//

Venezuela reduz horário de trabalho para poupar energia eléctrica

Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A Venezuela anunciou esta terça-feira que vai reduzir o horário de trabalho dos funcionários públicos de oito para seis horas para reduzir o consumo elétrico, que aumentou nos últimos dias devido a uma onda de calor.

“Analisámos e chegámos ao acordo de que a maior parte da administração pública nacional vai passar a ter um horário contínuo de seis horas de trabalho”, anunciou o vice-presidente da Venezuela, Jorge Arreaza.

O anúncio foi feito através do canal estatal Venezuelana de Televisão, onde Jorge Arreaza explicou que nos últimos dias se têm verificado temperaturas muito elevadas, levando as pessoas a usarem mais os aparelhos de ar condicionado.

“Esta segunda-feira, em Maracaibo, a perceção térmica era de 45 graus Celsius, hoje dizem-nos que é superior”, disse.

O vice-presidente da Venezuela adiantou que vão ser feitas inspeções para confirmar o cumprimento do horário de trabalho e verificar o uso eficiente e consciente dos equipamentos que consomem eletricidade.

Jorge Arreaza acrescentou também que estão em análise medidas de poupança de energia para serem aplicadas pelos grandes consumidores privados, nomeadamente centros comerciais, hotéis, estabelecimentos e algumas indústrias.

O anúncio das medidas ocorre depois de alguns analistas terem chamado a atenção para a descida do nível das águas na barragem de El Guri, a principal do país, e de alegados problemas de manutenção do sistema elétrico venezuelano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.