As vendas de automóveis cresceram no início do ano cerca de 10%, sendo que a maior parte deste aumento foi nos ligeiros a gasolina. Pela primeira vez em 15 anos, venderam-se mais carros a gasolina do que a gasóleo.
A tendência, em linha com as declarações do ministro do ambiente, sentem-se um pouco por toda a Europa e confirmam que a venda de carros a gasóleo está a cair.
Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a que o Jornal de Negócios teve acesso, venderam-se 6834 carros a diesel em janeiro deste ano, uma quebra de 15,1% face a igual mês de 2018. Esta queda levou a que o peso do diesel no segmento com maior representação no mercado automóvel português caísse dos 55,5% registados em janeiro de 2018 para 43,6% agora.
Já em sentido inverso, os automóveis a gasolina registaram uma subida de 38,3%, para um total de 7298 veículos. A gasolina passou, desta forma, a ser o combustível mais popular em janeiro, representando 46,5% das vendas (valia 36,4% um ano antes).
A queda dos veículos com motores a gasóleo é uma tendência europeia: no ano passado, representaram 35,9% das vendas de ligeiros de passageiros na União Europeia, quando em 2017 pesavam 44%. A gasolina, em sentido inverso, viu a sua quota aumentar de 50,3% para 56,7%. “Algo inédito”, escreve o jornal.
Recentemente, e com o exemplo da Europa em mente, o Matos Fernandes alertou os consumidores para o risco de se continuar a comprar carros a diesel. “Quem comprar carro a diesel, daqui a quatro ou cinco anos vai ter, provavelmente, menos valor na troca”, afirmou o ministro do Ambiente e da Transição Energética.
Dias depois, voltou a repetir o aviso na SIC Notícias, tal como nota o jornal Eco, frisando, contudo que o Governo não irá proibir o diesel, cabendo antes às cidades essa decisão.
ACP culpa Matos Fernandes
Reagindo aos números esta terça-feira divulgados pelo Negócios, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, diz que as declarações do ministro do Ambiente, sobre a desvalorização dos caros a diesel estão na base da quebra de 15% nas vendas dos carros a gasóleo no primeiro mês do ano.
Citado pelo semanário Expresso, Carlos Barbosa revelou ainda que, depois deste episódio, até chegou a pensar de Matos Fernandes tivesse sido um dos remodelados por António Costa (os novos ministros e secretários de Estado tomaram ontem posse em Belém).
O presidente do ACP assegura que “diesel vai ficar e recomenda-se”. E sublinha que já é “mais limpo” que a gasolina, sendo que os novos modelos previstos para os próximos três anos já vão cumprir com os níveis de emissões exigidos por algumas cidades europeias.
“O presidente do ACP assegura que “diesel vai ficar e recomenda-se”. E sublinha que já é “mais limpo” que a gasolina”
Exacto… é tão limpo que, além de cancerígeno, tem sido banido de várias cidades pelo mundo fora!!
Esse Carlos Barbosa é tão palerma que não se percebe como ainda está à frente do ACP!…
E ganha mais de 20.000€/mês para andar sempre a dizer disparates e a fazer cenas!…
Eu não duvido que o gasóleo seja mais económico mas com os FAP tem que se fazer viagens longas para poderem fazer a regeneração quem não as fizer vai passar a vida na oficina pois foi o meu caso carro novo motor euro 6, 1.6 BlueHdi 30000km e lá se acendeu a luzinha amarela e a mensagem para ir à oficina, filtro partículas obstruído lá tive que o despachar e comprar um a gasolina motor euro 6 b vamos esperar que se acabem os problemas (falta dizer que em garantia mudaram 4 vezes o sensor do FAP) também me aconteceu o mesmo com um Ford Focus 1.6 tdci com 80000km levou um FAP novo e foram 1200€ que foram à vida, agora cada caso é um caso comigo foi assim..
Não posso acreditar é muita massa.