Venezuela entra em ‘default’

jeso.carneiro / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A Venezuela entrou esta sexta-feira em ‘default’ ao falhar o pagamento dos juros de um título de 650 milhões de dólares, cerca de 560 milhões de euros, da empresa elétrica estatal Corpoelec.

A falta de pagamento, segundo a imprensa venezuelana, foi avançada pela empresa Wilmington Trust, o fiduciário do título, num comunicado enviado esta sexta-feira à Bolsa do Luxemburgo.

“A incapacidade do emissor de pagar os juros vencidos até 9 de novembro de 2017 constitui um Evento de Incumprimento“, declarou também a Wilmington Trust em carta dirigida aos detentores de títulos.

Segundo o portal La Patilla, os detentores viam os títulos, que vencem em 2018, como os de maior risco, por não terem cláusulas de incumprimento cruzadas com a PDVSA, Petróleos da Venezuela SA ou com a dívida soberana do país, razão pela qual a sua cotação caiu recentemente para um mínimo histórico de 0,23 dólares (0,19 euros).

“Um incumprimento da PDVSA, Petróleos da Venezuela SA, e dos títulos soberanos da República, poderia levar os credores a  reclamar ativos da empresa petrolífera, mas neste caso os investidores estrangeiros não têm nada que possam confiscar“, explica o La Patilla.

O mês passado, a imprensa internacional dava conta de que a qualidade do petróleo venezuelano, que estaria a ser adulterado com água, poderia afetar negativamente as contas da Venezuela, que nas semanas seguintes deveria enfrentar dificuldades para efetuar o pagamento de uma grande quantidade de dívida externa.

A 2 de novembro último, o presidente Nicolás Maduro anunciou uma reestruturação e refinanciamento total da dívida externa do país e dos títulos da Pdvsa.

A 3 de novembro, a Venezuela convocou os portadores de títulos de dívida do Estado para uma reunião, que terá lugar a 13 de novembro, com o objetivo de renegociar o pagamento dos montantes em atraso. A convocatória foi feita pelo vice-presidente da Venezuela, Tarek El Aissami, que também é presidente da comissão especial para o refinanciamento da dívida externa venezuelana.

A 8 de novembro, o Parlamento da Venezuela, onde a oposição detém uma maioria qualificada desde as últimas eleições legislativas, chumbou a reestruturação da dívida externa proposta pelo presidente Maduro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

    • Viva a mama! Desde que haja quem esteja disposto a bancar a festa. Viva os xuxialistas da White Castle University!

  1. Esta notícia devia ser para o Bloco e para o PCP.
    Cuidado com o que aprovam, pois uma vez que fazem parte do Governo, quer queiram quer não a responsabilidade é dos três……

  2. “Default ou, como se escreveria em português, Incumprimento…
    (porque é que os nossos jornalistas adoram escrever em “estrangeiro”?)

  3. “Em Fevereiro EUA bloqueiaram meio bilhão de dólares de vice-ditador da Venezuela por causa de narcotráfico”.
    Os EUA bloquearam meio bilhão de dólares (US$ 500 milhões) em dinheiro e ativos do vice-ditador socialista da Venezuela, Tareck El Aissami, e seu testa de ferro Samark Lopez Bello. As informações são do ILISP.

    A medida faz parte das ações de pressão do governo Trump sobre a ditadura – que já matou 102 pessoas nos últimos meses -, que exige que a oposição seja respeitada, que eleições sejam convocadas e os presos políticos libertados.

    “Os recursos passaram a ser bloqueados em fevereiro, quando o Departamento do Tesouro designou El Aissami como narcotraficante internacional”, disse Michael Fitzpatrick, subsecretário assistente para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado. Ele lembra que os ativos são fruto do cartel de drogas e de corrupção.

    A Venezuela está envolvida em um colapso econômico causado por um projeto similar ao que o PT almejava implementar no Brasil.

  4. O comunismo no seu melhor. Isto é tudo culpa dos empresários e capitalistas. Estou à espera que o jerónimo giga qualquer coisa…!

  5. Só vejo palhaços a opinar. No meio da sua ignorância confundem “xuxialismo” com ditadura. É tão grande a cegueira política que não vêem mais nada. Até confundem “xuxialismo” com comunismo. Enfim.

    • Mas isto na Venezuela nada tem de comunismo; é apenas uma ditadura totalitária onde não há eleições livres, não há separação de poderes, não há liberdade de imprensa, não há respeito pelos direitos humanos, etc, etc!…

      • Sim… na URSS havia eleições todos os anos, separação de poderes, liberdade de imprensa, respeito pelos direitos humanos (que o digam os 6 milhões que morreram às mãos do estaline)…

        • Como assim, 6 milhões?
          O Estaline foi responsável pela morte de 23 milhões de pessoas.
          É o 2º ditador mais sangrento da história, atrás do Mao (50 milhões).
          À beira dele, o Hitler (17 milhões) era um menino!

          • A URSS também não era comunista… lol

            …dasse…????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????????!!!!!!!!!!?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??????????????????

            • Não!
              No meu entender não, a URRS não era comunista!!
              Tentou ser comunista no inicio com Lenine, mas depois “perdeu-se”!…
              Uma coisa é que o regime queira parecer, outra é o que realmente era!

    • Sim. Na altura de Estaline havia uma grande democracia na URSS. Era vê-los aos montes a votar e a dizer o que lhes ia na alma nos campos de trabalhos da Sibéria. De resto até à queda do muro era só liberdade de expressão. O mesmo se passa na Coreia do Norte.

      Diga-me lá em que parte do mundo é que há comunismo sem ditadura, sr. palhaço?

  6. Ao que chegou a Venezuela, um amigo que veio de lá há uns tempos, porque a sobrevivência não é fácil, desabafou: nunca mais vou conseguir ver uma camisa vermelha.
    O Presid. Maduro é um louco e enquanto ele não deposto, não há solução nem passarinho que lhe valha.

  7. penso que o problema aqui,não se trata de ser comunista,socialista,ou o que quer que seja.O problema são as pessoas cuja incompetência para ultrapassar a situação é bem visível.A China também é comunista e veja-se,…é só a segunda economia do mundo

  8. Comunista?
    A China é sim, um dos maiores países capitalistas – embora seja uma ditadura de partido único (que é o Partido Comunista)!
    Acho que a maioria das pessoas não fazem ideia do que é o comunismo!…
    Chamar comunista a um país onde menos de 3% das empresa são publicas e onde a principal ideologia é o dinheiro…
    Além disso, segundo o FMI e o Banco Mundial, a China é a maior economia do mundo!!
    Mas também não é de admirar – com a maior população do mundo, com mão de obra ilimitada “quase” grátis e sem ter se preocupar como os direitos humanos ou direitos do trabalho, sem respeito pelo ambiente, etc, etc, é tudo muito mais fácil!!

    • Totalmente de acordo… pela primeira vez aqui na história do zap com o Eu!
      Apenas uma ressalva “…é a maior economia do mundo!…” mas vai deixar de ser daqui a alguns anos para a … índia. É que atualmente a Índia tem 1.324 biliões e a China tem 1.329 biliões. A grande diferença é que a Índia tem uma população muito jovem ao contrário da China onde a população está muito envelhecida como resultado da política do filho único.

      • Sim, talvez, mas eu não faço previsões!…
        Uma ressalva: a Índia tem 1.324 milhões de habitantes (e não 1.324 biliões) assim como a China tem 1.329 milhões (e não biliões)!
        Até porque a população da Terra são “apenas” 7.600 milhões.

        • Desculpe, mas estou correto. O que eu referi e o Eu! leu mal foi:

          um ponto trezentos e vinte e quatro biliões.

          Da próxima leia melhor 🙂

          • Desculpe mas está errado!
            Primeiro, na Terra não há (nem perto!) um bilião de pessoas – como eu referi são “apenas” 7,6 mil milhões!!
            Não esquecer que em Portugal (e na Europa) um bilião é 1.000.000.000.000 (doze zeros)!
            Depois, em Portugal a divisão decimal é a virgula e não ponto!
            Portanto, o valor correcto, no caso da China, é 1.329 milhões (ou seja mil trezentos e vinte e nove milhões) de habitantes.
            Assim como na Índia são 1.324 milhões (mil trezentos e vinte e quatro milhões) de habitantes.
            Ainda faltam muito milhões para chegarem ao bilião!!
            Na verdade, embora o seu uso seja comum, oficialmente, a divisão acima de 4 algarismos é o espaço e não o ponto!
            Portanto, um bilião escreve-se assim: 1 000 000 000 000.
            E população da China é aproximadamente 1 329 000 000!

            • Desculpe mas eu sou apologista e totalmente defensor do bilião americano. Acho uma treta desprovida de qualquer justificação o bilião europeu. Como eu, há muitos. De resto em economia quando se usa o termo bilião aceita-se genericamente o termo “americano” e não o europeu.
              Portante, estou correto 😉

          • Pois eu penso exactamente o contrário!
            E é fácil perceber a lógica:
            Se um milhão é mil x mil, (1000×1000), um bilião faz todo sentido ser milhão x milhão (1000000×1000000)!!
            Eu acho é que não há qualquer justificação para o bilião americano!
            Além disso estamos em Portugal (e na Europa), portanto não faz sentido usar unidade americanas!

  9. Pessoalmente concluo, tendo o Partido Comunista Português manifestado o seu apoio às políticas do Chaves e agora do Maduro, que se por qualquer circunstância viesse a tomar o poder em Portugal, estávamos feitos, pois pobres já somos, mas não escapávamos à miséria.
    Li ainda hoje na imprensa algo como “os 100 anos da implantação do comunismo na Rússia, como o Dr. Álvaro Cunhal se sentiria satisfeito, se fosse vivo”, segue-se a foto do actual líder Sr. Jerónimo
    Continuo a não entender o que motivou o Partido Socialista, que se diz bastião da liberdade, o ter negociado com o PCP.
    Também estou certo que mais tempo menos tempo, o vamos saber.

RESPONDER

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …