Vendas de carros a gasolina batem as do diesel. ACP culpa Matos Fernandes

As vendas de automóveis cresceram no início do ano cerca de 10%, sendo que a maior parte deste aumento foi nos ligeiros a gasolina. Pela primeira vez em 15 anos, venderam-se mais carros a gasolina do que a gasóleo.

A tendência, em linha com as declarações do ministro do ambiente, sentem-se um pouco por toda a Europa e confirmam que a venda de carros a gasóleo está a cair.

Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a que o Jornal de Negócios teve acesso, venderam-se 6834 carros a diesel em janeiro deste ano, uma quebra de 15,1% face a igual mês de 2018. Esta queda levou a que o peso do diesel no segmento com maior representação no mercado automóvel português caísse dos 55,5% registados em janeiro de 2018 para 43,6% agora.

Já em sentido inverso, os automóveis a gasolina registaram uma subida de 38,3%, para um total de 7298 veículos. A gasolina passou, desta forma, a ser o combustível mais popular em janeiro, representando 46,5% das vendas (valia 36,4% um ano antes).

A queda dos veículos com motores a gasóleo é uma tendência europeia: no ano passado, representaram 35,9% das vendas de ligeiros de passageiros na União Europeia, quando em 2017 pesavam 44%. A gasolina, em sentido inverso, viu a sua quota aumentar de 50,3% para 56,7%. “Algo inédito”, escreve o jornal.

Recentemente, e com o exemplo da Europa em mente, o Matos Fernandes alertou os consumidores para o risco de se continuar a comprar carros a diesel. “Quem comprar carro a diesel, daqui a quatro ou cinco anos vai ter, provavelmente, menos valor na troca”, afirmou o ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Dias depois, voltou a repetir o aviso na SIC Notícias, tal como nota o jornal Eco, frisando, contudo que o Governo não irá proibir o diesel, cabendo antes às cidades essa decisão.

ACP culpa Matos Fernandes

Reagindo aos números esta terça-feira divulgados pelo Negócios, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, diz que as declarações do ministro do Ambiente, sobre a desvalorização dos caros a diesel estão na base da quebra de 15% nas vendas dos carros a gasóleo no primeiro mês do ano.

Citado pelo semanário Expresso, Carlos Barbosa revelou ainda que, depois deste episódio, até chegou a pensar de Matos Fernandes tivesse sido um dos remodelados por António Costa (os novos ministros e secretários de Estado tomaram ontem posse em Belém).

O presidente do ACP assegura que “diesel vai ficar e recomenda-se”. E sublinha que já é “mais limpo” que a gasolina, sendo que os novos modelos previstos para os próximos três anos já vão cumprir com os níveis de emissões exigidos por algumas cidades europeias.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “O presidente do ACP assegura que “diesel vai ficar e recomenda-se”. E sublinha que já é “mais limpo” que a gasolina”
    Exacto… é tão limpo que, além de cancerígeno, tem sido banido de várias cidades pelo mundo fora!!
    Esse Carlos Barbosa é tão palerma que não se percebe como ainda está à frente do ACP!…
    E ganha mais de 20.000€/mês para andar sempre a dizer disparates e a fazer cenas!…

  2. Eu não duvido que o gasóleo seja mais económico mas com os FAP tem que se fazer viagens longas para poderem fazer a regeneração quem não as fizer vai passar a vida na oficina pois foi o meu caso carro novo motor euro 6, 1.6 BlueHdi 30000km e lá se acendeu a luzinha amarela e a mensagem para ir à oficina, filtro partículas obstruído lá tive que o despachar e comprar um a gasolina motor euro 6 b vamos esperar que se acabem os problemas (falta dizer que em garantia mudaram 4 vezes o sensor do FAP) também me aconteceu o mesmo com um Ford Focus 1.6 tdci com 80000km levou um FAP novo e foram 1200€ que foram à vida, agora cada caso é um caso comigo foi assim..

RESPONDER

ADN revelou quem teve casos extraconjungais nos últimos 500 anos

Os cientistas revelaram que membros da sociedade tinham mais probabilidade de ter filhos fora do casamento ao estudar o ADN de pessoas da Europa ocidental nos últimos 500 anos. A densidade populacional do local onde uma …

O Ártico pode ficar sem gelo no verão de 2044

As mudanças climáticas provocadas pelo Homem estão muito perto de tornar o Ártico livre de gelo, já a partir do verão de 2044. Um artigo científico, publicado recentemente na Nature Climate Change por investigadores da Universidade …

Estamos sozinhos no Universo? Cientistas detalham que exoplanetas poderiam albergar vida

Através da modelagem climática, uma equipa de cientistas da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, apontou que tipo de planetas têm maior probabilidade de serem habitáveis. A descoberta pode ajudar os astrónomos a selecionar áreas …

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …