Ventura não faz “fretes”. Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não cede na agenda mais extremista.

O PSD já mantém em marcha a “convergência” com o CDS-PP, depois da reunião entre Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos, na quinta-feira. No entanto, apesar de a questão não se colocar por não ser relevante para as autárquicas, resta saber se a liderança social-democrata pensa relacionar-se com o líder do Chega, André Ventura.

Se o PSD pensar em governar, terá também de ponderar o resto da direita. Se com o CDS há pontos comuns nos programas que podem gerar entendimentos, em relação ao Chega fonte do núcleo duro do partido diz que, se as propostas forem boas, serão aceites.

Contudo, em declarações ao Expresso, a mesma fonte distancia-se do discurso xenófobo e extremamente conservador do partido. Ainda assim, admite que “se não há uma aproximação” a Ventura, “também não há uma linha vermelha”.

Ao mesmo semanário, o líder do Chega diz que não viabilizará um Governo do PSD se não houver cedência por parte dos sociais-democratas às principais bandeiras do partido. “Não quero fazer fretes, temos também os nossos pressupostos e linhas vermelhas. A nossa identidade”, declara André Ventura.

Desta forma, as exigências para um possível entendimento com o PSD passam por uma reforma do processo penal e no sistema judicial, que inclua medidas como a castração química para pedófilos, prisão perpétua para crimes de homicídio e trabalho obrigatório para os reclusos.

Quanto à reforma do sistema político, o destaque vai para a redução do número de deputados, redução dos salários dos políticos e alteração do sistema fiscal, nomeadamente o fim da taxa progressiva do IRS e a abolição do IMI.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …