Venezuela entra em ‘default’

jeso.carneiro / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A Venezuela entrou esta sexta-feira em ‘default’ ao falhar o pagamento dos juros de um título de 650 milhões de dólares, cerca de 560 milhões de euros, da empresa elétrica estatal Corpoelec.

A falta de pagamento, segundo a imprensa venezuelana, foi avançada pela empresa Wilmington Trust, o fiduciário do título, num comunicado enviado esta sexta-feira à Bolsa do Luxemburgo.

“A incapacidade do emissor de pagar os juros vencidos até 9 de novembro de 2017 constitui um Evento de Incumprimento“, declarou também a Wilmington Trust em carta dirigida aos detentores de títulos.

Segundo o portal La Patilla, os detentores viam os títulos, que vencem em 2018, como os de maior risco, por não terem cláusulas de incumprimento cruzadas com a PDVSA, Petróleos da Venezuela SA ou com a dívida soberana do país, razão pela qual a sua cotação caiu recentemente para um mínimo histórico de 0,23 dólares (0,19 euros).

“Um incumprimento da PDVSA, Petróleos da Venezuela SA, e dos títulos soberanos da República, poderia levar os credores a  reclamar ativos da empresa petrolífera, mas neste caso os investidores estrangeiros não têm nada que possam confiscar“, explica o La Patilla.

O mês passado, a imprensa internacional dava conta de que a qualidade do petróleo venezuelano, que estaria a ser adulterado com água, poderia afetar negativamente as contas da Venezuela, que nas semanas seguintes deveria enfrentar dificuldades para efetuar o pagamento de uma grande quantidade de dívida externa.

A 2 de novembro último, o presidente Nicolás Maduro anunciou uma reestruturação e refinanciamento total da dívida externa do país e dos títulos da Pdvsa.

A 3 de novembro, a Venezuela convocou os portadores de títulos de dívida do Estado para uma reunião, que terá lugar a 13 de novembro, com o objetivo de renegociar o pagamento dos montantes em atraso. A convocatória foi feita pelo vice-presidente da Venezuela, Tarek El Aissami, que também é presidente da comissão especial para o refinanciamento da dívida externa venezuelana.

A 8 de novembro, o Parlamento da Venezuela, onde a oposição detém uma maioria qualificada desde as últimas eleições legislativas, chumbou a reestruturação da dívida externa proposta pelo presidente Maduro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

    • Viva a mama! Desde que haja quem esteja disposto a bancar a festa. Viva os xuxialistas da White Castle University!

  1. Esta notícia devia ser para o Bloco e para o PCP.
    Cuidado com o que aprovam, pois uma vez que fazem parte do Governo, quer queiram quer não a responsabilidade é dos três……

  2. “Default ou, como se escreveria em português, Incumprimento…
    (porque é que os nossos jornalistas adoram escrever em “estrangeiro”?)

  3. “Em Fevereiro EUA bloqueiaram meio bilhão de dólares de vice-ditador da Venezuela por causa de narcotráfico”.
    Os EUA bloquearam meio bilhão de dólares (US$ 500 milhões) em dinheiro e ativos do vice-ditador socialista da Venezuela, Tareck El Aissami, e seu testa de ferro Samark Lopez Bello. As informações são do ILISP.

    A medida faz parte das ações de pressão do governo Trump sobre a ditadura – que já matou 102 pessoas nos últimos meses -, que exige que a oposição seja respeitada, que eleições sejam convocadas e os presos políticos libertados.

    “Os recursos passaram a ser bloqueados em fevereiro, quando o Departamento do Tesouro designou El Aissami como narcotraficante internacional”, disse Michael Fitzpatrick, subsecretário assistente para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado. Ele lembra que os ativos são fruto do cartel de drogas e de corrupção.

    A Venezuela está envolvida em um colapso econômico causado por um projeto similar ao que o PT almejava implementar no Brasil.

  4. O comunismo no seu melhor. Isto é tudo culpa dos empresários e capitalistas. Estou à espera que o jerónimo giga qualquer coisa…!

  5. Só vejo palhaços a opinar. No meio da sua ignorância confundem “xuxialismo” com ditadura. É tão grande a cegueira política que não vêem mais nada. Até confundem “xuxialismo” com comunismo. Enfim.

    • Mas isto na Venezuela nada tem de comunismo; é apenas uma ditadura totalitária onde não há eleições livres, não há separação de poderes, não há liberdade de imprensa, não há respeito pelos direitos humanos, etc, etc!…

      • Sim… na URSS havia eleições todos os anos, separação de poderes, liberdade de imprensa, respeito pelos direitos humanos (que o digam os 6 milhões que morreram às mãos do estaline)…

        • Como assim, 6 milhões?
          O Estaline foi responsável pela morte de 23 milhões de pessoas.
          É o 2º ditador mais sangrento da história, atrás do Mao (50 milhões).
          À beira dele, o Hitler (17 milhões) era um menino!

          • A URSS também não era comunista… lol

            …dasse…????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????????!!!!!!!!!!?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????????

            • Não!
              No meu entender não, a URRS não era comunista!!
              Tentou ser comunista no inicio com Lenine, mas depois “perdeu-se”!…
              Uma coisa é que o regime queira parecer, outra é o que realmente era!

    • Sim. Na altura de Estaline havia uma grande democracia na URSS. Era vê-los aos montes a votar e a dizer o que lhes ia na alma nos campos de trabalhos da Sibéria. De resto até à queda do muro era só liberdade de expressão. O mesmo se passa na Coreia do Norte.

      Diga-me lá em que parte do mundo é que há comunismo sem ditadura, sr. palhaço?

  6. Ao que chegou a Venezuela, um amigo que veio de lá há uns tempos, porque a sobrevivência não é fácil, desabafou: nunca mais vou conseguir ver uma camisa vermelha.
    O Presid. Maduro é um louco e enquanto ele não deposto, não há solução nem passarinho que lhe valha.

  7. penso que o problema aqui,não se trata de ser comunista,socialista,ou o que quer que seja.O problema são as pessoas cuja incompetência para ultrapassar a situação é bem visível.A China também é comunista e veja-se,…é só a segunda economia do mundo

  8. Comunista?
    A China é sim, um dos maiores países capitalistas – embora seja uma ditadura de partido único (que é o Partido Comunista)!
    Acho que a maioria das pessoas não fazem ideia do que é o comunismo!…
    Chamar comunista a um país onde menos de 3% das empresa são publicas e onde a principal ideologia é o dinheiro…
    Além disso, segundo o FMI e o Banco Mundial, a China é a maior economia do mundo!!
    Mas também não é de admirar – com a maior população do mundo, com mão de obra ilimitada “quase” grátis e sem ter se preocupar como os direitos humanos ou direitos do trabalho, sem respeito pelo ambiente, etc, etc, é tudo muito mais fácil!!

    • Totalmente de acordo… pela primeira vez aqui na história do zap com o Eu!
      Apenas uma ressalva “…é a maior economia do mundo!…” mas vai deixar de ser daqui a alguns anos para a … índia. É que atualmente a Índia tem 1.324 biliões e a China tem 1.329 biliões. A grande diferença é que a Índia tem uma população muito jovem ao contrário da China onde a população está muito envelhecida como resultado da política do filho único.

      • Sim, talvez, mas eu não faço previsões!…
        Uma ressalva: a Índia tem 1.324 milhões de habitantes (e não 1.324 biliões) assim como a China tem 1.329 milhões (e não biliões)!
        Até porque a população da Terra são “apenas” 7.600 milhões.

        • Desculpe, mas estou correto. O que eu referi e o Eu! leu mal foi:

          um ponto trezentos e vinte e quatro biliões.

          Da próxima leia melhor 🙂

          • Desculpe mas está errado!
            Primeiro, na Terra não há (nem perto!) um bilião de pessoas – como eu referi são “apenas” 7,6 mil milhões!!
            Não esquecer que em Portugal (e na Europa) um bilião é 1.000.000.000.000 (doze zeros)!
            Depois, em Portugal a divisão decimal é a virgula e não ponto!
            Portanto, o valor correcto, no caso da China, é 1.329 milhões (ou seja mil trezentos e vinte e nove milhões) de habitantes.
            Assim como na Índia são 1.324 milhões (mil trezentos e vinte e quatro milhões) de habitantes.
            Ainda faltam muito milhões para chegarem ao bilião!!
            Na verdade, embora o seu uso seja comum, oficialmente, a divisão acima de 4 algarismos é o espaço e não o ponto!
            Portanto, um bilião escreve-se assim: 1 000 000 000 000.
            E população da China é aproximadamente 1 329 000 000!

            • Desculpe mas eu sou apologista e totalmente defensor do bilião americano. Acho uma treta desprovida de qualquer justificação o bilião europeu. Como eu, há muitos. De resto em economia quando se usa o termo bilião aceita-se genericamente o termo “americano” e não o europeu.
              Portante, estou correto 😉

          • Pois eu penso exactamente o contrário!
            E é fácil perceber a lógica:
            Se um milhão é mil x mil, (1000×1000), um bilião faz todo sentido ser milhão x milhão (1000000×1000000)!!
            Eu acho é que não há qualquer justificação para o bilião americano!
            Além disso estamos em Portugal (e na Europa), portanto não faz sentido usar unidade americanas!

  9. Pessoalmente concluo, tendo o Partido Comunista Português manifestado o seu apoio às políticas do Chaves e agora do Maduro, que se por qualquer circunstância viesse a tomar o poder em Portugal, estávamos feitos, pois pobres já somos, mas não escapávamos à miséria.
    Li ainda hoje na imprensa algo como “os 100 anos da implantação do comunismo na Rússia, como o Dr. Álvaro Cunhal se sentiria satisfeito, se fosse vivo”, segue-se a foto do actual líder Sr. Jerónimo
    Continuo a não entender o que motivou o Partido Socialista, que se diz bastião da liberdade, o ter negociado com o PCP.
    Também estou certo que mais tempo menos tempo, o vamos saber.

RESPONDER

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …