/

Venezuela quer forçar saída de 1,5 mil milhões de euros do Novo Banco

12

Quatro entidades públicas venezuelanas apresentaram providências cautelares contra o bloqueio de contas do Novo Banco. São exigidos 1,5 mil milhões de euros de depósitos congelados pelo banco português.

O Novo Banco pode estar perto de perder 5,3% do total dos seus depósitos, depois de quatro entidades públicas venezuelanas terem apresentado providências cautelares no Tribunal de Comércio de Lisboa. As entidades em causa são o Banco de Desarrollo Economico y Social (Bandes), Petróleos de Venezuela (PDVSA), PDVSA Services e Petrocedeño.

De acordo com o Jornal Económico, os venezuelanos reclamam a execução de uma centena de ordens de pagamento que têm sido recusadas pelo Novo Banco desde fevereiro, por suspeitas de branqueamento de capitais.

O congelamento destas contas ocorreu um dia depois de o presidente interino, o autoproclamado Juan Guaidó, ter pedido aos países para ajudarem os venezuelanos a manter o dinheiro no país. Guaidó avisava, em fevereiro, que o Governo de Maduro estaria a tentar transferir uma quantia superior a 1000 milhões de dólares para um banco uruguaio.

Em entrevista a uma televisão Espanhola, Maduro acusou Portugal de “sequestrar” 30 milhões de euros, afirmando que a Venezuela está a ser alvo de uma “guerra económica” que visa “asfixiar” a economia do país.

A PDVSA, uma das entidades queixosas, já anunciou a transferência da sua sede na Europa de Lisboa para Moscovo. Além disso, o Novo Banco aguarda uma injeção de capital no valor de 1.149 milhões de euros.

Nos próximos dias, o Tribunal de Comércio de Lisboa irá decidir em relação à matéria, podendo levar a que o Novo Banco seja obrigado a libertar os 1,5 mil milhões de euros, que mantém congelados desde fevereiro.

ZAP //

12 Comments

  1. E tem toda a razao, porque o que Portugal está a fazer é um roubo descarado. Nao tem qualquer motivo para reter o dinheiro de uma nação soberana e independente e com um governo legitimo.

    • E a tua falta de inteligência descarada?!
      Primeiro, Portugal não fez nada; foi o Novo Banco e, segundo, mesmo com todos os defeitos, há regras no sistema bancário e, obviamente, colocar o dinheiro de empresa publicas venezuelanas em contas no Uruguai (em nome de meia-dúzia de ladrões do regime), certamente que não compre essas regras!!

      • Felizmente a inteligência eh muita, o que parece rarear por aí. E o novo banco não está em Portugal??? A regra e entregar o dinheiro a quem o pós lá, e esse foi o governo venezuelano, este sim é o legítimo dono.

      • O Novo Banco “está” em vários países (e até o dono é estrangeiro!) mas não representa Portugal – para isso há o Presidente da República ou o governo…
        O legítimo dono do dinheiro são as 4 empresas públicas venezulanas; não é governo venezuelano – muito menos este governo do Maduro (podre), cuja legitimidade é pouco mais do que nenhuma!…

      • Tanta asneira junta, ui!!!!!! O que é que tem a ver estar em varios paises??? O dono , eu sei que voce nao sabe, mas eu digo-lhe, é a lone star, mas isto nao quer dizer nada, a sede é em Portugal, e portanto tem que se sujeitar às leis Portugueses. Tem razao quando diz que o dinheiro é das empresas venezuelanas, mas quem manda nas empresas publicas??? É o governo legitimo, e queira voce e muitos como você queiram ou nao, maduro foi o eleito pelo povo venezuelano com 67%, repito 67% dos votos, e nao é por um individuo que a esta hora já devia estar preso por traição à patria, se auto intitular presidente, aliás, ainda bem que se auto intitulou presidente da venezuela, e nao papa da igreja catolica. Aprenda um pouco.

      • É… o Salazar também ganhava sempre as eleições!…
        Mas, de “legitimo”, tinha ZERO!…
        Obrigado por nos dizeres que o dono do NB é Lone Star!… é capaz de haver algum português que não saiba…
        Já agora, onde estão as asneiras?..
        Não enumeras-te nenhuma!…
        Além disso, ninguém entregou o dinheiro ao Guaidó ou disse que ele era o “legitimo dono” desse dinheiro…
        Toda a gente sabe o que vai acontecer a esse dinheiro se entregue ao bando do Maduro… uma coisa é quase certa: o povo venezuelano não vai ver nenhum…
        PS: Eu, todos os dias, aprendo um pouco; sugiro que tentes fazer o mesmo!!

      • Asneiras não faltam e acrescentou mais algumas. Comparar as eleições de Salazar com as da Venezuela é demonstrativo de que não sabe do que está a escrever. Salazar era eleito corporativamente, isto é, pela AN, a Venezuela era pelo voto, se não sabe o que é, um uma folha voto chamada de boletim, e onde se coloca uma cruzinha, e foi nesta folhinha que o povo votou maioritariamente. Diz que foi uma eleição fraudulenta??? bom, eu não estive lá, e assim foi então tem que se mandar prender o Sr. Sapateiro, deve saber quem é este indivíduo, que disse que houveram pequenas irregularidades, também em Portugal as há, mas que não tiveram influência no resultado final. Escusa de responder a dizer que a oposição não votou, é verdade, alguma da oposição não votou porque boicotou as eleições, mas isso é um problema deles, o objectivo era para dizer
        no futuro quee as eleições não foram legais, mas houve oposição que votou.

      • A sério?!… realmente eu não sabia disso!…
        No tempo de Salazar havia eleições presidenciais, legislativas e para as Juntas!…
        Quem é o Sapateiro?
        Eu nunca disse que a eleição de Maduro foi uma “eleição fraudulenta”… não digo eu, mas diz “meio-mundo”, incluindo a empresa que organizou as eleições:
        “Empresa que organizou eleições denuncia fraude na Venezuela
        A Smartmatic assegurou a logística do acto eleitoral para a nova Assembleia Constituinte. Garante que, pelo menos, um milhão de votos foram introduzidos foram contabilizados sem que as pessoas tenham votado”
        https://tvi24.iol.pt/internacional/02-08-2017/empresa-que-organizou-eleicoes-denuncia-fraude-na-venezuela

  2. Continuam os chulos do costume, o anterior roubou todos os portugueses e não só, agora estes com
    certeza a mando do tranpa quer sonegar mais uns milhões aos venezuelanos. Isso é baixo demais, cambada de vigaristas,ladrões.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.