Venda de vinhos alentejanos para a Suécia disparou (e foi graças à pandemia)

LexnGer / Flickr

Nunca se tinham vendido tantos vinhos alentejanos para a Suécia como durante o período de confinamento em Portugal. A estratégia menos restritiva dos suecos contra a covid-19 ajuda a explicar esse cenário, verificando-se a mesma tendência no Reino Unido.

As vendas de vinho alentejano para a Suécia e para o Reino Unido cresceram 118% e 73%, respectivamente, nos primeiros sete meses de 2020.

Um dado apurado pelo Jornal de Negócios junto do presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus.

“Com a pandemia estamos a ter um desempenho muito bom no Reino Unido e na Suécia, onde não houve um confinamento tão apertado como em Portugal e noutros países do Sul da Europa, por exemplo”, aponta Francisco Mateus, notando que “já estávamos todos confinados e nesses dois locais a vida parecia levar alguma normalidade”.

“Até Julho já superámos o total das vendas do ano passado e as vendas têm-se sucedido”, aponta o mesmo responsável que sublinha que a região manteve valores da exportação na ordem dos 32,2 milhões de euros nos primeiros sete meses do ano.

No ranking das exportações de vinho alentejano, o Reino Unido subiu da 13ª para a 9ª posição, enquanto a Suécia passou do 20º para o 13º lugar.

Os principais exportadores de vinhos do Alentejo continuam a ser o Brasil e a Suíça.

De destacar ainda a queda das exportações para Angola e para os EUA, bem como o travão nas importações da Rússia e da China, com uma quebra de 54% e de 27% respectivamente.

Para a vindima deste ano, a CVRA estima um aumento de 5% na produção, com a expectativa de que será “um ano de bastante qualidade“. Mas a entidade também prevê uma quebra nas receitas, muito por culpa da pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …

Novo surto em lar de Beja e 90 alunos em isolamento em Famalicão

Um surto de covid-19 identificado no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, já infetou 31 pessoas, sendo 24 utentes e sete funcionários, divulgou a Unidade Local de Saúde do …

Mais de 600 anos depois, encontram-se (várias) semelhanças entre a covid-19 e a peste negra

Numa altura em que o vírus da covid-19 se tem espalhado por todo o mundo, as comparações com outras doenças pandémicas são inevitáveis. Um exemplo disso foi a peste negra que em 1348 fez com …