/

Vem aí mais frio. Saiba o que fazer.

foto: shannonyeh.photography / flickr

foto: shannonyeh.photography / flickr

A partir de amanhã e pelo menos até quinta-feira as temperaturas vão baixar ainda mais. Os valores de temperatura que se têm feito sentir, abaixo do normal para um mês de novembro, acontecem de 10 em 10 anos, e a onda de frio deverá manter-se até ao próximo dia 5 de dezembro. A Protecção Civil e a Deco aconselham prudência e alguns cuidados.

Mantenha-se atento aos avisos das autoridades de saúde, do Instituto de Meteorologia e Geofísica e da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Na estrada, tome particular cuidado com a geada, que torna o piso escorregadio. Em casa, a Protecção Civil chama a atenção para os sistemas de aquecimento (lareiras ou equipamentos eléctricos), para evitar intoxicações por inalação de gases.

A acumulação de monóxido de carbono em locais fechados pode ser fatal, pelo que deve deixar uma porta ou janela aberta para haver circulação do ar.

Temperaturas baixas agravam problemas cardíacos e respiratórios, como gripes e constipações. Em dias de mais frio, agasalhe-se bem e procure evitar mudanças bruscas de temperatura. Em situações extremas, o enregelamento e a hipotermia podem levar a amputações ou mesmo à morte. Vigie de perto crianças, idosos e doentes crónicos, que não têm grande percepção das mudanças climáticas.

Alguns conselhos da DECO para os dias de frio:

Encurte as horas entre refeições. Opte por sopas e bebidas quentes, como leite e chá. Se a saúde o permitir, ingira alimentos mais calóricos. É o caso do chocolate e dos frutos secos. Mas deve evitar as bebidas alcoólicas. O álcool faz o organismo libertar calor e arrefecer. Além disso, deprime o sistema nervoso central, o que diminui a capacidade de sentir o frio.

No banho, a água demasiado quente remove a protecção cutânea. Passe creme hidratante nas áreas mais expostas ao frio. Proteja sobretudo as mãos e os lábios, para não ficarem secos ou gretados.

Não pratique actividades físicas intensas, como correr ao ar livre. As temperaturas baixas não favorecem a circulação sanguínea e obrigam o coração a um esforço maior. No entanto, o exercício moderado aumenta a circulação sanguínea e a produção de calor. Mas evite arrefecer com peças de roupa transpiradas.

Vestir várias camadas de roupa é preferível a usar uma só peça, ainda que de tecido grosso. O ar entre as camadas funciona como isolante e ajuda a manter a temperatura.

Roupas muito justas ou que provoquem transpiração são desaconselháveis. As primeiras dificultam a circulação sanguínea e as segundas provocam perda de calor. Use ainda calçado isolante, para conservar a temperatura.

Proteja também o rosto, por exemplo, com um cachecol. Como se perde muito calor pela cabeça, o gorro é outro bom amigo.

Se for apanhado por uma chuva inesperada, mude de roupa o mais rápido possível. Meias ou outras peças molhadas não permitem conservar o calor.

O General Inverno não traz só coisas desagradáveis. Siga estas instruções e tem pelo menos uma boa desculpa para durante uns dias furar a dieta com o seu chocolate preferido e aquelas iguarias mais calóricas que compensam o mal que fazem com o bem que sabem.

ZAP / Deco

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.