Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda” sair

Manuel de Almeida / Lusa

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”.

“Estamos a fazer uma revolução democrática e não temos o direito de a destruir”, disse o líder demissionário do partido, considerando por isso que “não é um momento de desistência”, para se lançar como candidato às eleições de 5 de setembro.

Na Ortigosa, no concelho de Leiria, num jantar da distrital do Chega Leiria que, segundo a organização juntou 800 participantes de vários pontos do país, André Ventura assumiu ter sido “quase ‘feito’ em laboratório” para enfrentar os ataques ao partido.

Nunca nos vão calar”, disse o deputado, que prometeu “lutar até à morte por Portugal” e contra quem quer “transformar o Chega num partido banal do sistema, minado de corrupção e compadrio”.

Não que ache que tenha de ser líder do Chega para sempre. Mas este não é o momento de transformações deste projeto. O país não perceberá que um partido como o Chega se perca em lutas internas”, disse em Leiria.

Na noite que serviu para comemorar o primeiro aniversário do Chega, André Ventura abordou também o anúncio de suspensão do mandato na Assembleia da República, para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das presidenciais.

“Ficou todo o parlamento a dizer: ‘se ele se quer candidatar, tem de deixar de ser deputado’. Eles queriam, até sonhavam com isso! Uma coisa eu vos prometo: eu só saio daquele parlamento quando metade daquela esquerda tiver corrida dali para fora!”.

Numa noite em que disparou para todo o lado, recusando coligações com PSD e CDS e apontando à ultrapassagem ao BE e até ao PS, André Ventura voltou a referir-se à deputada não inscrita Joacine Katar Moreira: “se há deputados que acham que devemos devolver a arte a outros países, voltamos a dizer: elas que vão para os países delas, porque é lá que fazem falta”.

Quando nos chamarem racistas, diremos ‘somos aqueles que trabalham‘; quando nos chamarem fascistas, diremos ‘somos aqueles que respeitam a nossa história’; e quando nos chamarem extremistas, diremos ‘o nosso único extremo é lutar por este país’”, acrescentou.

Também Marcelo Rebelo de Sousa, adversário nas presidenciais, esteve debaixo de fogo em Leiria, sendo classificado como “uma espécie de máquina de apurar”.

A frase que Marcelo Rebelo de Sousa mais diz é ‘temos de apurar‘. Se agora explodisse isto tudo, amanhã dizia ‘temos de apurar’. Ricardo Salgado e Marcelo a irem juntos para o Brasil? ‘Temos de apurar’. Esta história do seu irmão andar a fazer negócios nas suas viagens? ‘Temos de apurar’. António Costa nomear familiares para o Governo? ‘Temos de apurar’. Tancos? ‘Não sei nada disso, temos de apurar’. Temos de apurar tudo”.

No evento esteve também Maria Vieira, mandatária de Ventura junto das comunidades portuguesas. “Este homem luta todos os dias para mudar Portugal e nós vamos ser o seu exército”, disse a atriz.

Lembrando o papel de Leiria na história de Portugal e na Reconquista da Península Ibérica, a mandatária fez aquilo a que chamou “uma singela comparação”: “O dr. André Ventura que é o D. Afonso Henriques do século XXI, o grande líder que o nosso país vinha precisando há muito tempo!”.

// Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • “Xico esperto” é consultor Ventura que faz de deputado nos tempos livres e, chega ao cúmulo de falta à votação das suas próprias propostas!…

  1. Estou consciente, da imperfeição dos sucessivos Governos em Portugal. Duvidas também não tenho em relação a outros Países Governados por Extremistas que sejam considerados de (Esquerda ou Direita). Personagens deste calibre, como este “Artista”, que se quer fazer passar por um grande Democrata; só pode convencer os que destilam , ódio, xenofobia e saudosistas da Ditadura. Nasci em Ditadura, mas mesmo com uma Democracia altamente fragilizada por gente corrupta, que espero ser saneada e eliminada; prefiro-a a um Individuo como este que apregoa uma Ideologia Totalitária e Fascizante. Este tipo de personagens são tão perigosos como alguns exemplares em actividade em certos Países que todos nós conhecemos por as piores razões, nas mãos de Ditadores !

  2. Já resta pouco que dizer sobre este oportunista. Quem leu o artigo da Visão percebe bem o seu grau de oportunismo. Quem são as pessoas que este hitlelarilas representa? São os negociantes de armas, os retornados saudosistas do tempo em que escravizavam os outros povos, os traficantes e os neonazis. Esta gente tem condições para fazer melhor por Portugal? Esta genttalha só pode fazer melhor para os seus próprios bolsos.

  3. E tu, Maria, és o Egas Moniz, o grande homem que nunca abandonou o nosso rei? Cresce e aparece!!!!!!
    Comparações destas só servem para amesquinhar os grandes vultos da nossa história! A esta hora o D.Afonso Henriques está a bater com o elmo na cobertura do túmulo! Envergonhem-se!!!

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …