Vendas de carros a gasolina batem as do diesel. ACP culpa Matos Fernandes

As vendas de automóveis cresceram no início do ano cerca de 10%, sendo que a maior parte deste aumento foi nos ligeiros a gasolina. Pela primeira vez em 15 anos, venderam-se mais carros a gasolina do que a gasóleo.

A tendência, em linha com as declarações do ministro do ambiente, sentem-se um pouco por toda a Europa e confirmam que a venda de carros a gasóleo está a cair.

Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a que o Jornal de Negócios teve acesso, venderam-se 6834 carros a diesel em janeiro deste ano, uma quebra de 15,1% face a igual mês de 2018. Esta queda levou a que o peso do diesel no segmento com maior representação no mercado automóvel português caísse dos 55,5% registados em janeiro de 2018 para 43,6% agora.

Já em sentido inverso, os automóveis a gasolina registaram uma subida de 38,3%, para um total de 7298 veículos. A gasolina passou, desta forma, a ser o combustível mais popular em janeiro, representando 46,5% das vendas (valia 36,4% um ano antes).

A queda dos veículos com motores a gasóleo é uma tendência europeia: no ano passado, representaram 35,9% das vendas de ligeiros de passageiros na União Europeia, quando em 2017 pesavam 44%. A gasolina, em sentido inverso, viu a sua quota aumentar de 50,3% para 56,7%. “Algo inédito”, escreve o jornal.

Recentemente, e com o exemplo da Europa em mente, o Matos Fernandes alertou os consumidores para o risco de se continuar a comprar carros a diesel. “Quem comprar carro a diesel, daqui a quatro ou cinco anos vai ter, provavelmente, menos valor na troca”, afirmou o ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Dias depois, voltou a repetir o aviso na SIC Notícias, tal como nota o jornal Eco, frisando, contudo que o Governo não irá proibir o diesel, cabendo antes às cidades essa decisão.

ACP culpa Matos Fernandes

Reagindo aos números esta terça-feira divulgados pelo Negócios, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, diz que as declarações do ministro do Ambiente, sobre a desvalorização dos caros a diesel estão na base da quebra de 15% nas vendas dos carros a gasóleo no primeiro mês do ano.

Citado pelo semanário Expresso, Carlos Barbosa revelou ainda que, depois deste episódio, até chegou a pensar de Matos Fernandes tivesse sido um dos remodelados por António Costa (os novos ministros e secretários de Estado tomaram ontem posse em Belém).

O presidente do ACP assegura que “diesel vai ficar e recomenda-se”. E sublinha que já é “mais limpo” que a gasolina, sendo que os novos modelos previstos para os próximos três anos já vão cumprir com os níveis de emissões exigidos por algumas cidades europeias.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “O presidente do ACP assegura que “diesel vai ficar e recomenda-se”. E sublinha que já é “mais limpo” que a gasolina”
    Exacto… é tão limpo que, além de cancerígeno, tem sido banido de várias cidades pelo mundo fora!!
    Esse Carlos Barbosa é tão palerma que não se percebe como ainda está à frente do ACP!…
    E ganha mais de 20.000€/mês para andar sempre a dizer disparates e a fazer cenas!…

  2. Eu não duvido que o gasóleo seja mais económico mas com os FAP tem que se fazer viagens longas para poderem fazer a regeneração quem não as fizer vai passar a vida na oficina pois foi o meu caso carro novo motor euro 6, 1.6 BlueHdi 30000km e lá se acendeu a luzinha amarela e a mensagem para ir à oficina, filtro partículas obstruído lá tive que o despachar e comprar um a gasolina motor euro 6 b vamos esperar que se acabem os problemas (falta dizer que em garantia mudaram 4 vezes o sensor do FAP) também me aconteceu o mesmo com um Ford Focus 1.6 tdci com 80000km levou um FAP novo e foram 1200€ que foram à vida, agora cada caso é um caso comigo foi assim..

RESPONDER

Aposta na Saúde, habitação digna e duas pontes para Espanha. Plano de Recuperação é para "oportunidades únicas"

O Plano de Recuperação e Resiliência, que o Governo vai entregar a Bruxelas no próximo mês, serve para "oportunidades únicas". A versão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) poderá ser entregue à Comissão Europeia …

Um dos maiores predadores do Cretáceo era um "monstro" do rio

A descoberta de um enorme conjunto de registros dentários mostra que um dos maiores predadores do Cretáceo era habitante do rio - e não um caçador terrestre. Uma equipa de investigadores da Universidade de Portsmouth, no Reino …

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …