Há centenas de ventiladores que ainda não chegaram aos hospitais

CEiiA / Facebook

Ventilador Atena

Dos cerca de 1.200 ventiladores comprados pelo Estado português para precaver o SNS para a pandemia, apenas 797 deles foram distribuídos pelos hospitais.

O Governo comprou 1.200 ventiladores para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante esta pandemia de covid-19. No entanto, há centenas de ventiladores que ainda não chegaram aos hospitais, escreve a TSF.

O último relatório do primeiro estado de emergência desta segunda vaga indica que desde o início da pandemia apenas foram distribuídos 797 destes aparelhos pelos hospitais. O relatório indica que já se efetuaram 15 voos entre Pequim e Lisboa para transportar um total de 1.181 ventiladores para Portugal.

Por sua vez, uma auditoria do Tribunal de Contas aos contratos sem fiscalização prévia, datada de julho, revelava a compra de um total de 1.211 ventiladores.

Questionado pela rádio, o Ministério da Saúde realçou que “nem todos” os contratos relacionados com ventiladores presentes no relatório do Tribunal de Contas “foram executados devido a constrangimentos resultantes da forte procura por este equipamento, o que provocou escassez nos mercados”. Este problema levou, assim, ao cancelamento de alguns contratos.

No mês passado, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que 253 ventiladores estavam sem funcionar devido à falta de uma peça, “uma espécie de tomada/adaptador” para ligar à rede de oxigénio, que é adquirida em separado.

“À semelhança do restante equipamento para unidades de cuidados intensivos, também se têm registado dificuldades na aquisição” destas peças “devido à elevada procura global”, explica o gabinete de Temido. O Estado ainda não comprou todas as peças e os ventiladores em causa vão sendo distribuídos à medida que as peças são compradas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …