Castração química: Proposta do Chega pode ser debatida, mas há poucas dúvidas de que é inconstitucional

Os partidos com representação parlamentar, do Bloco de Esquerda ao CDS-PP, consideraram inconstitucional o projeto de lei do Chega que agrava as penas por crimes de abuso sexual de crianças, incluindo a pena de castração química.

O debate sobre a questão foi feito na apreciação, pela comissão de Assuntos Constitucionais, do diploma que prevê uma pena acessória de castração química. Os deputados optaram, no final, por concluir que o projeto poderia ser debatido em plenário, apesar de dúvidas por alegada violação do princípio constitucional do princípio do respeito pela dignidade humana.

A dúvida foi colocada, no projeto de parecer, pela deputada Cláudia Santos do PS, que no início da discussão defendeu que, se este projeto de lei for admitido, a comissão não poderá rejeitar a discussão de qualquer outro projeto. “Até um que proponha a pena de morte”, ironizou.

O próprio presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, teve dúvidas, mas admitiu o diploma com o argumento de que o texto não versa só a matéria que considera violar a Constituição, passível de ser alterada, mas também outras, relativas, por exemplo, ao agravamento de penas para crimes de abuso sexual de menores, como descreveu o presidente da comissão, Marques Guedes, do PSD, que também não tem dúvidas sobre a inconstitucionalidade do diploma do Chega.

António Filipe, do PCP, alinhou nas dúvidas da deputada do PS, por que se o projeto, que “viola frontalmente o artigo da Constituição é suscetível de ser discutido”, então o parlamento está a “relativizar gravemente” uma ofensa à “dignidade humana”.

Pelo CDS, Telmo Correia prometeu votar contra o projeto do Chega, que também considera inconstitucional, mas defendeu que se deve seguir “a prática da comissão” que é de deixar o diploma ir a plenário, porque “no limite existem outros mecanismos de fiscalização da constitucionalidade”, pelo presidente da Assembleia e pelo próprio Tribunal Constitucional.

Sob pena, avisou, de um “ato de barragem ou que possa ser considerado de censura” poder vir “a ganhar eco na opinião pública”.

Sandra Cunha, deputada do BE, afirmou não ter dúvidas de que o diploma do Chega é inconstitucional mas acrescentou que “não é a a comissão que deve ter o poder de travar uma iniciativa”, mas sim o presidente do parlamento e do Tribunal Constitucional (TC).

Na altura desta discussão não estava presente o deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, nem deputados do PAN. O deputado do Chega, André Ventura, não participou na reunião.

No final da discussão, nas conclusões do parecer ficou apenas uma referência ao facto de o projeto lei respeitar as regras regimentais, sem se fazer menção às dúvidas constitucionais, que surgem ao longo da fundamentação feita pela deputada Cláudia Santos.

 

De acordo com o projeto do Chega, “é punido com a pena acessória de castração química” quem reincidir na prática de ato sexual com menores de 14 anos.

A castração química como forma de punição de agressores sexuais, a qualquer culpado de crimes de natureza sexual cometidos sobre menores de 16 anos, era uma das propostas eleitorais do Chega, que elegeu um deputado, André Ventura, nas legislativas de outubro de 2019.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “então o parlamento está a “relativizar gravemente” uma ofensa à “dignidade humana”.”
    Então abusar de crianças é o quê?
    Alguém que viola uma criança não tem dignidade, porque estão tão preocupados com isso?
    Alguém se preocupa no que aquele acto abominável fez na cabeça daquele que foi abusado?
    Tanta conversa! Cambada de covardes.

  2. Não tenho duvida nenhuma que violar uma criança ou mesmo outra pessoa …É INCONSTITUCIONAL !…….. Por essa razão considero que esta proposta do Chega é insuficiente por si só!

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …