Há centenas de ventiladores que ainda não chegaram aos hospitais

CEiiA / Facebook

Ventilador Atena

Dos cerca de 1.200 ventiladores comprados pelo Estado português para precaver o SNS para a pandemia, apenas 797 deles foram distribuídos pelos hospitais.

O Governo comprou 1.200 ventiladores para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante esta pandemia de covid-19. No entanto, há centenas de ventiladores que ainda não chegaram aos hospitais, escreve a TSF.

O último relatório do primeiro estado de emergência desta segunda vaga indica que desde o início da pandemia apenas foram distribuídos 797 destes aparelhos pelos hospitais. O relatório indica que já se efetuaram 15 voos entre Pequim e Lisboa para transportar um total de 1.181 ventiladores para Portugal.

Por sua vez, uma auditoria do Tribunal de Contas aos contratos sem fiscalização prévia, datada de julho, revelava a compra de um total de 1.211 ventiladores.

Questionado pela rádio, o Ministério da Saúde realçou que “nem todos” os contratos relacionados com ventiladores presentes no relatório do Tribunal de Contas “foram executados devido a constrangimentos resultantes da forte procura por este equipamento, o que provocou escassez nos mercados”. Este problema levou, assim, ao cancelamento de alguns contratos.

No mês passado, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que 253 ventiladores estavam sem funcionar devido à falta de uma peça, “uma espécie de tomada/adaptador” para ligar à rede de oxigénio, que é adquirida em separado.

“À semelhança do restante equipamento para unidades de cuidados intensivos, também se têm registado dificuldades na aquisição” destas peças “devido à elevada procura global”, explica o gabinete de Temido. O Estado ainda não comprou todas as peças e os ventiladores em causa vão sendo distribuídos à medida que as peças são compradas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas criam ondas de luz que atravessam materiais opacos

Uma equipa de cientistas descobriu que é possível criar feixes de luz "indestrutíveis" que praticamente não se alteram quando atravessam um meio. Só se tornam fracos. Cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e da …

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …