Ventura diz a empresários e diplomatas que “é melhor” estar entre eles do que com Marcelo

ppdpsd / Flickr

André Ventura

O deputado único do Chega, André Ventura, disse hoje, num almoço com empresários e diplomatas no qual foi orador convidado, que “é melhor” estar entre eles do que com o Presidente da República, com quem tem uma audiência hoje.

André Ventura foi o orador convidado de hoje de um almoço do International Club of Portugal, que decorreu num hotel, em Lisboa.

Quando tomou a palavra, o deputado começou por agradecer a receção, apontando que “nem sempre” é “recebido com simpatia” onde vai, e confessou: “é melhor estar aqui convosco do que com o senhor Presidente da República”.

Logo de seguida, dirigiu-se à imprensa presente e justificou que aquelas palavras foram proferidas “sem nenhuma ofensa”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inicia hoje uma ronda de audiências com os partidos com assento parlamentar, e o Chega foi recebido às 16:00.

Já no final da iniciativa, questionado pela Lusa sobre o assunto, André Ventura justificou que gosta mais “de estar junto dos cidadãos, junto dos possíveis eleitores do que com as instituições”.

“Sempre fui assim, nunca fui muito institucionalista, sempre fui mais de fazer política junto das pessoas. É só por isso, não tinha que ver com o senhor Presidente da República com quem vou estar daqui a 20 minutos, não tem nada a ver com o senhor Presidente em particular”, alegou.

Ventura assinalou também que “diria o mesmo se fosse com o primeiro-ministro ou com o presidente da Assembleia da República ou com o presidente da Câmara de Lisboa”.

“Diria o mesmo, é apenas porque a minha forma de fazer política é esta. Onde eu gosto de estar é com as pessoas, junto das pessoas, é só isso”, acrescentou.

Perante a plateia que o ouvia, Ventura afirmou que o Chega é um partido “do cidadão comum”.

Convidado para falar sobre “um novo sistema político para Portugal”, o deputado único eleito pelo círculo de Lisboa defendeu uma “mudança à portuguesa, sem medos”, mas ressalvou que não é “nenhum radical de destruição” do que está instituído desde o 25 de Abril de 1974.

“Este sistema já não nos dá resposta” em temas como a saúde ou transparência e “vai implodir”, advogou, apontando que “ama de tal forma o país” que estaria disposto a “morrer por ele, se fosse preciso”.

Defendendo também que “tem de ser refundado o Estado social”, o deputado único apontou que o Chega quer “um novo estado, um estado novo”.

Apercebendo-se da coincidência com o nome do regime liderado por Salazar, Ventura corrigiu que defende um estado novo, “mas noutro sentido”.

Perante uma pergunta sobre a alegada alteração ao programa eleitoral do Chega, que teria sido retirado do ‘site’ do partido, André Ventura respondeu que “o programa não foi nada alterado, está a ser posto num novo formato digital”.

Sobre o facto de o IVA das touradas subir para a taxa máxima, medida que consta no Orçamento do Estado para o próximo ano, o deputado único criticou o aumento, mas confessou que não é fã deste espetáculo porque “gosta de animais”.

“Mas não confundo isso com as tradições”, apontou, acrescentando que estará “totalmente contra esta tentativa encapotada de acabar com as touradas”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Diz em alta voz , o que os Portugueses “querem ouvir” !. Como os habilidosos Políticos, cantando cânticos Populistas, para chegarem ao confortável trono. Mas como de experiência vivida, a maioria dos Eleitores, sabem que uma vez o traseiro assente no trono, passam a dizer em alta voz o que os Portugueses “não querem ouvir”, e que incansavelmente tem de aguentar Anos fio, as aldrabices dos Políticos que elegeram. No Parlamento o Sr. Ventura comporta-se e intervém como um líder de claque de futebol. O Presidente da A.R, fez exactamente o que este provocador queria, e não tenho duvida que lhe vai sair caro. Temos Políticos de baixa “qualidade”, e alguns PERIGOSOS A. Ventura é um deles!

  2. ventura o orador que gosta de contar larachas e nunca a verdade se ele realmente falasse verdade ja tinha confessado que tinha falsificado as assinaturas portanto ele e mais outro politico vigarista

    • É pá… mas se sabes alguma coisa vai à PGR e avança com isso. Agora estar sempre a ladrar e nunca morder… Já não há paciência.

RESPONDER

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …