Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda” sair

Manuel de Almeida / Lusa

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”.

“Estamos a fazer uma revolução democrática e não temos o direito de a destruir”, disse o líder demissionário do partido, considerando por isso que “não é um momento de desistência”, para se lançar como candidato às eleições de 5 de setembro.

Na Ortigosa, no concelho de Leiria, num jantar da distrital do Chega Leiria que, segundo a organização juntou 800 participantes de vários pontos do país, André Ventura assumiu ter sido “quase ‘feito’ em laboratório” para enfrentar os ataques ao partido.

Nunca nos vão calar”, disse o deputado, que prometeu “lutar até à morte por Portugal” e contra quem quer “transformar o Chega num partido banal do sistema, minado de corrupção e compadrio”.

Não que ache que tenha de ser líder do Chega para sempre. Mas este não é o momento de transformações deste projeto. O país não perceberá que um partido como o Chega se perca em lutas internas”, disse em Leiria.

Na noite que serviu para comemorar o primeiro aniversário do Chega, André Ventura abordou também o anúncio de suspensão do mandato na Assembleia da República, para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das presidenciais.

“Ficou todo o parlamento a dizer: ‘se ele se quer candidatar, tem de deixar de ser deputado’. Eles queriam, até sonhavam com isso! Uma coisa eu vos prometo: eu só saio daquele parlamento quando metade daquela esquerda tiver corrida dali para fora!”.

Numa noite em que disparou para todo o lado, recusando coligações com PSD e CDS e apontando à ultrapassagem ao BE e até ao PS, André Ventura voltou a referir-se à deputada não inscrita Joacine Katar Moreira: “se há deputados que acham que devemos devolver a arte a outros países, voltamos a dizer: elas que vão para os países delas, porque é lá que fazem falta”.

Quando nos chamarem racistas, diremos ‘somos aqueles que trabalham‘; quando nos chamarem fascistas, diremos ‘somos aqueles que respeitam a nossa história’; e quando nos chamarem extremistas, diremos ‘o nosso único extremo é lutar por este país’”, acrescentou.

Também Marcelo Rebelo de Sousa, adversário nas presidenciais, esteve debaixo de fogo em Leiria, sendo classificado como “uma espécie de máquina de apurar”.

A frase que Marcelo Rebelo de Sousa mais diz é ‘temos de apurar‘. Se agora explodisse isto tudo, amanhã dizia ‘temos de apurar’. Ricardo Salgado e Marcelo a irem juntos para o Brasil? ‘Temos de apurar’. Esta história do seu irmão andar a fazer negócios nas suas viagens? ‘Temos de apurar’. António Costa nomear familiares para o Governo? ‘Temos de apurar’. Tancos? ‘Não sei nada disso, temos de apurar’. Temos de apurar tudo”.

No evento esteve também Maria Vieira, mandatária de Ventura junto das comunidades portuguesas. “Este homem luta todos os dias para mudar Portugal e nós vamos ser o seu exército”, disse a atriz.

Lembrando o papel de Leiria na história de Portugal e na Reconquista da Península Ibérica, a mandatária fez aquilo a que chamou “uma singela comparação”: “O dr. André Ventura que é o D. Afonso Henriques do século XXI, o grande líder que o nosso país vinha precisando há muito tempo!”.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • “Xico esperto” é consultor Ventura que faz de deputado nos tempos livres e, chega ao cúmulo de falta à votação das suas próprias propostas!…

  1. Estou consciente, da imperfeição dos sucessivos Governos em Portugal. Duvidas também não tenho em relação a outros Países Governados por Extremistas que sejam considerados de (Esquerda ou Direita). Personagens deste calibre, como este “Artista”, que se quer fazer passar por um grande Democrata; só pode convencer os que destilam , ódio, xenofobia e saudosistas da Ditadura. Nasci em Ditadura, mas mesmo com uma Democracia altamente fragilizada por gente corrupta, que espero ser saneada e eliminada; prefiro-a a um Individuo como este que apregoa uma Ideologia Totalitária e Fascizante. Este tipo de personagens são tão perigosos como alguns exemplares em actividade em certos Países que todos nós conhecemos por as piores razões, nas mãos de Ditadores !

  2. Já resta pouco que dizer sobre este oportunista. Quem leu o artigo da Visão percebe bem o seu grau de oportunismo. Quem são as pessoas que este hitlelarilas representa? São os negociantes de armas, os retornados saudosistas do tempo em que escravizavam os outros povos, os traficantes e os neonazis. Esta gente tem condições para fazer melhor por Portugal? Esta genttalha só pode fazer melhor para os seus próprios bolsos.

  3. E tu, Maria, és o Egas Moniz, o grande homem que nunca abandonou o nosso rei? Cresce e aparece!!!!!!
    Comparações destas só servem para amesquinhar os grandes vultos da nossa história! A esta hora o D.Afonso Henriques está a bater com o elmo na cobertura do túmulo! Envergonhem-se!!!

RESPONDER

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …