Ventura evocou legado de Sócrates, em Castelo Branco, “o símbolo do que não deve ser a política”

Pedro Reis Martins / Lusa

O candidato às eleições presidenciais de 2021 pelo Chega, André Ventura (C), durante uma ação de campanha em Castelo Branco.

André Ventura esteve em Castelo Branco, que diz que “pode bem ser o símbolo do que não deve ser a política em Portugal”, evocando o legado de José Sócrates na região.

Em contrarrelógio, André Ventura fez um curto comício em Castelo Branco, esta quinta-feira, onde reinou um discurso sobre corrupção e justiça. O candidato presidencial evocou o legado de José Sócrates na Beira Baixa e o caso do ex-autarca Luís Correia, que perdeu o mandato no ano passado.

“Em Castelo Branco, o nosso tema tinha que ser precisamente a justiça, não só por José Sócrates, por autarcas que foram condenados e perderam o mandato, mas porque Castelo Branco pode bem ser o símbolo do que não deve ser a política em Portugal. Uma cumplicidade entre família e poder, entre dinheiro, câmaras e juntas de freguesia”, disse Ventura, citado pela Rádio Renascença.

“Estamos em Castelo Branco, onde um autarca socialista perdeu o mandato por fazer negócios com a própria família. E é contra mim que se manifestam, nesta terra, não é contra a corrupção, nem contra os que fizeram negócios com a família e destruíram aqueles que pagam impostos”, disse ainda Ventura.

O autarca socialista assinou dois contratos com uma empresa detida pelo seu pai. A 21 de julho, o Tribunal Constitucional confirmou a perda de mandato.

O líder do Chega foi recebido entre vaias por manifestantes, que o chamaram de “fascista”. Numa faixa afixada na praça lia-se: “CB [Castelo Branco] Antifascista”. Embora tenha recusado conversar com os manifestantes, André Ventura dirigiu-lhes algumas palavras durante o seu discurso.

“Onde é que estavam estes manifestantes quando José Sócrates destruía o país e se ria aqui em Castelo Branco e recebia a chave da cidade na Covilhã?”, perguntou.

“Não é bonito que, em cada distrito que vamos, andem estes subsídio-dependentes atrás de nós, não é bonito? Porque de facto, quem não tem nada para fazer se não andar com bandeiras coloridas às costas, em vez de trabalhar por Portugal e pelos portugueses, merece de nós uma palavra: vergonha”, acrescentou.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …