/

Venda de petróleo adulterado com água pode levar a Venezuela à falência

2

Nicholas Hall / Wikimedia

Edificio de PDVSA em Caracas

A qualidade do petróleo venezuelano poderá afetar negativamente as contas da Venezuela, que nas próximas semanas deverá enfrentar dificuldades para efetuar o pagamento de uma grande quantidade da dívida externa.

Segundo o portal petrolífero OilPrice, a produção de petróleo na Venezuela está a experimetar uma deterioração da qualidade, que “está em muito relacionada com a crise económica no país”, e que poderão “levar o país à falência.

A petrolífera estatal Petróleos de Venezuela SA, PDVSA, terá vendido petróleo adulterado, com altos níveis de água, sal e metais, que, segundo a agência Reuters, podem causar problemas nas refinarias. “É uma situação preocupante para uma empresa de petróleo que sofreu uma queda acentuada na sua produção”, explica o Oilprice.

Segundo o site de análise do mercado petrolífero e energético, “sem dinheiro, a PDVSA está a lutar para obter os produtos químicos adequados para tratar o petróleo ou pagar por equipamentos e manutenção para manter a qualidade”.

“Como resultado, a PDVSA teve que desligar operações e acelerar produção. Estamos a repetir pontos de injeção química, a recuper bombas e tanques de armazenamento, mas sem produtos químicos não podemos fazer nada”, explica o portal, citando um funcionário da empresa estatal venezuelana.

O OilPrice adianta que tem havido queixas e cancelamento de compras de petróleo devido a problemas com a qualidade, por parte de refinarias dos EUA, Índia e China, num montante que poderá ascender já a 170,9 milhões de euros.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. a proposito da venezuela e das afindades que unem certos dirigentes da 1 internacional …. agora ja unem a 1 a 3 e a 4 internacionais, todas juntas quer para defender a venezuela, quer para defender a geringonça. a moçao de censura ao governo do sr costa, mostrou definitivamente aos portugueses quem esta do lado do povo e quem esta do lado dos interesses obsuros e apenas quer o poder a qualquer custo. com que entao a extrema esquerda, se indigna com a postura do governo e sustenta o cambalacho? e o proprio amigo do maduro e dos cubanos? afinal se comem do mesmo tacho devem ser julgados em conjunto. abençoada moçao de censura que veio mostrar o rabo do gato que ainda estava meio escondido por baixo da bandeira do marxismo coletivista. triste verificar que no parlamento existem deputados preocupados com o pais e outros apenas preocupados que a geringonça funcione melhor

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.