Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda” sair

Manuel de Almeida / Lusa

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”.

“Estamos a fazer uma revolução democrática e não temos o direito de a destruir”, disse o líder demissionário do partido, considerando por isso que “não é um momento de desistência”, para se lançar como candidato às eleições de 5 de setembro.

Na Ortigosa, no concelho de Leiria, num jantar da distrital do Chega Leiria que, segundo a organização juntou 800 participantes de vários pontos do país, André Ventura assumiu ter sido “quase ‘feito’ em laboratório” para enfrentar os ataques ao partido.

Nunca nos vão calar”, disse o deputado, que prometeu “lutar até à morte por Portugal” e contra quem quer “transformar o Chega num partido banal do sistema, minado de corrupção e compadrio”.

Não que ache que tenha de ser líder do Chega para sempre. Mas este não é o momento de transformações deste projeto. O país não perceberá que um partido como o Chega se perca em lutas internas”, disse em Leiria.

Na noite que serviu para comemorar o primeiro aniversário do Chega, André Ventura abordou também o anúncio de suspensão do mandato na Assembleia da República, para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das presidenciais.

“Ficou todo o parlamento a dizer: ‘se ele se quer candidatar, tem de deixar de ser deputado’. Eles queriam, até sonhavam com isso! Uma coisa eu vos prometo: eu só saio daquele parlamento quando metade daquela esquerda tiver corrida dali para fora!”.

Numa noite em que disparou para todo o lado, recusando coligações com PSD e CDS e apontando à ultrapassagem ao BE e até ao PS, André Ventura voltou a referir-se à deputada não inscrita Joacine Katar Moreira: “se há deputados que acham que devemos devolver a arte a outros países, voltamos a dizer: elas que vão para os países delas, porque é lá que fazem falta”.

Quando nos chamarem racistas, diremos ‘somos aqueles que trabalham‘; quando nos chamarem fascistas, diremos ‘somos aqueles que respeitam a nossa história’; e quando nos chamarem extremistas, diremos ‘o nosso único extremo é lutar por este país’”, acrescentou.

Também Marcelo Rebelo de Sousa, adversário nas presidenciais, esteve debaixo de fogo em Leiria, sendo classificado como “uma espécie de máquina de apurar”.

A frase que Marcelo Rebelo de Sousa mais diz é ‘temos de apurar‘. Se agora explodisse isto tudo, amanhã dizia ‘temos de apurar’. Ricardo Salgado e Marcelo a irem juntos para o Brasil? ‘Temos de apurar’. Esta história do seu irmão andar a fazer negócios nas suas viagens? ‘Temos de apurar’. António Costa nomear familiares para o Governo? ‘Temos de apurar’. Tancos? ‘Não sei nada disso, temos de apurar’. Temos de apurar tudo”.

No evento esteve também Maria Vieira, mandatária de Ventura junto das comunidades portuguesas. “Este homem luta todos os dias para mudar Portugal e nós vamos ser o seu exército”, disse a atriz.

Lembrando o papel de Leiria na história de Portugal e na Reconquista da Península Ibérica, a mandatária fez aquilo a que chamou “uma singela comparação”: “O dr. André Ventura que é o D. Afonso Henriques do século XXI, o grande líder que o nosso país vinha precisando há muito tempo!”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “só sai do parlamento quando metade daquela esquerda sair” também eu se fosse, como ele, pago para não fazer nada!

    • “Xico esperto” é consultor Ventura que faz de deputado nos tempos livres e, chega ao cúmulo de falta à votação das suas próprias propostas!…

  2. Estou consciente, da imperfeição dos sucessivos Governos em Portugal. Duvidas também não tenho em relação a outros Países Governados por Extremistas que sejam considerados de (Esquerda ou Direita). Personagens deste calibre, como este “Artista”, que se quer fazer passar por um grande Democrata; só pode convencer os que destilam , ódio, xenofobia e saudosistas da Ditadura. Nasci em Ditadura, mas mesmo com uma Democracia altamente fragilizada por gente corrupta, que espero ser saneada e eliminada; prefiro-a a um Individuo como este que apregoa uma Ideologia Totalitária e Fascizante. Este tipo de personagens são tão perigosos como alguns exemplares em actividade em certos Países que todos nós conhecemos por as piores razões, nas mãos de Ditadores !

  3. Já resta pouco que dizer sobre este oportunista. Quem leu o artigo da Visão percebe bem o seu grau de oportunismo. Quem são as pessoas que este hitlelarilas representa? São os negociantes de armas, os retornados saudosistas do tempo em que escravizavam os outros povos, os traficantes e os neonazis. Esta gente tem condições para fazer melhor por Portugal? Esta genttalha só pode fazer melhor para os seus próprios bolsos.

  4. E tu, Maria, és o Egas Moniz, o grande homem que nunca abandonou o nosso rei? Cresce e aparece!!!!!!
    Comparações destas só servem para amesquinhar os grandes vultos da nossa história! A esta hora o D.Afonso Henriques está a bater com o elmo na cobertura do túmulo! Envergonhem-se!!!

  5. A mim não me convencem , eu vou votar nele para presidente, pelo menos não tira selfies com agressores de polícias.

RESPONDER

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …