Ventura diz a empresários e diplomatas que “é melhor” estar entre eles do que com Marcelo

ppdpsd / Flickr

André Ventura

O deputado único do Chega, André Ventura, disse hoje, num almoço com empresários e diplomatas no qual foi orador convidado, que “é melhor” estar entre eles do que com o Presidente da República, com quem tem uma audiência hoje.

André Ventura foi o orador convidado de hoje de um almoço do International Club of Portugal, que decorreu num hotel, em Lisboa.

Quando tomou a palavra, o deputado começou por agradecer a receção, apontando que “nem sempre” é “recebido com simpatia” onde vai, e confessou: “é melhor estar aqui convosco do que com o senhor Presidente da República”.

Logo de seguida, dirigiu-se à imprensa presente e justificou que aquelas palavras foram proferidas “sem nenhuma ofensa”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma ronda de audiências com os partidos com assento parlamentar, e o Chega foi recebido às 16:00.

Já no final da iniciativa, questionado pela Lusa sobre o assunto, André Ventura justificou que gosta mais “de estar junto dos cidadãos, junto dos possíveis eleitores do que com as instituições”.

“Sempre fui assim, nunca fui muito institucionalista, sempre fui mais de fazer política junto das pessoas. É só por isso, não tinha que ver com o senhor Presidente da República com quem vou estar daqui a 20 minutos, não tem nada a ver com o senhor Presidente em particular”, alegou.

Ventura assinalou também que “diria o mesmo se fosse com o primeiro-ministro ou com o presidente da Assembleia da República ou com o presidente da Câmara de Lisboa”.

“Diria o mesmo, é apenas porque a minha forma de fazer política é esta. Onde eu gosto de estar é com as pessoas, junto das pessoas, é só isso”, acrescentou.

Perante a plateia que o ouvia, Ventura afirmou que o Chega é um partido “do cidadão comum”.

Convidado para falar sobre “um novo sistema político para Portugal”, o deputado único eleito pelo círculo de Lisboa defendeu uma “mudança à portuguesa, sem medos”, mas ressalvou que não é “nenhum radical de destruição” do que está instituído desde o 25 de Abril de 1974.

“Este sistema já não nos dá resposta” em temas como a saúde ou transparência e “vai implodir”, advogou, apontando que “ama de tal forma o país” que estaria disposto a “morrer por ele, se fosse preciso”.

Defendendo também que “tem de ser refundado o Estado social”, o deputado único apontou que o Chega quer “um novo estado, um estado novo”.

Apercebendo-se da coincidência com o nome do regime liderado por Salazar, Ventura corrigiu que defende um estado novo, “mas noutro sentido”.

Perante uma pergunta sobre a alegada alteração ao programa eleitoral do Chega, que teria sido retirado do ‘site’ do partido, André Ventura respondeu que “o programa não foi nada alterado, está a ser posto num novo formato digital”.

Sobre o facto de o IVA das touradas subir para a taxa máxima, medida que consta no Orçamento do Estado para o próximo ano, o deputado único criticou o aumento, mas confessou que não é fã deste espetáculo porque “gosta de animais”.

“Mas não confundo isso com as tradições”, apontou, acrescentando que estará “totalmente contra esta tentativa encapotada de acabar com as touradas”.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Diz em alta voz , o que os Portugueses “querem ouvir” !. Como os habilidosos Políticos, cantando cânticos Populistas, para chegarem ao confortável trono. Mas como de experiência vivida, a maioria dos Eleitores, sabem que uma vez o traseiro assente no trono, passam a dizer em alta voz o que os Portugueses “não querem ouvir”, e que incansavelmente tem de aguentar Anos fio, as aldrabices dos Políticos que elegeram. No Parlamento o Sr. Ventura comporta-se e intervém como um líder de claque de futebol. O Presidente da A.R, fez exactamente o que este provocador queria, e não tenho duvida que lhe vai sair caro. Temos Políticos de baixa “qualidade”, e alguns PERIGOSOS A. Ventura é um deles!

  2. ventura o orador que gosta de contar larachas e nunca a verdade se ele realmente falasse verdade ja tinha confessado que tinha falsificado as assinaturas portanto ele e mais outro politico vigarista

    • É pá… mas se sabes alguma coisa vai à PGR e avança com isso. Agora estar sempre a ladrar e nunca morder… Já não há paciência.

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …