Ventura, o “anti-regime”, está confiante numa segunda volta com Marcelo

Manuel de Almeida / Lusa

O candidato presidencial do Chega mostrou-se crente de que vai passar a uma segunda volta nas eleições, com Marcelo Rebelo de Sousa, e acusou a adversária Ana Gomes de fazer uma campanha contra o seu partido.

Em declarações aos jornalistas no Tribunal Constitucional, onde entregou 10.250 assinaturas para formalizar a sua candidatura, André Ventura criticou a postura da também candidata Ana Gomes neste período pré-eleitoral, acusando-a de fazer campanha contra o Chega.

“Estou convencido de que ficaremos à frente da dra. Ana Gomes, que é quem está a polarizar o voto mais à esquerda. Aliás, pelas suas prestações televisivas, não tem feito outra coisa se não falar do Chega, da ilegalização, que não dava posse a Governos do Chega… acha que eu sou racista, xenófobo, ou seja, não faz campanha por ela, só faz contra mim. Quando alguém só faz campanha contra o outro e não a favor das suas ideias, geralmente os portugueses vão em sentido contrário”, disse.

“Há cinco anos, Marcelo Rebelo de Sousa tinha, nesta altura, 62% das intenções de voto e acabou com 52%. Na verdade, ele está a ocupar espaço à esquerda e não à direita. Acredito que a esquerda ainda vá, durante a campanha, subtrair mais votos a Marcelo Rebelo de Sousa e que ele não vai chegar aos 50%“, desejou.

O jurista, de 37 anos, natural de Algueirão/Mem-Martins, garantiu que vai, caso seja eleito, jurar cumprir e fazer cumprir a atual Constituição, mas, “dentro dos mecanismos que ela prevê, procurar alterá-la dentro do que for possível” para mudar o regime radicalmente.

“Queremos alterá-la profundamente para alterar o regime. Somos a primeira candidatura anti-regime que há desde o 25 de abril e nós assumimos isso”, afirmou aos jornalistas, que o questionaram sobre como é que é possível jurar cumprir uma Constituição que quer alterar.

“A outra hipótese era dizer que defendo uma mudança agressiva de regime. Acredito na democracia como forma de transformação. A Constituição não é uma bíblia que caiu do céu e que nunca mais pode ser alterada. Está nas mãos do povo português a capacidade de a alterar”, afirmou.

O antigo vereador em Loures pelo PSD defendeu ainda “menos deputados, penas judiciais mais elevadas e um sistema fiscal diferente”.

Em declarações à agência Lusa, Ventura adiantou que o ex-dirigente da Aliança em Santarém, o empresário Rui Paulo Sousa, de 53 anos, vai ser o mandatário nacional da sua candidatura, acumulando as funções com as diretor de campanha.

A última sondagem realizada pelo ISCTE e ICS para o semanário Expresso revela que Marcelo Rebelo de Sousa mantém a liderança na corrida a Belém com 66% das intenções de voto.

As eleições para a Presidência da República estão marcadas para o dia 24 de Janeiro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. André Ventura presidente da república, Chega forma governo com maioria absoluta… entretanto acordei, e percebi que era só um pesadelo.

      • André Ventura o iluminado.

        Porque foi Deus que o iluminou quando como inspetor tributário, contribuiu para que, entre outras, uma empresa de Paulo Lalanda de Castro não pagasse mais de 1 milhão de euros em IVA ao Estado.
        ( Informação disponível no processo Vistos Gold).
        Porque devia confessar aos “anjinhos” ( que somos nós) de quantas mais empresas, e valores, ele ” protegeu” a querida Pátria.
        Porque o menino Jesus também gostaria de saber se esses expedientes foram por desinteressada caridade cristã, ou se os “fiéis” contemplados deixaram algumas moedinhas na caixa de esmolas.
        Feliz Natal

RESPONDER

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …