Veiga pediu a Rangel cunha para o filho entrar na Católica

José Sena Goulão / Lusa

O ex-empresário de futebol José Veiga

Rui Rangel terá prometido financiamento partidário a Mendo Castro Henriques – presidente do partido Nós, Cidadãos e professor na Universidade Católica – da parte de José Veiga em troca da entrada do filho no curso de Gestão da instituição.

Na Operação Lex, Rui Rangel é acusado de ter prometido vários favores a José Veiga. Segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, o ex-juiz desembargador terá pedido a dois professores da Universidade Católica para que garantissem a entrada de um filho do empresário no curso de Gestão.

À margem das suas funções de magistrado, Rangel terá contactado os professores Mendo Castro Henriques e Gustavo da Cunha, em 2013. Além de docente, Castro Henriques é também presidente do partido Nós, Cidadãos.

De acordo com o JN, o ex-juiz terá fornecido os dados do filho de José Veiga, prometendo financiamento partidário ao Nós, Cidadãos por parte do empresário. A prova desta troca surge numa mensagem de texto de 14 de agosto de 201, um dia após receber uma mensagem de Veiga com os dados do filho.

O relatório da Polícia Judiciária (PJ) avança que, no dia 15, Rangel tranquilizou Veiga: “Amigo, já tratei do assunto que me pediu com o responsável máximo da instituição. Penso que vai correr bem. Mas só amanhã tenho a confirmação.”

A candidatura do estudante foi validada, mas a investigação da PJ refere que “não foi instruída com os documentos necessários, pelo que o candidato veio a ser excluído por falta de dados”.

A investigação concluiu que o juiz praticou “atos com vista a interceder junto de funcionários da instituição de utilidade pública” que devem ser relevados, “não obstante o [seu] insucesso”, por terem coincidido com o período, de agosto a setembro de 2013, em que Veiga transferiu 250 mil euros para a “órbita de Rui Rangel”.

À PJ, Mendo Castro Henriques disse “não se recordar” do teor da mensagem em que o juiz lhe pedira a cunha e garantiu que “não desenvolveu qualquer ato para dar seguimento ao pedido de Rui Rangel, classificando o mesmo como inadequado”. O Ministério Público considerou que o professor “não deu qualquer sequência” ao pedido.

Rui Rangel está acusado de corrupção passiva para ato ilícito, abuso de poder, recebimento indevido de vantagem, usurpação de funções, fraude fiscal e falsificação de documento. Já José Veiga está acusado de corrupção ativa para ato ilícito.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Numa entrevista ao director do Centro de Estudos Judiciários, publicada em 2018, foi definido o perfil médio dos admitidos ao CEJ: 32 anos, mulheres na sua maioria. Consultei os requisitos para ingresso no Centro. Fiquei completamente esclarecido, apesar de, antes desses conhecimentos, não ter muitas dúvidas quanto à falta de capacidade da maioria dos membros do Ministério Público. Daí a minha convicção que o MP é o “dark side” da justiça. Existe um sindicado dos magistrados (procuradores), é essa anomalia sindical que manda no MP, não a PGR.

  2. A máfia portuguesa, tal como os cartéis da droga um pouco por todo o mundo, não desistem. Provavelmente são o rastilho para uma grande explosão social… porque, desde as escolas e universidades que aparentemente funcionam muito bem, até às empresas e função pública, só os filhos da máfia chegam ao topo, que é o velho modo de a máfia se perpetuar. Até quando?

RESPONDER

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …