André Ventura admite “acordo escrito” com o PSD nos Açores

Filipe Farinha / Lusa

O líder do Chega garante que o partido não vai viabilizar um Governo socialista nos Açores, mas está disposto a firmar um “acordo escrito” com o PSD.

Em entrevista à rádio TSF e ao Diário de Notícias, André Ventura declara que a decisão será tomada em articulação entre o Chega Açores e a direção nacional, acrescentando que não pode ser “uma decisão solitária”.

“No Chega, qualquer acordo de viabilização, de coligação, tem de ser aprovado pelo conselho nacional do partido; não pode ser apenas uma decisão solitária do presidente ou dos representantes nessa Assembleia”, afirma o líder do partido.

Ventura diz que os dois deputados regionais eleitos pelo Chega “votarão contra o Governo do PS, portanto, não permitirão que o PS forme Governo”, mas mantém em aberto a possibilidade de viabilizar um Governo à direita, com o PSD.

Questionado sobre se haverá um acordo escrito para viabilizar esta coligação, o também  deputado da Assembleia da República admite que até prefere esta opção.

“Agora, não me peçam para viabilizar um Governo socialista. Isso é pedir-me o impossível. Se o CDS quiser, ou estiver muito desejoso de fazer esse papel, faça-o. Depois, a nível nacional vamos ver as consequências disso”, atira.

O presidente do Chega confirma que uma das exigências que faz ao PSD, a propósito dos Açores, é que vá a jogo na revisão constitucional, que os sociais-democratas já disseram que iam chumbar.

No entanto, Ventura considera que “há uma mudança de atitude”, logo, as coisas podem mudar. “O PSD há uns meses dizia que nem pensar, não ia a jogo, não iria dar força a um projeto do Chega; agora admite que isso seja possível”.

“Nós não queremos que o PSD apoie as nossas propostas de revisão constitucional. Quero é que venham a jogo como num Estado democrático (…). Não estamos a pedir ao PSD nada de especial, estamos a pedir que venham com propostas“, acrescenta.

Nas eleições regionais nos Açores, o PS voltou a vencer, mas perdeu a maioria absoluta. O resultado pode originar uma espécie de geringonça entre PSD, CDS, Chega, PPM e Iniciativa Liberal.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Hoje a politica toda ela está composta só por cata ventos, hoje dizem uma coisa amanhã outra e o que disseram antes deixou de ter qualquer validade.

RESPONDER

Imagem procurava mostrar que "Portugal e Espanha são mais fortes quando estão juntos", disse Vox a Ventura

O líder do Chega afirmou hoje que o Vox lhe transmitiu que, ao partilhar uma imagem da dinastia filipina onde mostra Portugal anexado por Espanha, pretendia mostrar que os dois países “são mais fortes quando …

Em La Palma, empresas usam drones para alimentar animais isolados pela lava

Duas empresas espanholas utilizam drones para alimentar os animais que estão encurralados no meio da lava lançada pelo vulcão de La Palma. Numa altura em que a lava se estende pela ilha a um ritmo muito …

CDS acusa Governo de comprar voto do PAN no OE com medida sobre as touradas

A deputada do CDS-PP Cecília Meireles acusou esta quinta-feira o Governo de estar a comprar o voto do PAN no Orçamento do Estado para 2022 com a proibição das touradas para menores de 16 anos. Na …

Se for eleita, Le Pen irá desmantelar as turbinas eólicas

A candidata à presidência francesa Marine Le Pen disse que, se for eleita presidente no próximo ano, acabará com todos os subsídios destinados às energias renováveis e derrubará as turbinas eólicas. Marine Le Pen, candidata do …

Sonae admite ser "inevitável" aumento de custos devido à subida do preço dos combustíveis

O administrador da Sonae MC Miguel Águas afirmou hoje que "é inevitável" que haja aumentos de custos ao longo da cadeia devido à subida do preço do combustível, mas trabalha para que "impacto não seja …

Entre promessas por cumprir e a saída do Afeganistão, Biden está a perder popularidade - e os Democratas estão preocupados

Já desde Agosto que a popularidade de Joe Biden tem estado em queda e a perda de energia nos eleitores independentes está a preocupar os Democratas na preparação para as intercalares do próximo ano. Uma …

Rússia e Arábia Saudita ponderam criar uma aliança de países produtores de gás

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, e o ministro da Energia da Arábia Saudita discutiram hoje a ideia de criar uma aliança de países produtores de gás, perante a alta dos preços do “ouro azul”. Num fórum …

Liga anuncia empresa para centralização dos direitos televisivos

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, anunciou nesta quinta-feira a constituição de uma empresa para a centralização dos direitos audiovisuais dos campeonatos profissionais. Pedro Proença, que falava durante as cerimónias de …

"Fugir é um ato de cobardia". Paulo Guichard já deixou a prisão

O Supremo Tribunal de Justiça mandou hoje libertar do ex-administrador do BPP Paulo Guichard, no âmbito do pedido de habeas corpus da sua defesa, após ter sido preso a semana passada no aeroporto quando chegava …

Adeus esferovite, olá cogumelos. No futuro, as casas podem ser isoladas com painéis destes fungos

Uma startup britânica quer combater o desperdício na indústria da construção civil ao criar painéis de isolamento a partir de cogumelos. Cada vez que um edifício é construído ou demolido, o lixo e entulho gerados acabam …