Vendas de carros a gasolina batem as do diesel. ACP culpa Matos Fernandes

As vendas de automóveis cresceram no início do ano cerca de 10%, sendo que a maior parte deste aumento foi nos ligeiros a gasolina. Pela primeira vez em 15 anos, venderam-se mais carros a gasolina do que a gasóleo.

A tendência, em linha com as declarações do ministro do ambiente, sentem-se um pouco por toda a Europa e confirmam que a venda de carros a gasóleo está a cair.

Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a que o Jornal de Negócios teve acesso, venderam-se 6834 carros a diesel em janeiro deste ano, uma quebra de 15,1% face a igual mês de 2018. Esta queda levou a que o peso do diesel no segmento com maior representação no mercado automóvel português caísse dos 55,5% registados em janeiro de 2018 para 43,6% agora.

Já em sentido inverso, os automóveis a gasolina registaram uma subida de 38,3%, para um total de 7298 veículos. A gasolina passou, desta forma, a ser o combustível mais popular em janeiro, representando 46,5% das vendas (valia 36,4% um ano antes).

A queda dos veículos com motores a gasóleo é uma tendência europeia: no ano passado, representaram 35,9% das vendas de ligeiros de passageiros na União Europeia, quando em 2017 pesavam 44%. A gasolina, em sentido inverso, viu a sua quota aumentar de 50,3% para 56,7%. “Algo inédito”, escreve o jornal.

Recentemente, e com o exemplo da Europa em mente, o Matos Fernandes alertou os consumidores para o risco de se continuar a comprar carros a diesel. “Quem comprar carro a diesel, daqui a quatro ou cinco anos vai ter, provavelmente, menos valor na troca”, afirmou o ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Dias depois, voltou a repetir o aviso na SIC Notícias, tal como nota o jornal Eco, frisando, contudo que o Governo não irá proibir o diesel, cabendo antes às cidades essa decisão.

ACP culpa Matos Fernandes

Reagindo aos números esta terça-feira divulgados pelo Negócios, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, diz que as declarações do ministro do Ambiente, sobre a desvalorização dos caros a diesel estão na base da quebra de 15% nas vendas dos carros a gasóleo no primeiro mês do ano.

Citado pelo semanário Expresso, Carlos Barbosa revelou ainda que, depois deste episódio, até chegou a pensar de Matos Fernandes tivesse sido um dos remodelados por António Costa (os novos ministros e secretários de Estado tomaram ontem posse em Belém).

O presidente do ACP assegura que “diesel vai ficar e recomenda-se”. E sublinha que já é “mais limpo” que a gasolina, sendo que os novos modelos previstos para os próximos três anos já vão cumprir com os níveis de emissões exigidos por algumas cidades europeias.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “O presidente do ACP assegura que “diesel vai ficar e recomenda-se”. E sublinha que já é “mais limpo” que a gasolina”
    Exacto… é tão limpo que, além de cancerígeno, tem sido banido de várias cidades pelo mundo fora!!
    Esse Carlos Barbosa é tão palerma que não se percebe como ainda está à frente do ACP!…
    E ganha mais de 20.000€/mês para andar sempre a dizer disparates e a fazer cenas!…

  2. Eu não duvido que o gasóleo seja mais económico mas com os FAP tem que se fazer viagens longas para poderem fazer a regeneração quem não as fizer vai passar a vida na oficina pois foi o meu caso carro novo motor euro 6, 1.6 BlueHdi 30000km e lá se acendeu a luzinha amarela e a mensagem para ir à oficina, filtro partículas obstruído lá tive que o despachar e comprar um a gasolina motor euro 6 b vamos esperar que se acabem os problemas (falta dizer que em garantia mudaram 4 vezes o sensor do FAP) também me aconteceu o mesmo com um Ford Focus 1.6 tdci com 80000km levou um FAP novo e foram 1200€ que foram à vida, agora cada caso é um caso comigo foi assim..

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …