/

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

4

Massimo Percossi / EPA

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro.

De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) pediu uma auditoria às contas do Algarve Biomedical Center (ABC), consórcio de que faz parte juntamente com a Universidade do Algarve.

O diário destaca que, de entre as dúvidas, destaca-se a aquisição de 30 ventiladores à China, que custaram 1,3 milhões euros, e não funcionam. O financiamento foi assegurado pelas 16 câmaras da região, através da Comunidade Intermunicipal do Algarve (Amal).

Agora, a Amal entende que devem ser acionadas as cauções bancárias para que o dinheiro seja devolvido às autarquias. “Existe consenso para exigir a devolução do dinheiro“, uma vez que os aparelhos revelaram ter problemas técnicos inultrapassáveis, explicou António Pina, presidente da Amal, ao Público.

Assim que foi detetada a anomalia, os fornecedores “tentaram resolver remotamente o problema”, mas não conseguiram. Os técnicos chineses ainda se deslocaram ao Algarve, mas o problema subsistia.

“O equipamento não cumpre todos os critérios [de segurança]. Cumpre alguns, mas não todos”, disse António Pina, acrescentando que “resta acionar as cauções bancárias” para reverter o dinheiro investido.

Horácio Guerreiro, representante do CHUA, adiantou ao Público que a região “dispõe de alguma reserva em ventiladores e camas nos Cuidados Intensivos para doentes covid e tem capacidade de ampliar o número de camas”, no que diz respeito à reposta do SNS à crise pandémica.

ZAP //

4 Comments

  1. É made in China, queriam o quê? Claro que isto é uma vergonha, mas como é a “querida” China demora-se mais tempo a reclamar (porque existem grandes negócios e conveniências) enquanto vários infetados morrem internados.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.