Vencedores da Fatura da Sorte não podem mexer no dinheiro durante um ano

The Reboot / Flickr

-

Os contribuintes que ganhem o sorteio da nova Fatura da Sorte têm de esperar um ano para aceder ao montante dos certificados de aforro.

O Governo aprovou esta quinta-feira uma alteração ao prémio do sorteio da Fatura da Sorte, substituindo os já conhecidos Audi A4 por Certificados do Tesouro Poupança Mais.

A saída de cena dos carros topo de gama da empresa alemã foi ontem decidida em Conselho de Ministros mas só entra em vigor a partir de abril, data em que fica concluída a atual série da Fatura da Sorte, revela o Jornal de Notícias.

O sorteio vai continuar a ser transmitido pela RTP, todas as quintas-feiras, mas é possível que o horário (neste momento é entre as 20 e as 22 horas), seja alterado para uma altura de maior audiência.

O sistema de cupões vai funcionar tal como acontecia anteriormente, ou seja, fraciona em dez euros o valor das faturas de cada contribuinte por mês e premeia apenas uma pessoa.

Quanto aos novos prémios, os semanais têm um valor de 35 mil euros mas existem ainda os “sorteios extraordinários” de 50 mil euros, que vão acontecer em junho e em dezembro.

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais são títulos de dívida pública emitidos pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública. De acordo com o site do IGCP, destinam-se “à poupança das famílias, apresentando taxa fixa garantida”.

Mas, em contrapartida, os vencedores deste sorteio não podem levantar de imediato os certificados, tendo de esperar um ano para conseguirem aceder ao montante. Segundo o JN, trata-se de cumprir o enquadramento legal previsto para estes títulos de dívida pública.

Em declarações ao mesmo jornal, Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, acredita que este modelo do sorteio é muito mais vantajoso.

“Incentiva-se o aforro das famílias através da promoção de um produto de poupança do Estado”, afirmou. Por outro lado, mantém-se o incentivo para os consumidores continuarem a pedir faturas com número de contribuinte.

O atual Governo considerou que o prémio anterior “não era o mais adequado” e acredita que estes certificados funcionam melhor porque têm a “a virtualidade de estimular o aforro das famílias e promover os produtos de poupança do Estado”, pode ler-se no comunicado emitido ontem.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …