Ventura não faz “fretes”. Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não cede na agenda mais extremista.

O PSD já mantém em marcha a “convergência” com o CDS-PP, depois da reunião entre Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos, na quinta-feira. No entanto, apesar de a questão não se colocar por não ser relevante para as autárquicas, resta saber se a liderança social-democrata pensa relacionar-se com o líder do Chega, André Ventura.

Se o PSD pensar em governar, terá também de ponderar o resto da direita. Se com o CDS há pontos comuns nos programas que podem gerar entendimentos, em relação ao Chega fonte do núcleo duro do partido diz que, se as propostas forem boas, serão aceites.

Contudo, em declarações ao Expresso, a mesma fonte distancia-se do discurso xenófobo e extremamente conservador do partido. Ainda assim, admite que “se não há uma aproximação” a Ventura, “também não há uma linha vermelha”.

Ao mesmo semanário, o líder do Chega diz que não viabilizará um Governo do PSD se não houver cedência por parte dos sociais-democratas às principais bandeiras do partido. “Não quero fazer fretes, temos também os nossos pressupostos e linhas vermelhas. A nossa identidade”, declara André Ventura.

Desta forma, as exigências para um possível entendimento com o PSD passam por uma reforma do processo penal e no sistema judicial, que inclua medidas como a castração química para pedófilos, prisão perpétua para crimes de homicídio e trabalho obrigatório para os reclusos.

Quanto à reforma do sistema político, o destaque vai para a redução do número de deputados, redução dos salários dos políticos e alteração do sistema fiscal, nomeadamente o fim da taxa progressiva do IRS e a abolição do IMI.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …

Reembolsos de IRS arrancam em abril

No próximo mês, o fisco vai devolver valores retidos em IRS à medida que os contribuintes entreguem as declarações do imposto e é concluída a liquidação, uma iniciativa da Autoridade Tributária (AT) que arranca na …