnico”. Além disso, referiu que “é um ataque violentíssimo à liberdade de expressão”, falando em “perseguição a quem pensa diferente” e notando que vai argumentar com a “inconstitucionalidade” do processo.

Agora, mais de dois anos depois, em declarações ao CM, a posição de Ventura mantém-se. O deputado único do Chega disse que “isto é ridículo”, reiterou a “perseguição incompreensível” de que é alvo e prometeu levar o caso ao Tribunal Constitucional. “Nunca se viu tamanha perseguição a um líder político em Portugal”, atirou.

A CICDR entende que Ventura imputa as agressões a elementos da comunidade cigana sem que tal tenha ficado provado, o que induz uma “cadeia de estigmatização e de reforço de preconceitos”.

É uma “associação ofensiva e humilhante” e as declarações “instigadoras e potenciadoras de discursos de ódio”, lê-se ainda no acórdão citado pelo jornal.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Só quem nunca lidou com ciganos é que pensa que isto é racismo.
    Será que o fato dos ciganos não admitirem casamentos com pessoas de outras etnias também é racismo?

  2. Na minha terra andam sempre em tribunal. Quando algum lá tem que ir vai uma chusma para pressionar os juízes. Quando alguma tem que ir ver um familiar à pildra chama um taxe e apresenta a fatura na SS. Força Ventura. Chega-lhes!! É um tipo de gentalha que não interessa a ninguém. Não trabalham. Não pagam impostos.

  3. Em face desta e de outras demonstrações de discriminização étnica, a par de xenofobia e do discurso de ódio, não restam dúvidas de que se trata de uma afronta à Constituição. Assim sendo, eu questiono por que razão é que o partido a que este senhor preside, não é considerado inconstitucional.?

    • Vai lá lamber botas ao Costa, quando não houver dinheiro na segurança social para te pagar a reforma, um RSI ou subsídio de desemprego um dia, vais ver onde o seu dinheiro está a ser gasto…esta cambada de “ilegais” que só andam cá para roubar o povo português q trabalha e desconta.

      E eles o q contribuem para o pais? Além de assaltos, nao pagar impostos, conduzir sem carta, receber RSI a torto e a direto, porque q acha q moram em barracos?! Se fosse casa propria já não tinham direito a receber nada…pois é, se há coisa q essa gentalha não é é burra.

      Ninguém está acima do lei, todos deviam ter direitos e deveres…mas isto de falar em minorias e defende-los a torto e direito até meter dó já é uma palhaçada.

      Esta esquerdalha é q está a por o país na banca rota ao sustentar está gentinha, quem diz cig diz blacks e esses bairristas armados em gangs organizados, porque sim,.muitos deles é q andam a cometer crimes por cá, mas como são minorias ninguém os vai culpar…mas e óbvio, senão somos racistas, cuidado com isso, não se pode apontar os dedos aos criminosos q cá andam, pois nos é q somos racistas, ele não são…ui, não, longe disso!

      Como se costuma dizer, em país de português cego quem é das minorias é rei.

      Ganhem juízo, só são assim pois ainda não vos atingiu, um dia q entendam o q realmente se passa vão dar valor, o Ventura só está a defender o povo Português do q é seu…mas está gente anda cega com Costa’s e Rio’s q contribuem para o estado em q isto se encontra.

  4. É por isso, que este país, não passará da miséria que é. Os que condenam as verdades do Chega, são os piores ditadores e os que mais ódio espalham. É gente completamente desequilibrada. Força Chega.

  5. Por estas e por outras parecidas é que o CHEGA vai subindo na tabela.
    Onde isto chegou, nem a verdade é já permitido dizer neste país! Querem-nos obrigar a levar com todo o tipo de anormalidades, melhor dizendo, há que comer e calar! Vão ter a resposta nas próximas legislativas.

  6. A constituicao e para todos os cidadaes.
    Se e mal entendida e problema social e politico.
    Solucao e altera la para todos.
    Chega na mao do ventura denuncia e quer melhor para pais.

    Aqui ve se falta do estado na integracao de algumas comunidades.
    A cor da pele ou outras caracteristicas nao assusta os portugueses. Se cumprirem regras e educacao e cultura de um povo de maioria nao havera problemas. No entanto nao se admite desvios, ajudas constantes…

  7. O país está cheio de clandestinos… Portugal está transformado numa gigantesca feira da Vandoma…
    CHEGA!
    Carrega, Ventura!

RESPONDER

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …

Covid-19. Vacinação só de adultos pode tornar os jovens "reservatórios" da variante Delta

A vacinação da população adulta pode levar os mais jovens a tornarem-se um "reservatório" da variante Delta, mais contagiosa, e criar um ambiente propício ao surgimento de novas variantes. De acordo com Julian Tang, virologista na …

Mais de metade das Câmaras viola a Lei da Proteção de Dados

Mais de metade das Câmaras Municipais viola a Lei da Proteção de Dados. O levantamento conclui que, das 308 câmaras do país, 177 não cumpriram a lei. O Regulamento Geral de Proteção de Dados dita que …

Após o Brexit, a União Europeia prepara-se para restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

Política, economia e agora cultura. Depois do Reino Unido ter saído da União Europeia, a organização prepara-se para diminuir a quantidade de filmes e séries britânicas disponíveis nas estações de televisão e nos serviços de …

Trincão pode rumar ao Wolverhampton

O jovem internacional português poderá ser o próximo futebolista luso a integrar o projeto do Wolverhampton, servindo como "moeda de troca" por Adama Traoré. De acordo com o diário catalão Sport, Francisco Trincão poderá servir como …

"Da Rússia com amor". Operação de espionagem russa em Itália permitiu recolher dados essenciais à Sputnik V

Em março de 2020, o cenário era negro em Itália, e uma equipa humanitária russa foi enviada para apoiar o país nos piores dias da primeira vaga de covid-19. Contudo, a operação escondeu uma missão …